Início / Eventos / Especialista alerta para excessos gastronômicos durante festividades

Especialista alerta para excessos gastronômicos durante festividades

De acordo com o médico urologista Rodrigo Braz, os rins são os mais afetados e a sua sobrecarga pode gerar danos irreversíveis. Pessoas com comorbidades devem ter atenção redobrada

Hospital Urológico – Divulgação

Por Fernanda Angelo – Etcetera Comunicação

Dezembro é o mês das festividades e, nesta época do ano, com as confraternizações, férias, Natal e Ano Novo, as pessoas, de forma geral, têm o costume de exagerar, tanto na comida como também nas bebidas alcoólicas. Esse exagero pode causar danos ao organismo como, por exemplo, ao sistema urogenital, a exemplo da sobrecarga dos rins e da formação de cálculos renais. Com o prolongamento desses hábitos, os prejuízos ao corpo podem ser irreversíveis.

De acordo com o médico urologista do Hospital Urológico de Brasília, Dr. Rodrigo Braz, o excesso de bebida alcoólica pode causar uma sobrecarga nos rins, já que o etanol atrapalha a função do hormônio antidiurético – responsável por garantir que o corpo não perca muita água. “Com os exageros, esses órgãos deixam de concentrar a urina, o que provoca a perda de mais água que o habitual”, esclarece. O especialista ressalta também que o excesso de sal e as dietas hiper proteicas, sobretudo associada com a baixa ingestão de água, podem favorecer a formação de cálculos renais, além do aumento da pressão arterial, por meio de um mecanismo regulatório hormonal dos rins.

A preocupação maior com os exageros de fim de ano é com as pessoas que já apresentam algum tipo de comorbidade como diabetes, hipertensão e obesidade. “O mecanismo dessas doenças, por si só, já causa danos microvasculares (pequenos vasos) no tecido dos rins de maneira progressiva, o que só piora com os excessos alcoólicos e com a ingestão de alimentos não recomendados para esse público”, esclarece o médico. Mas não é só esse grupo que deve se cuidar, o alerta também vale para pessoas saudáveis. “Ingerir, eventualmente, grandes quantidades de bebidas alcoólicas, pode ser tão danoso aos rins, como ao fígado (sistema digestório,) com o consumo diário”, ressalta Rodrigo Braz.

É válido destacar que manter esses hábitos é perigoso. Os danos ao trato urinário podem ser irreversíveis. O urologista explica que a agressão diária com uma dieta muita rica em sal, proteínas e álcool tem grandes chances de gerar uma perda progressiva da função renal após um tempo variável de três a 20 anos, o que provoca um quadro de insuficiência renal crônica. “Quando esses hábitos estão associados a diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, além do uso de anti-inflamatórios e corticosteróides, de maneira indiscriminada, pode acelerar o processo dessa doença”, reforça o especialista.

Para as pessoas que querem desfrutar deste mês festivo, sem gerar prejuízos ao organismo, Dr. Rodrigo Braz sugere o equilíbrio. É válido seguir uma dieta com base em hortaliças frescas e cruas, cereais integrais, feijões, frutos secos e sementes. Além disso, ele aconselha, sempre que possível, optar por carnes brancas e magras, a consumir alimentos ricos em vitamina A (benéfica para o trato urinário) como cenoura, abóbora, espinafre e folhas de brócolis. “Vale evitar alimentos industrializados e processados como sopas prontas, refrigerantes, macarrão instantâneo; enlatados (ervilha, palmito, milho) e embutidos (mortadela, salsicha, salame); além dos temperos prontos. Ingerir bastante água e realizar atividade física não podem faltar”, conclui o médico.

O Hospital Urológico de Brasília

Há 30 anos, o Hospital Urológico de Brasília se dedica a diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos. Com estrutura física e tecnologia avançada, o hospital foca em um atendimento seguro e humanizado, por meio de políticas preventivas e ações curativas. O HU oferece atendimento de urgência e emergência 24 horas, e oferece, num só espaço, toda a estrutura para exames, cirurgias e internação que o paciente precisar. Desde laboratório de análises clínicas e diagnóstico por imagem próprio (tomografia, ecografia e estudo urodinâmico), a um moderno centro cirúrgico, excelentes leitos de internação (apartamentos e enfermaria) e o serviço de atendimento ambulatorial.

Serviço: Hospital Urológico de Brasília

Endereço: SEPS 714/914, Bloco C. Edifício Santa Maria, Asa Sul, Brasília-DF

Telefone: 3345-9300 Site: www.hospitalurologico.com.br

Mídias sociais: Instagram: @hospitalurologicobrasilia Facebook: www.facebook.com/hospitalurologico

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Business Meeting Wine & Jazz Edition – Rede Moai

ma noite de vinhos e jazz reuniu empresários e acionistas da capital federal para uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.