Início / Gastronomia / Dia Mundial do Alzheimer: alimentos naturais são os maiores aliados da saúde

Dia Mundial do Alzheimer: alimentos naturais são os maiores aliados da saúde

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, explica que o consumo abundante de vegetais, peixes, oleaginosas, laticínios e grãos integrais funciona como estratégia nutricional para prevenção e auxílio no tratamento da doença

Estima-se que, atualmente no Brasil, existam 1,2 milhão de pessoas com a Doença de Alzheimer (DA). As vítimas costumam ter acima de 65 anos de idade e, em sua maioria, são mulheres. A doença, cuja principal característica é a perda progressiva de memória (decorrente da degeneração de células cerebrais), merece muita atenção. E é por isso que o dia 21 de setembro é a data escolhida para reforçar a necessidade de conscientização da sociedade. Além disso, há estudos que sugerem a estratégia nutricional como uma grande aliada tanto na prevenção quanto no tratamento a longo prazo.

O tratamento da DA é baseado principalmente em critérios clínicos, além de atividades que trabalhem a função intelectual e, usualmente, a memória. No entanto, de acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, existem diversas pesquisas que sugerem a dieta nutricional cetogênica como aliada na prevenção e tratamento do Alzheimer. Esta estratégia se dá, basicamente, por um maior consumo de gorduras boas e proteínas, em detrimento a uma menor proporção de carboidratos, principalmente os refinados, como açúcares e farinhas.

Um estudo recente elaborado pela Pubmed revelou que a dieta do mediterrâneo, um regime que consiste no consumo abundante de vegetais, peixes, oleaginosas, laticínios e grãos integrais, também funciona como uma medida interessante para a prevenção e auxílio ao tratamento da doença. Segundo Renata, essa mudança na alimentação proporciona benefícios para o corpo todo. “O que é consenso na literatura científica é que um padrão alimentar com o mínimo possível de alimentos processados e rico em alimentos naturais favorece a saúde do cérebro e ajuda na prevenção da demência. O principal mecanismo envolvido nesta proteção é a ação antioxidante desse tipo de estratégia nutricional”, afirma a especialista.

Vale dar destaque também às castanhas. Alimento saboroso e rico em nutrientes que colaboram para a saúde do nosso cérebro, estas oleaginosas contém proteínas que protegem as membranas das células, além de conterem selênio e zinco, que atuam pela forte ação antioxidante; e como bônus, possuem fibras que ajudam na saúde intestinal.

Portanto, é importante enfatizar que o intestino funciona como o segundo cérebro do nosso corpo. Como mostra um estudo publicado no ano de 2021, pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NLM), as bactérias que habitam nosso intestino têm interação com todos os nossos órgãos, o que inclui todo o sistema nervoso central. O metabolismo dessas bactérias pode gerar fatores pró-inflamatórios e alteração na produção de neurotransmissores. Com isso, fica claro que a saúde do intestino afeta todo o nosso sistema nervoso e há evidências sólidas de que ele colabora no combate de uma série de enfermidades.
 
Curiosidades sobre Alzheimer:
 

38 milhões de pessoas diagnosticadas com Alzheimer no mundo;Mais de 1 milhão de casos de demência diagnosticados no Brasil;Até 2050, serão 131 milhões de pessoas diagnosticadas no mundo;No Brasil, de 4 a 5 milhões serão diagnosticadas com Alzheimer até 2050;A cada três pacientes, duas são mulheres;Alzheimer causa mais mortes do que os cânceres de mama e próstata juntos.

 
Principais FLV (frutas, legumes e verduras) que atuam no combate à DA:
 

Todos os vegetais são fontes de antioxidantes e fitoquímicos, ajudam a reduzir inflamação e processos oxidativos no nosso organismo;Banana, cacau e frutas vermelhas são excelentes combatentes ao envelhecimento precoce do nosso cérebro;Vegetais escuros e uvas são excelentes opções, que além de gostosas, possuem alta concentração de nutrientes e compostos bioativos.

 
Pensando nisso, a nutricionista separou algumas receitas que têm como base os alimentos que combatem o Alzheimer:
 
Panqueca de banana com cacau
Ingredientes:
1 banana nanica amassada 
1 ovo  
1 col de sopa rasa de farinha de aveia  
1 col de café de cacau em pó  
 
Modo de fazer:
Misture tudo até formar uma massa homogênea. Cozinhe em uma frigideira antiaderente previamente aquecida.  
 
Bolo integral com castanhas
Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo integral 
1 xícara de farinha de aveia 
2 bananas maduras 
2 maçãs picadas
1 xícara de chá de castanhas picadas
1 xícara de chá de uvas passas hidratadas 
50mL de leite 
3 ovos 
1 colher de sopa de fermento em pó 
 
Modo de fazer:
Bata tudo no liquidificador, exceto as castanhas e as maçãs picadas.
Acomode a massa em uma assadeira de furo, untada. 
Cubra a massa distribuindo os cubos de maçã e as castanhas picadas por toda a sua superfície. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180º por cerca de 30 minutos.
  
Molho pesto com castanha
Ingredientes:
1 xícara de chá de folhas de manjericão
1 xícara de chá de azeite 
1 colher de chá de sal
2 dentes de alho 
½ xícara de chá de castanhas do pará 
½ xícara de chá de queijo parmesão ralado 
 
Modo de fazer:
Bata tudo no liquidificador ou mixer.
Guarde em um recipiente de vidro e use acompanhando torradas, pães, saladas ou massas. 
 
SOBRE O OBA HORTIFRUTI – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.
Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

Acesse: http://www.obahortifruti.com.br/
 
Siga o Oba Hortifruti
Site: https://obahortifruti.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/
Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/ 

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Edição especial do Beba em Conjunto terá quatro dias de programação

Projeto trará ao Jardim Urbano, de 12 a 15 de novembro, atrações musicais e as …