Início / Cultura / Aniversário de Athos Bulcão é celebrado com várias ações 

Aniversário de Athos Bulcão é celebrado com várias ações 

Neste sábado, dia 2 de julho, a Fundação Athos Bulcão celebra o aniversário do artista com oficina para crianças, lançamento de produtos e exposições

O artista, cuja obra está presente no dia a dia dos brasilienses, estaria comemorando 104 anos no próximo dia 2 de julho. Nascido no Rio de Janeiro, mudou-se para Brasília em 1958, a convite do arquiteto Oscar Niemeyer, e marcou definitivamente a paisagem da capital do país com seu trabalho de integração entre arte e arquitetura.

Para celebrar a data, a Fundação Athos Bulcão realiza diversas ações em sua sede na 510 Sul: oficina para crianças, lançamento de novos produtos na loja, promoção nas molduras de azulejos, além de exposições em suas galerias. “Este ano a comemoração é especial, pois receberemos o público em nossa nova sede na W3 Sul, um espaço com infraestrutura para expor nosso acervo, atender visitantes e realizar nossos projetos de arte e educação”, afirma Valéria Cabral, secretária executiva da Fundação.

Na oficina “O Sol Faz A Festa”, voltada para crianças de 6 a 10 anos, os participantes vão reproduzir o relevo da parede externa do Teatro Nacional reciclando caixas e embalagens. O objetivo da atividade é apresentar uma das obras do artista e brincar com a tridimensionalidade, cores, formas e sombras. Ao final, os participantes farão uma homenagem ao Teatro, fechado há 8 anos. A oficina será ministrada pela psicopedagoga Solange Cianni. A atividade é gratuita. Para participar é necessário inscrever-se no link: https://bit.ly/oficina-fund-julho

Na AB Galeria, a mostra “Para além do Azulejo” apresenta obras de Athos Bulcão que compõem o acervo da Fundação. O público  também pode visitar, a exposição “Poética do biscoito”, da artista Lígia de Medeiros, em cartaz na Galeria Trama. A mostra reúne trabalhos em azulejos e gravuras que evidenciam a influência de Athos Bulcão e a associação iconográfica com Brasília.

Serão lançados, também, novos produtos na loja da Fundação, como o Jogo da Velha, com peças em madeira reciclada pintadas a mão, e o Mini Painel da Igrejinha, uma releitura dos emblemáticos azulejos com a Estrela e o Espírito Santo em peças de aço corten. As molduras com os azulejos exclusivos Athos Bulcão estarão com 10% de desconto.

Nossos visitantes ainda podem experimentar as delícias do cardápio do “Netas de Marieta”, o café da Fundação. Os destaques são os doces como brigadeiro, bolo de chocolate e banoffee, além das tortinhas salgadas, croissants e pães de queijo. 

A nova sede da Fundação Athos Bulcão fica na 510 Sul, Bloco D Loja 51. Neste sábado, 2 de julho, estaremos abertos  das 10h às 14h.

Sobre o artista

Athos Bulcão (1918-2008) é um grande artista plástico brasileiro. Conviveu com alguns dos mais importantes artistas e intelectuais do Modernismo e foi influenciado por eles. Em 70 anos de pesquisas e estudos, produziu pinturas, desenhos, gravuras, fotomontagens, figurinos e cenários para teatro, capas de discos e livros, esculturas e sua monumental obra de integração da arte na arquitetura. Em 1958, mudou-se para Brasília e aqui ficou até sua morte, em 2008. Athos Bulcão encontrou na azulejaria sua expressão artística mais significativa e trabalhou com vários arquitetos brasileiros, mas seus projetos com Niemeyer e João Filgueiras Lima, o Lelé, são um marco na arquitetura brasileira.

Sobre a Fundação Athos Bulcão

A Fundação Athos Bulcão é uma instituição sem fins lucrativos, de direito privado e de utilidade pública distrital, que conserva, pesquisa, comunica, documenta, investiga e expõe o acervo de Athos Bulcão para fins de estudo, apreciação e educação. Investir e preservar o patrimônio cultural é trabalho permanente da instituição, que a partir disso, desenvolve projetos e ações que utilizam os bens culturais deixados por Athos Bulcão como recursos educacionais, turísticos e de entretenimento, estimulando em seu público uma percepção crítica da realidade, valorização da arte brasileira, de seu patrimônio e do conhecimento. Possui um acervo de obras, estudos e projetos do artista, que exibe em sua galeria e em exposições no Brasil e no exterior.

SERVIÇO: 

Aniversário Athos Bulcão

Oficina “O Sol faz a festa”

Quando: 2 de julho de 2022, sábado, das 10h30 às 12h

Vagas: 20 vagas

Público: crianças de 6 a 10 anos

Inscrições no link: https://bit.ly/oficina-fund-julho

Atividade gratuita.

Exposição na AB Galeria

Para Além do Azulejo

A exposição apresenta pinturas, gravuras em metal, máscaras, projetos, estudos, ilustrações e outras obras de Athos Bulcão que compõem o acervo da Fundação.

Visitação: até 30 de julho de 2022, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, das 9h às 14h (entrada gratuita).

Exposição na Trama Galeria

Poética do Biscoito

Inspirada no trabalho de Athos Bulcão, a artista Ligia de Medeiros apresenta gravuras que aplicam o padrão da azulejaria no papel, assim como azulejos que refletem sobre a inventividade da composição aplicada à cena da cidade.

Visitação: até 30 de julho de 2022, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, das 9h às 14h (entrada gratuita).

Lançamento de novos produtos

Serão lançados, também, novos produtos na loja da Fundação, como o Jogo da Velha com peças em madeira reciclada pintadas a mão e o Mini Painel da Igrejinha, uma releitura dos emblemáticos azulejos com a Estrela e o Espírito Santo em peças de aço corten. Todos os produtos estarão disponíveis para compra no site (www.fundathos.org.br/loja) e na loja física, a partir deste sábado, dia 2 de julho.

Promoção nas Molduras

As molduras com azulejos exclusivos Athos Bulcão, reproduzidas conforme obras originais do artista, estarão com 10% de desconto. A promoção é válida do dia 2/7 até o dia 10/7 somente para produtos a pronta entrega (molduras com 2, 4 e 6 azulejos). Compras no site (www.fundathos.org.br/loja) e na loja física.

Nova Sede da Fundação

Em janeiro de 2022, a Fundação Athos Bulcão se mudou para um novo espaço na W3 Sul. O local, que tem ao todo 400 m², conta com duas galerias, sala de vídeo, uma sala multiuso, a sua conhecida loja e um café.

A AB Galeria abriga mostras do acervo da instituição e a Galeria Trama está disponível para exposições temporárias de outros artistas. A Sala Mafuá é um espaço organizado para receber oficinas, palestras e outras formações. Nossa sala de vídeo exibe documentários, entrevistas, imagens de obras e de exposições do artista realizadas no Brasil e no exterior.

A loja da Fundação está mais ampla e confortável para receber os clientes e apresentar os famosos produtos estampados com a obra de Athos Bulcão. A Fundação Athos Bulcão está aberta de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 14h.

O café Netas de Marieta é comandado pela confeiteira Elena Bravo e oferece um cardápio elaborado, gostoso e prático. Os destaques são os doces como brigadeiro, bolo de chocolate e banoffee, além das tortinhas salgadas, croissants e pães de queijo. Horário de Funcionamento:  de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h. 

Local: Fundação Athos Bulcão

Endereço: 510 Sul Bloco B Loja 51, Brasília – DF

Informações: (61) 3322-7801

www.fundathos.org.br

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Terceira e última etapa do Educação e Cultura abre inscrições para oficina de dança afro

A formação acontece no Iesb Ceilândia e culminará na apresentação  Registro Educação e Cultura. Foto: …