Início / Educação / Concursos 2022: especialista do IMP fala sobre retomada das grandes seleções

Concursos 2022: especialista do IMP fala sobre retomada das grandes seleções

Com um cenário muito favorável, os concursos de 2022 vão trazer diversas oportunidades para quem sonha com um cargo público. O próximo ano marca a retomada de muitos editais e certames que estavam suspensos por conta da pandemia.

“O avanço do combate à pandemia traz um cenário mais estável, inclusive as previsões quanto ao futuro se tornam mais seguras. Assim, já temos editais de concursos saindo com mais frequência e uma certeza maior para o candidato quanto à possibilidade e viabilidade de aplicação das datas das provas sem adiamentos, o que possibilita uma programação com relativa segurança” afirma José Trindade, especialista em Direito Administrativo do IMP Concursos.

Divulgação – Freepik

Outra questão que deve ser analisada, e que já vinha se manifestando antes da pandemia, porém ficou mais evidente, é o grande intervalo de tempo sem a realização de grandes concursos em órgãos públicos importantes. 

É o caso do INSS, que teve a validade do seu último certame encerrada em 2018, e também do Senado, que teve seu último concurso em 2012. Com a pandemia, esse quadro foi agravado, aumentando ainda mais a necessidade de novos concursos, novas convocações e contratações. 

“Existem inúmeros órgãos públicos que estão não só com defasagem de servidor, mas sem a possibilidade de convocar ninguém por não terem nenhum um concurso ativo. Isso ocorre em vários tribunais, entre eles o Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Caso semelhante aos Tribunais Regionais Eleitorais, Tribunais de Justiça Estaduais e da Justiça Federal também, o que contribui muito para o futuro promissor dos concursos em 2022”, explica José Trindade.

A área de segurança continuará em alta em 2022, com destaque para os concursos de Policiais Penais, as Polícias Civis Estaduais e as Polícias Militares em todo o país. Os concursos para delegados também têm uma boa perspectiva para o ano que vem. Resumindo, um cenário bem mais promissor, não apenas relacionado a 2020 e 2021, mas aos anos pré-pandemia 2017, 2019 e 2019.  

Para o especialista é  essencial começar a estudar desde já, o mais rápido possível, porque deixar para depois é um grande erro. Com uma gama de concursos tão grande, a dica para o candidato é: estabelecer uma boa base de conhecimento e definir uma área na qual ele quer atuar.

“Se a pessoa não tem base, ou já faz muito tempo que não estuda, vale a pena começar do zero, começar do básico. Iniciar a leitura da lei, de análise de conceitos fundamentais de cada disciplina, e acima de tudo exercitar, desde o início. Não cair na tentação de querer aprender toda a teoria para depois fazer exercício. Exercitar sempre à medida que for captando os conteúdos teóricos, colocar em prática de imediato. Acho que essas são as principais estratégias para estudar nesse momento”, finaliza o professor.

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

IMP Concursos oferece, até o final de maio, várias aulas online gratuitas

O calendário de concursos públicos está bem movimentado com vários editais sendo lançados e outros …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.