Início / Infantil / 19º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI)será híbrido e com programação 100% gratuita

19º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI)será híbrido e com programação 100% gratuita

Festival exibe três pré-estreias brasileiras e Os Croods 2: Uma Nova Era no Estação NET Gávea, no próximo sábado, dia 4, e mais de 70 títulos na  programação online, a partir de 11 de dezembro

Depois de uma versão totalmente online, o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) celebra o reencontro com seu público nas salas de cinema  fazendo a pré-estreia de três filmes brasileiros – TarsilinhaTromba Trem – O Filme e Poropopó –, além da exibição do sucesso Os Croods 2: Uma Nova Era, todos com entrada franca, no dia 4 de dezembro, no Estação NET Gávea. Inaugurada em 2020, a plataforma digital de streaming, que no ano passado recebeu quase 40 mil visitantes, apresenta mais de 70 títulos, entre inéditos e séries consagradas, de 11  a 19 de dezembro, também com acesso gratuito pelo site oficial do festival – fici.com.br. O tradicional Fórum Pensar a Infância, que há 12 anos promove discussões sobre os rumos da produção, narrativas e linguagem infanto-juvenis, recebe, entre 14 e 16 de dezembro, expoentes do audiovisual e literatura para encontros moderados, com transmissão ao vivo pela plataforma digital do festival, sempre a partir das 17h.

19º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) tem apoio da RioFilme, órgão integrado à Secretaria de Governo e Integridade Pública da Prefeitura do Rio, e Telecine, parceria da Mistika Post, coprodução da Esmeralda Produções e produção e realização da Copacabana Filmes e Produções.

“Apesar do ano de 2020 ter sido difícil para todos com as restrições sanitárias impostas pela pandemia, conseguimos fazer nossa primeira edição digital, criando uma plataforma de streaming permanente e mais abrangente, ancorada na Copacabana Filmes, com excelentes resultados”, comemora Carla Camurati, cocriadora e diretora do FICI, ao lado de Carla Esmeralda, que completa: “Por isso, mesmo com a tão aguardada volta das atividades presenciais, escolhemos adotar um formato híbrido para contemplar um público ainda maior através das transmissões online”.

Para marcar a volta às salas de cinema, o FICI programou três filmes inéditos, que fazem suas pré-estreias na abertura do festival. Tarsilinha, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, conta a história da menina que embarca em uma jornada fantástica para recuperar a memória de sua mãe. Tromba Trem – O Filme, com direção de Zé Brandão e roteiro de Debora Guimarães, é o primeiro longa criado a partir da série homônima, sucesso no Cartoon Network e na Netflix com três temporadas, sobre as aventuras do elefante Gajah. Poropopó é um longa de Luis Igreja com André Abujamra, Amir Haddad e Letícia Pedro, que conta a história de uma família de palhaços que deixa o circo em busca de uma vida melhor. Completando a programação do dia 4, a Sessão Telecine apresenta a animação Os Croods 2: Uma Nova Era (2020), do diretor Joel Crawford, continuação das aventuras da primeira família humana na pré-história, desta vez em busca de um novo lugar para morar depois de ter sua caverna destruída. O filme será exibido em duas sessões, sendo a primeira com audiodescrição.

“Esperávamos receber muito menos títulos esse ano, devido à crise sanitária, mas ficamos felizes de constatar que o audiovisual independente resistiu, tanto graças à criatividade dos realizadores, ressignificando a experiência do isolamento social, quanto a editais emergenciais da lei Aldir Blanc”, ressalta Carlos Proença, curador dos conteúdos de filmes on-line do FICI.

A plataforma de streaming, que desde sua criação no ano passado conta com salas permanentes e temporárias, abriga também a programação on-line a partir de 11 de dezembro e o 12º Fórum Pensar a Infância, que este ano será terá como tema principal ‘A jornada do herói’, com três paineis por dia, de 14 a 16/12. A temática central será desdobrada em tópicos como A estrutura clássica da jornada do herói em filmes estadunidenses, com a participação do roteirista norte-americano da série animada Lost in Oz (EUA), Darin Mark, e moderação do autor e dramaturgo Leonardo da SelvaLeituras Elásticas e a jornada do herói, com a escritora Carolina Sanches, e A jornada da heroína na construção narrativa audiovisual, com a diretora do filme TarsilinhaCélia Catunda, e a roteirista de O Diário de PilarFlávia Lins, ambos moderados pela editora Martha RibasEdutainment, com Luciano Meira, Chief of Science and Innovation Joystreet, entrevistado por Rakel Cogliatti, curadora do Fórum Pensar a Infância; O Anti-herói em HQ e Game, com o supervisor criativo da Copa Studio Léo Brasil e o diretor de arte da Double Dash Jande Farias, ambos do game Irmão do Jorel, além do quadrinista Adriano Silva (Lâmina Selvagem HQ), e moderação da roteirista e diretora Alice Gomes, entre outros.

Em sua segunda edição, a mostra Novos Olhares reúne filmes, em sua maioria curtas e médias metragens, que têm em comum a participação de crianças e adolescentes na produção e realização, sob a tutoria de professores e profissionais do cinema, e criados a partir de oficinas e projetos pedagógicos de instituições de ensino como a Nossa Escola,  Estúdio de Animação e o Programa Imagens em Movimento. Guardiões da AmazôniaAntes TardeJurassic Palco e Na casa da bisa são os títulos deste ano.

FICI Online irá espalhar sua programação por todos os canais digitais do festival com cinco vídeos de curtíssima duração, as Pílulas Web. A FolhaIdeia idiota e Duda não quer ouvir o parabéns são algumas das obras que serão exibidas apenas nas redes sociais.

FICI abre espaço também para as produções televisivas e da internet na mostra Melhores da Telinha, apresentando episódios de séries e filmes como O Show da LunaMytikah – O Livro dos heróis, além de Oráculo das Borboletas Amarelas e Criaturas da noite, entre outros. A mostra Cenas da Infância conta com trabalhos que retratam a vida de diferentes infâncias ao redor do Brasil e do mundo e neste ano exibe filmes que abordam como famílias, professores e crianças lidaram com os desafios do isolamento social, em Um Mundo Inteiro para Curar, entre outros.

Na mostra Pequenos que Nem Você, o FICI apresenta filmes direcionados à primeira infância, como Bebelume e episódios de Lupita. Clipes e canções são o foco da mostra Música e Imagem, para fazer o pequeno espectador cantar junto. E a mostra Histórias Contadas volta ao FICI com filmes que retomam a tradição da oralidade e da contação de histórias para os dias de hoje, como A Conselheira do Rei e João, Mayara e o Pé de Feijão, uma adaptação em formato de live do clássico João e o Pé de Feijão feita pela Associação Fernanda Bianchini, instituição que trabalha com deficientes visuais.

Prêmio Brasil de Cinema Infantil, programa competitivo do FICI, recebeu a inscrição de 103 filmes em sua 14ª edição. A seleção final conta com 22 curtas, de 8 estados, divididos nas sessões Histórias Animadas (+ 6 anos), Histórias Curtas (+ 8 anos) e Mostra Teen (+ 10 anos). O grande vencedor será eleito pelo júri oficial infantil, mas, assim como nas edições anteriores, o público poderá escolher seus filmes preferidos na categoria Voto Popular.  Desde o ano passado, a votação será estendida a todos os títulos do festival, mesmo aqueles fora do Prêmio Brasil. Cada mostra/categoria terá seu vencedor, anunciado no encerramento do FICI.

SOBRE O FICI

Desde a primeira edição, em 2003 – quando apresentou cinco filmes brasileiros e dez de outros nove países –, o Festival Internacional de Cinema Infantil, dirigido por Carla Camurati e Carla Esmeralda, já exibiu mais de 1.800 títulos, de 36 países, para um público superior a 1,8 milhão de espectadores (dos quais 930 mil alunos e professoresda rede pública de ensino, muitos em seu primeiro contato com o cinema). 

FICHA TÉCNICA:

19º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA INFANTIL – FICI

Apoio: RioFilme órgão integrado à Secretaria de Governo e Integridade Pública da Prefeitura do Rio,  e Telecine

Parceria: Mistika Post

Coprodução: Esmeralda Produções

Produção e Realização: Copacabana Filmes e Produções

Direção: Carla Camurati e Carla Esmeralda

SERVIÇO:

Programação presencial

Dia: 4 de dezembro

Horários: 10h45  Sessão Telecine – Os Croods 2 (sessão com audiodescrição)

     11h30   Sessão Telecine – Os Croods 2

                             Pré-estreia:  Tarsilinha

       Pré-estreia: Tromba Trem – O Filme

                             Pré-estreia:  Poropopó                

Ingressos: Acesso gratuito por ordem de chegada, com distribuição de senhas 30 minutos antes. Sujeito à lotação

Local: Estação NET Gávea

Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, 52 – Shopping da Gávea

Classificação etária: livre

Tel: 3875-3011

Programação online

Data: 11 a 19/12

Programação, horários e acesso aos filmes: fici.com.br

Mais informações e programação completa:

Fici.com.br 

Facebook.com/FICIOficial

Instagram.com/FICIOficial

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Conjunto Nacional traz Aerojump para as férias de verão

Estação de brincar com mais de 130m2 ficará disponível no shopping de 08 de janeiro …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *