Início / Cultura / Centro Cultural Banco do Brasil reabre exposição “Urbanistan – A História de uma Sonoridade Silenciosa” por Matjaž Krivic

Centro Cultural Banco do Brasil reabre exposição “Urbanistan – A História de uma Sonoridade Silenciosa” por Matjaž Krivic

*Urbanistan reúne fotografias da natureza humana primária e dos valores humanos, atravessando o ambiente urbano das nações em desenvolvimento .

*Esta é a primeira vez que os trabalhos de Matjaž Krivic são apresentados na América Latina, sendo a primeira exibição da exposição fora do país de origem do artista, a Eslovênia.

*A exposição tem entrada gratuita e permanece em cartaz de 04 a 30 de maio.

A fotografia documental do cotidiano pode ir de um ritual à beira do rio Ganges, na Índia, ao registro de uma partida de vôlei nas ruínas da cidade histórica de Thula, no Iêmen. Essa diversidade de narrativas e cenários acompanha a exposição inédita no país, Urbanistan – A História de uma Sonoridade Silenciosa , do premiado fotógrafo esloveno Matjaž Krivic , trazida pela Embaixada da Eslovênia. A exposição, que teve sua estreia prejudicada por conta do fechamento do Centro Cultural durante os meses de março e abril, reabre respeitando os protocolos de segurança recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e fica em cartaz de 04 a 30 de maio no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, com entrada gratuita.

Urbanistan apresenta um ensaio fotográfico sofisticado da natureza humana primária e dos valores humanos, explorando o ambiente urbano do mundo em desenvolvimento por meio da fotografia. O foco da exposição é buscar os pontos onde as pessoas e comunidades se desenvolvem e se entrelaçam na humanidade urbana.

Assim que você ouve a palavra Urbanistan , sua imaginação é levada rapidamente para o caos do tráfego de Calcutá, o fulgor da vida noturna neon em Bangkok, a inacreditável estruturada mas frenética Tóquio, as ruas sufocantes e empoeiradas de Cairo, o carrossel do energético Rio, a imparável Manhattan narcisista, o supermercado global do turbo consumismo.

No entanto, o projeto fotográfico de Matjaž Krivic é uma antítese milagrosa a tudo isso. Esta é uma história do outro lado – uma história da sonoridade silenciosa às margens do total caos existencial, religioso, econômico e geopolítico. Uma história que fala do espírito indestrutível e da busca eterna por inspiração que possibilita a sobrevivência. É uma história de indivíduos e grupos sociais que, deixando de lado a algazarra e a angústia urbana generalizada, continuam a procurar o âmago da existência em um espaço e tempo diferentes. É uma história de sobrevivência por meio de jogos, orações, tradições, viagens e, principalmente, uma luz especial, que o autor vê e registra tão bem.

“Urbanistan é um espaço que permite respirar a partir da cidade. Qualquer cidade.” Bostjan Videmsek, jornalista esloveno.

Em 2021 a Eslovênia completa 30 anos de estado-nação, ano em que assume pela segunda vez a presidência da União Europeia. Como parte das comemorações, a Embaixada da Eslovênia propôs a realização da exposição do fotógrafo Matjaž Krivic no CCBB Brasília.

Esta é a primeira vez que os trabalhos de Matjaž Krivic são apresentados no Brasil e na América Latina, sendo a primeira vez que a exposição Urbanistan é apresentada fora da Eslovênia.

Sobre o artista

Matjaž Krivic é um fotógrafo documental que captura histórias de pessoas e lugares, com foco em questões ambientais. Por 25 anos, ele cobriu a face da terra com seu estilo intenso, pessoal e esteticamente comovente, que lhe rendeu vários prêmios de prestígio, incluindo o World Press Photo em 2016.

Sobre a Eslovênia

A Eslovênia é um país no centro da Europa, no cruzamento dos Alpes, Mediterrâneo e Panômia. A identidade desta nação de 2 milhões de habitantes está firmemente enraizada na língua eslovena. O país ganhou sua independência em 1991, com o Brasil sendo um dos primeiros a reconhecê-la. Com o estabelecimento das relações diplomáticas, em 1992, a amizade entre a Eslovênia e o Brasil têm crescido continuamente. A embaixada brasileira na capital Liubliana foi aberta em 2008, enquanto que a embaixada eslovena em Brasília foi estabelecida em 2010. Neste ano, a Eslovênia completa 30 anos de independência.

Urbanistan: A história de uma sonoridade silenciosa , exposição de Matjaž Krivic

Serviço:

Urbanistan: A história de uma sonoridade silenciosa , exposição de Matjaž Krivic

Período expositivo: De 04 a 30 de maio de 2021

Local: Galeria 4, Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Brasília

Horário de funcionamento: 14 às 19:30, de terça a sexta e das 9:15h às 19:30h, sábados e domingos (último agendamento às 19h).

Entrada gratuita, mediante a retirada de ingressos pelo site https://www.eventim.com.br/artist/urbanistan/ Classificação: Livre

Confira as normas de visitação e segurança referentes à COVID-19 no site www.bb.com.br/cultura e na emissão do ingresso. Informações: (61) 3108-7600 ou pelo e-mail [email protected]

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Casa Baco promove programação musical especial para o mês das mulheres no festival “Baco Conecta”

Durante o mês de março elas conduzem a programação musical da Casa Baco. Todas as …