Início / Educação / Governo Federal e Caixa oferecem oficina sobre educação financeira para mais de 70 mulheres no DF

Governo Federal e Caixa oferecem oficina sobre educação financeira para mais de 70 mulheres no DF

Com o tema “Educação Financeira – O Caminho das Contas”, o workshop ocorreu nesta terça-feira, 8, na sede da Associação Brasileira de Advogados, em Águas Claras (DF)

Como forma de incentivar a autonomia econômica feminina no Brasil, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e a Caixa Econômica Federal (CEF) promoveram, nesta terça-feira, 8, mais uma edição da oficina “Educação Financeira – O Caminho das Contas”.  Desta vez, o workshop foi ministrado para mais de 70 pessoas, majoritariamente mulheres, na sede Associação Brasileira de Advogados (ABA), em Águas Claras (DF). 

Como parte do projeto Qualifica Mulher, da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SNPM/MMDFH), a iniciativa teve o intuito de ensinar o público presente a traçar o caminho das contas: definir o mapa do comportamento, organizar as finanças, planejar o futuro e entender como funcionam os serviços bancários. Uma das principais lições repassadas diz respeito ao equilíbrio na hora de fazer compras. 

Aprenda a lidar com o seu dinheiro 

Uma das participantes da oficina foi a moradora de Samambaia (DF), Lilian Porto, de 30 anos. Ela vende sapatos há três anos e pretende abrir a própria empresa. “Enxerguei nesse curso a oportunidade de aprender mais sobre finanças, já que eu busco ser uma empresária de sucesso”. disse. “Pude aprender aqui sobre a importância do mapa das finanças para alcançar os nossos objetivos. Entendi que nós temos que sonhar, mas os sonhos precisam estar organizados no papel para serem alcançados”, observou.

Segundo a diretora da ABA, Gracileidy Bacelar, a instituição está de acordo com todas as iniciativas do MMFDH no que diz respeito à garantia dos direitos das mulheres. “Apoiamos projetos como o Qualifica Mulher e Salve Uma Mulher, já que estão alinhados ao que diz no nosso estatuto de defesa das causas da mulher”, afirmou.  

Qualifica Mulher

Presente na oficina, o coordenador do Trabalho e Progressão Econômica da Mulher (MMFDH), Jhonatan Araújo, convidou as participantes a fazerem os cursos do Qualifica Mulher, instituído pela Portaria n° 3.175/20, o qual tem a proposta de formar uma rede de parcerias com o Poder Público e instituições privadas. 

“O objetivo é fomentar ações de qualificação profissional, trabalho e empreendedorismo para geração de emprego e renda para as mulheres em situação de vulnerabilidade social”, explicou o coordenador.

“Os cursos gratuitos atendem, prioritariamente, mulheres com renda mensal de até um salário mínimo e meio, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental e/ou médio, ou que não tenham escolaridade”, reforçou Jhonatan Araújo.

Os eixos de atuação do projeto contemplam o “Qualifica Capacita – qualificação e capacitação profissional”, “Qualifica Empreende – capacitação para o empreendedorismo” e “Qualifica Concretiza – caminho à empregabilidade e incentivo ao microcrédito para empreendedoras”.

Acesse a página do projeto 

Para dúvidas e mais informações:
[email protected]

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Jurista do CEUB defende dispensa da autorização do cônjuge para esterilização e uso do DIU

Especialista em Direito Médico explica os desdobramentos de Lei Estadual do Piauí e sugere ampliação …