Início / Cultura / Diversão em Conjunto apresenta Festival de Bonecos durante o mês de julho

Diversão em Conjunto apresenta Festival de Bonecos durante o mês de julho

A cada sábado do mês, apresentação de um espetáculo diferente e uma oficina gratuita de bonecos, tudo criado e coordenado pelo renomado ator e animador de bonecos Jorge Crespo

Cada geração de crianças tem seu referencial de bonecos animados, famosos em programas de TV, principalmente, mas também no teatro, em que essa arte “dá vida” a seres inanimados em cena, fazendo com que essa atividade cumpra sua função artística de sensibilizar, encantar e entreter, crianças, jovens e adultos. Para honrar esse universo encantado, o Diversão em Conjunto fará uma temporada especial durante todo o mês de julho com a apresentação de espetáculos teatrais de bonecos e oficinas de confecção. Tudo sob o comando de Jorge Crespo, um dos maiores bonequeiros do Brasil, há mais de 30 anos trabalhando como ator, criador e animador de bonecos para teatro, cinema e TV. Abrindo a programação, neste dia 2/07, a peça Os Inventos Alegres do Vovô, a partir das 14h no Jardim Urbano, localizado no 3º piso do Conjunto Nacional. O evento é gratuito.

Boneco criado por Jorge Crespo, Vovô atuou no programa infantil “Canta Conto”, da TV Educativa, no Rio de Janeiro, juntamente com Bia Bedram. O cenário; Uma fantástica oficina de cacarecos e peças de eletrodomésticos usadas, serve de ponto de partida para a criação de seus inventos. Neste espetáculo, Vovô demonstra grande preocupação com o funcionamento de sua mais nova invenção, o “relógio transmutador fibro-ótico celular”, usada para ele voltar a ser criança e viver só de brincadeiras e festas. Mas algo sairá errado com o invento, provocando grande confusão e uma boa reflexão sobre as verdadeiras intenções que o conduziram à criação desta nova máquina. O Vovô também irá mostrar alguns de seus outros inventos, como a “panela elementar”, criada para preparar o mais puro alimento para o ser humano, e as novas e divertidas máquinas: o “multiprocessador de odores”, o “condensador de gases não visíveis”, o vaso de flor adaptado ao “compactador sensitivo universal”, este último, criado para perceber os melhores sentimentos dos seres humanos, partindo de como as flores reagem aos pensamentos que podemos ter.

Oficina de bonecos

            Além dos espetáculos teatrais, o Festival também oferecerá oficinas de criação e montagem de bonecos, sob a coordenação da equipe de Jorge Crespo. Acontecerá uma oficina por sábado, no espaço CNJ Lab, com capacidade de 30 crianças por turma. As crianças aprenderão a criar e montar seus próprios personagens. As oficinas serão gratuitas, com vagas limitadas. As inscrições serão feitas pelo aplicativo do Conjunto Nacional.

Jorge Crespo

Em 1980 Jorge Crespo Iniciou seu trabalho com bonecos na TV, participando de várias atrações infantis, como Bonequeiro nas produções dos programas Arco-íris, Era Uma Vez, Porque Sim, Por que Não, Ilhas das Caixas na TV: Educativa e de Xuxa Meneguel, Os Trapalhões, Bia Bedran, Daniel Azulay. Atuou, também, como ator em novelas, especiais e seriados para TV.

Pioneiro no uso da espuma de poliuretano laminado para a confecção de grandes alegorias carnavalescas, tem confeccionado bonecos, alegorias e adereços para as principais agremiações carnavalescas do Rio de Janeiro – Mangueira, Beija-Flor, Mocidade Independente, Império Serrano, Portela. Fundador do Bloco das Carmelitas de Santa Teresa, criador de Bonecos Gigantes para vários blocos carnavalescos. Desde1995, desenvolve projetos de visitas animadas com bonecos e atores a museus e centros de culturais no Rio de Janeiro; Museu da República, Museu do Índio, Museu Nacional, Museu do Folclore, museu da Maré.

Em 1996 criou a Cia. Jorge Crespo de Teatro de Bonecos, na qual vem realizando espetáculos de cunho educacional e visitas teatralizadas a convite dos principais museus do Brasil. Em 2008 transferiu seu ateliê para Brasília, desde então, atua na capital do país encantando e mobilizando pela arte.

Jardim Urbano – O Jardim Urbano do Conjunto Nacional é um espaço multiuso de convivência, que integra o ar puro e o sol com cultura e gastronomia, com projeto arquitetônico inovador, instalado no 3º piso do Conjunto Nacional. O complexo atualmente está dividido em três decks suspensos e cobertos, com 52 mesas, instaladas respeitando o distanciamento recomendado pelas autoridades de saúde. Interligado ao ambiente ao ar livre está o CNJ Lab, um espaço colaborativo e criativo, com o diferencial de estar dentro de um shopping de fácil acesso, localizado no coração da capital do país. O complexo também tem a proposta de ser um ponto de encontro, com duas operações gastronômicas: O Maria Teresa Café e o Job Social Bar. O CNJ Lab funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 20h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h.

Serviço: Diversão em Conjunto – Festival de Bonecos

Os Inventos Alegres do Vovô
Data
: Dia 02/07 (sábado)
Hora: às 14h
Local: Jardim Urbano, 3º Piso – Shopping Conjunto Nacional


Oficina de Bonecos
Data
: Dia 02/07 (sábado)
Hora: às 15h 
Local: CNJ Lab, 3º Piso – Shopping Conjunto Nacional
Inscrições antecipadas pelo aplicativo do Conjunto Nacional

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Terceira e última etapa do Educação e Cultura abre inscrições para oficina de dança afro

A formação acontece no Iesb Ceilândia e culminará na apresentação  Registro Educação e Cultura. Foto: …