Início / Cultura / AGENOR GARCIA E PACO REINALDET NO SEXTAS MUSICAIS

AGENOR GARCIA E PACO REINALDET NO SEXTAS MUSICAIS

Inspirados pela estética do “silêncio”, artistas encantam o público com apresentação ímpar

Paco Reinaldet, sax

Há quem diga que mesmo o silêncio está embalado por sonoridades musicais. Inspirados por essa linguagem estética alternativa, o palco do CTJ Hall recebe Agenor Garcia & Paco Reinaldet no projeto Sextas Musicais. Os artistas utilizam o “silêncio” como força motriz, alongando o tempo de uma nota ou usando padrões rítmicos como tema principal, enquanto a melodia e a harmonia os adorna. A live concert acontece nesta sexta-feira, 11 de setembro, às 20h, no canal da Casa Thomas Jefferson no Youtube

Agenor Garcia é pianista e “poeta do som“, que às vezes prefere a ausência de estrutura formal para evocar a sonoridade em seus arranjos. Esse método é perceptível solo ou em dupla, onde o piano e o instrumento convidado trocam continuamente de papéis. A improvisação está sempre presente nas apresentações que, de uma maneira ou de outra, acabam sendo sempre inéditas. 

Agenor Garcia, pianista

Agenor iniciou seus estudos musicais como autodidata, ao piano, aos doze anos de idade, quando se apaixonou pela música clássica. Se dedicou à composição com renomados mestres no Brasil e improvisação na Bill Evans Piano Academy, em Paris. Os seus três últimos álbuns foram produzidos por Glen Kolotikin, produtor premiado com o Grammy, com mais de vinte discos de ouro e platina em sua história por produções com Glenn Gould, Miles Davis, Barbra Streisand, dentre outros. 

O estilo singular do artista tem como influência o jazz e a música clássica, gêneros que estão presentes no repertório desde o começo da carreira. “Minha abordagem sonora é caracterizada por um sofisticado ritmo assimétrico e pela instigante sensibilidade harmônica”, define Agenor. 

A outra metade do duo, composta por Paco Reinaldet, trilha uma trajetória complementar.  O saxofonista sul-mato-grossense estudou música em São Paulo, e, por sua versatilidade e talento, atuou em colaborações do blues-jazz ao erudito com renomados artistas em projetos de sucesso. Na vida musical, desenvolveu uma carreira de sucesso e se tornou um artista de destaque com importante papel na indústria instrumental brasileira — no Brasil e exterior. 

Em seu trabalho explora o silêncio, elevando “o ruído” ao status de música e, apesar de não gostar de rótulos, considera-se um compositor contemporâneo com estilo próprio. 

Imagens: https://www.youtube.com/watch?v=yCIWahw8LHQ

PROGRAME-SE

Live Streaming SEXTAS MUSICAIS – Agenor Garcia & Paco Reinaldet

A live streaming poderá ser acessada no YouTube da Casa Thomas Jefferson: https://www.youtube.com/user/ctjonline  

Quando: Nesta sexta-feira, 11 de setembro, 20h

Classificação indicativa: Livre  

Serviço da Casa Thomas Jefferson:

Site: https://thomas.org.br/

Informações: (61) 3442-5501

Sobre Casa Thomas Jefferson: A Casa Thomas Jefferson é um Centro Binacional Brasil-Estados Unidos sem fins lucrativos, fundado em 1963. Com o objetivo de promover um intercâmbio cultural, a escola se tornou uma das referências no ensino de língua inglesa em Brasília. Em mais de cinco décadas de atuação, a instituição construiu sua tradição com o diferencial de unir educação e cultura para promover experiências singulares que impactam e transformam a vida das pessoas, criando oportunidades para evolução pessoal, social e profissional. Hoje são seis unidades por todo o Distrito Federal, além de parcerias com conceituadas escolas e a nova expansão em Uberlândia/MG.

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Brasal Incorporações promove campanha de arrecadação de agasalhos no DF

As arrecadações acontecem até o dia 20 de maio, nas unidades da empresa no Sia …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.