Início / Saúde / Atletas sofrem mais com lesões no joelho

Atletas sofrem mais com lesões no joelho

O menisco, presente na região para proteger o membro contra impactos, costuma precisar de cirurgia quando afetado. Caso não seja tratado, o paciente pode sofrer com a limitação de movimentos

Imagem Divulgação

De agosto a outubro deste ano, foram registrados 249 atendimentos no departamento médico dos clubes que estão na Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol. Os dados, divulgados pelo portal Globo Esporte, indicam um aumento de 77% de contusões quando comparado ao início do ano. Sabe-se que os atletas são mais propensos a sofrerem lesões e, por isso, o assunto deve ser tratado com seriedade, principalmente no que diz respeito às regiões frágeis, como o joelho.

Essa articulação – considerada uma das maiores do corpo – conta com a presença do menisco, uma estrutura de cartilagem responsável por proteger o local contra impactos. Além do mundo fitness, pessoas com excesso de peso, artrite ou artrose tendem a sofrer com problemas na região.

Márcio Silveira, médico ortopedista da clínica Salus Ortopedia, em Brasília, explica que incômodos ao caminhar, subir ou descer escadas costumam ser indicativos de que algo está errado. “O principal sintoma de uma lesão no menisco é a dor na região da frente ou na lateral do joelho. Se a lesão não for identificada e tratada, pode gerar uma limitação do movimento articular”, informa.

Para impedir o seu avanço, é necessário realizar um diagnóstico a partir do exame clínico que, por sua vez, será associado a exames complementares, como a ressonância magnética. Muitos dos casos pedem a intervenção cirúrgica para eliminar de vez a lesão. Se a ruptura for degenerativa ou pequena, e estiver localizada na borda externa do menisco, a cirurgia pode não ser necessária. Entretanto, para os demais casos, o tratamento cirúrgico é mais recomendável.

“Normalmente, é realizado um procedimento por vídeo, conhecido como artroscopia. Essa cirurgia visa remover a área lesionada ou, então, busca suturar a lesão para que haja uma regeneração da estrutura”, explica o ortopedista.  

Para uma recuperação 100% efetiva, o paciente deve apostar na fisioterapia após a realização da cirurgia. O tratamento deve ser iniciado depois do período de repouso, pois, inicialmente, é fundamental evitar movimentar a perna. Além disso, a aplicação de gelo se faz necessária para minimizar as dores locais.

“No pós-operatório imediato, deve ser evitado a sobrecarga de peso sobre o membro afetado. Normalmente, o paciente precisa de muletas para se locomover durante poucos dias. Após, mais ou menos, uma semana, ele deverá iniciar as sessões de fisioterapia para tratar das dores e da movimentação do joelho”, informa o médico.

Além disso, o profissional explica que, em alguns casos, o retorno para esportes e academias pode ser feito após três ou quatro semanas da operação. Entretanto, atividades que exigem mais esforço do paciente não devem ser realizadas inicialmente. 

Sobre a Salus – Desde 2017 no mercado brasiliense, a Salus Ortopedia é uma empresa responsável por fazer atendimentos voltados à Ortopedia e Fisioterapia, com a possibilidade de realizar tratamentos conservadores para evitar cirurgias e tratamento da dor crônica.

Entre as especialidades da clínica, estão os atendimentos médicos, geriátricos e fisioterápicos. Além disso, são disponibilizados atendimentos ligados à Acupuntura, Pilates, RPG, terapia por ondas de choques, avaliações de força muscular e do movimento.

A empresa conta com uma equipe médica ortopédica especialista, onde todos possuem o título da Sociedade Brasileira de Ortopedia e com devido RQE. A clínica aceita a maioria dos convênios e faz preço particular diferenciado na região, oferecendo muita qualidade no serviço.

SERVIÇO:

Salus Ortopedia Ceilândia Sul QNM 17 – Conjunto H, Lote 30 – Ed. São Miguel – Salas 201 e 203Telefone: (61) 3371-5937 Asa NorteCentro Clínico Vital Brazil – Salas 342, 344 e 346 Telefone: (61) 3349-1186 Taguatinga NorteQND 47 – Lotes 17/18 – Sala 104 e 105 – Avenida Comercial NorteTelefone: (61) 3371-5937 Site: https://salusortopedia.com.br/ Instagram: https://www.instagram.com/salusortopedia/ Facebook: https://www.facebook.com/salusortopedia/

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Mais de 54 mil idosos vacinados no DF

Balanço semanal da Secretaria de Saúde aponta para o total de 115.369 imunizados até o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *