Início / Gastronomia / Abrasel-DF enumera conquistas de 2021 e se prepara para o novo ano.

Abrasel-DF enumera conquistas de 2021 e se prepara para o novo ano.

Apesar de ter sido um ano conturbado pela pandemia do COVID-19, 2021 trouxe muitas conquistas e esperança para 2022. 

Beto Pinheiro, presidente da Abrasel-DF

2021 foi um ano de muito trabalho e desafios, que já começou com um decreto que regulariza a ocupação de áreas públicas para uso comercial. A medida foi pleiteada ao lado do Sindhobar e Fecomércio, e beneficiou aproximadamente 20 mil empresas. Além dessa importante conquista, a Abrasel-DF apoiou e promoveu a vacinação em massa, medida necessária para que o setor de alimentação fora do lar voltasse a operar em toda sua capacidade e de forma segura.  

Com o lockdown em março, a Abrasel não incentivou a reabertura dos estabelecimentos sem a garantia do atendimento hospitalar à população, com abertura de novos leitos, equipe de médicos e insumos necessários. A entidade também pleiteou junto ao GDF propostas para minimizar os impactos da pandemia, como o fundo emergencial, ampliação do prazo do Refis e parcelamento de impostos sem multas e sem juros. O objetivo foi preservar vidas sem deixar de lado a saúde das empresas. 

Em abril, com o cenário pandêmico mais controlado, o presidente da Abrasel-Df, Beto Pinheiro, participou como palestrante do Infusão 4.0, um evento sobre marketing, gestão e vendas. No mesmo mês, a fim de ajudar os restaurantes e bares, foi lançada a iniciativa “Peça delivery do pequeno negócio”, em parceria com o Sebrae. A campanha não só incentivou o consumo, como também foi integrada a um programa de recuperação da economia elaborado pelo Sebrae. 

Apesar da pandemia, a Abrasel-DF não deixou de promover eventos, a fim de que os restaurantes tenham maior movimento. Em maio, o festival Brasil Sabor teve como parceiro o projeto Cerrado no Prato, que convidou os chefs a incluir produtos da sociobiodiversidade do Cerrado nas suas receitas, de forma a estreitar os vínculos dos brasilienses com o bioma por meio da gastronomia. Novamente em parceria com o Sebrae, a Abrasel-DF promoveu oficinas gratuitas sobre como enfrentar e reinventar na gastronomia do DF. O evento aconteceu online, e teve o intuito de ajudar os empresários do setor que sofreram com os reflexos da pandemia do Covid-19. 

Em junho, mais uma conquista: a Abrasel-DF comemorou a flexibilização do toque de recolher e do horário de funcionamento de setor de alimentação fora do lar. Em agosto aconteceu o tradicional CongressoNacional Abrasel, que em sua 33ª edição foi totalmente online e gratuito. O evento reuniu mais de 70 mil inscritos e contou com palestras dos principais líderes empresariais e da gastronomia no país. 

A Semana Nacional do Pescado, que aconteceu em setembro, foi apoiada diretamente pela Abrasel-DF. A campanha, além de estimular o consumo de peixes e frutos do mar, também movimentou o setor, visto que Brasília é a terceira cidade que mais consome pescado no Brasil. O concurso “O quilo é nosso”, foi promovido em outubro, e elegeu o melhor restaurante a quilo do país. O restaurante brasiliense Flor do Cerrado Gastronomia ficou em segundo lugar. No mesmo mês, a Abrasel-DF e Sindhobar comemoraram a redução do distanciamento das mesas nos bares e restaurantes. A medida, pedida e protocolada pelas entidades, foi atendida pelo GDF em novo decreto.  

Em novembro, novo decreto trouxe mudanças para o setor: a revogação do distanciamento entre as mesas, da proibição de atender clientes em pé e da capacidade de 50% nos estabelecimentos. Também aconteceu o Festival Bar em Bar, evento nacional que tem como objetivo valorizar a gastronomia dos bares brasileiros. Só em Brasília, mais de 50 estabelecimentos participaram. A Abrasel-DF também apoiou o Encontro Gastrô – O Melhor de Brasília, premiação que celebra os melhores da gastronomia da capital.  

Após exaustivas discussões, a lei sobre a legalização das áreas públicas no comércio da Asa Sul, foi finalmente aprovada em dezembro. Conhecida como a “Lei dos puxadinhos”, o novo projeto alterou a forma de cobrança pelo uso da área pública e garantiu a segurança jurídica para regularizar a questão, além de ter extinguido as multas geradas antes da nova lei.  

Apesar de todas as dificuldades, o ano de 2021 trouxe 76 novos estabelecimentos associados. Beto Pinheiro, presidente da Abrasel-DF, está otimista para 2022 e ressalta que as conquistas de 2021 foram muito importantes para o setor, fazendo com que as empresas cheguem ao final do ano com mais movimento e mais receita. “O público está voltando aos restaurantes, e estamos conseguindo fazer um final de ano bem melhor que 2020”, diz.   

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Mandaka Contêiner cria prato especial em homenagem aos 64 anos de Brasília

Para os amantes de carne, o restaurante Mandaka é a pedida. Com três unidades no …