Início / Saúde / Atividade física pode aumentar o índice / frequência do bruxismo

Atividade física pode aumentar o índice / frequência do bruxismo

Manter a saúde do nosso corpo requer que o movimentemos. E essa atividade, mesmo que moderada, pode acarretar em apertamento dentário. Isso mesmo, podemos apertar os dentes durante as atividades físicas, é isso é super comum. Ao nos concentrarmos em uma atividade, temos a tendência de nos “mordermos”. Quanto mais intensa for a atividade física, mais chances temos de realizar esse processo.

Divulgação

De acordo com a dentista dra. Thaís Ferreira, especialista em Kit Prevenção Clareamento, Implantes, Facetas e Próteses, quando estamos na academia fazendo aquele agachamento profundo ou levantando aquela barra para exercício de peito, a força que fazemos é grande e é nesse momento, que apertamos os nossos dentes. Ao se exercitar, a nossa tendência é de forçar a mandíbula e travar os dentes, o que pode causar desgastes em sua superfície, nas restaurações e, até mesmo, nos implantes e próteses. Isso pode levar ao bruxismo e à DTM (disfunção temporomandibular), situação que pode trazer vários problemas, como as fortes dores de cabeça. O uso de placa para bruxismo, durante as atividades físicas, deve existir de forma a não darmos uma sobrecarga ao dente que ele não suporta e evitar essas complicações. “Podemos causar trincas nos dentes que enfraquecem a estrutura e assim ficam mais sugestíveis a fratura”, alerta dra. Thaís.

A dentista ressalta que é importante que cuidemos da saúde do nosso corpo sem deixar de dar atenção aos nossos dentes, que podem estar “sofrendo” com a nossa vida fitness. É importante usar o protetor bucal para qualquer esporte ou atividade, como ciclismo, ginástica, musculação, corrida, futebol, basquete, skate, entre outros. Sabia que não é somente à noite que você pode apertar/ranger os dentes?

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Psicólogos e acompanhantes terapêuticos estimulam reflexões sobre tratamentos humanizados no DF 

No mês da Luta Antimanicomial, sociedade de psicologia e psiquiatria discutem a importância de garantir …