Início / Cultura / I PRÊMIO CANDANGO DE LITERATURA

I PRÊMIO CANDANGO DE LITERATURA

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do GDF lança edital para premiação de livros recentes escritos em língua portuguesa

*Concurso será aberto a autores de todos os países lusófonos

*Escritores podem concorrer com livros publicados em primeira edição em 2021

*Prêmio integra a programação de eventos que celebra Brasília “Capital Ibero-americana das Culturas 2022”

*Edital estará disponível no site www.premiocandangodeliteratura.com.br

Espalhada por quase todos os continentes, a língua portuguesa é a 5ª mais falada no mundo, a 3ª mais falada do ocidente e a 1ª quando se trata de hemisfério sul. A língua de Camões, como é carinhosamente chamada, “a última flor do lácio”, segundo Olavo Bilac, o português é o idioma de aproximadamente 300 milhões de pessoas no mundo. Agora, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal quer incentivar a circulação no Brasil da produção recente de autores de todos os países lusófonos. É o I PRÊMIO CANDANGO DE LITERATURA que irá distribuir cerca de R$ 180 mil em prêmios. O lançamento do edital para concorrer à premiação acontecerá no próximo dia 26 de abril, a partir das 19h, no Cine Brasília.

A criação do prêmio se integra às ações de Brasília como Capital Ibero-americana das Culturas 2022. O I PRÊMIO CANDANGO DE LITERATURA vai contemplar obras de autores de língua portuguesa em seis categorias – Romance, Poesia, Conto, Prêmio Brasília, Capa e Projeto Gráfico –, além de duas linhas destinadas a iniciativas de incentivo à leitura (Geral e Pessoa com Deficiência). Além do prêmio em dinheiro, os autores concorrerão a um troféu criado especialmente pelo artista André Cerino. Poderão se inscrever escritores de língua portuguesa de qualquer parte do mundo, que tenham publicado livros em primeira edição em 2021.

O edital com os prazos para as inscrições e demais orientações será conhecido na noite do dia 26, em cerimônia que contará com a presença de representantes do Instituto Casa de Autores (selecionado para realizar o Prêmio), da CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa, do Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF, Bartolomeu Rodrigues, e do grande poeta do rap nacional, Gog, que fará o show de encerramento. A apresentação será dos atores Adriano Siri e Adriana Nunes, integrantes da companhia de comédia Os Melhores do Mundo.

“O Candango de Literatura tem o objetivo de valorizar autores que escrevem em língua portuguesa, tendo como base Brasília, cidade que possui inúmeros autores e poetas reconhecidos nacional e internacionalmente. Esse intercâmbio com países de língua portuguesa enriquece a cultura do DF e é o primeiro passo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa para colocar a cidade no calendário da literatura mundial”, ressalta o secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues.

Segundo o Instituto Casa de Autores, a intenção é prestar uma grande homenagem à língua portuguesa e a toda a diversidade cultural dos países lusófonos. Como explica Maurício Melo Júnior, escritor e presidente do Instituto Casa de Autores: “A importância do prêmio está em trazer à baila a literatura contemporânea. O pensamento moderno, de hoje, é o que nos interessa. O que estão dizendo nossos novos escritores é que nos interessa. Com isso instigamos a criatividade e a literatura atual. Daí sua indiscutível importância”.

A curadoria do prêmio será do premiado escritor Ignácio de Loyola Brandão. Contista, romancista, jornalista, membro da Academia Brasileira de Letras, Ignácio de Loyola Brandão é um autor fundamental para a literatura brasileira. Sua obra já foi traduzida para diversos idiomas e é um profundo conhecedor da literatura produzida nos diferentes países de língua portuguesa. “Em momento de sufoco para a cultura brasileira, o Prêmio Candango nos faz respirar e acreditar que é possível enfrentar, seguir, criar, produzir”, diz Ignácio de Loyola Brandão. E acrescenta: “Tomo aqui a frase final do discurso de Fernanda Montenegro ao tomar posse na Academia Brasileira de Letras há duas semanas: “Resistiremos… Somos imortais”. O Candango reforça nossa imortalidade”.

CASA DE AUTORES – Instituição selecionada para conduzir a realização do I PRÊMIO CANDANGO DE LITERATURA, a Casa de Autores, criada em 2006, é um espaço de reflexão, discussão, produção literária, troca de experiências e de promoção da leitura e da cultura. Destaca-se pela forte atuação em parceria com escolas públicas e privadas do Distrito Federal e Goiás. Em 2009, transformou-se em Instituto Cultural com o objetivo de promover livros, palestras, cursos, oficinas, feiras e eventos literários. O Instituto já promoveu 11 edições da Festa Literária de Pirenópolis, a FLIPIRI.

BRASÍLIA, CAPITAL IBERO-AMERICANA DAS CULTURAS 2022 – O título foi atribuído à cidade em novembro de 2021, em Madri. Anualmente, uma das cidades que compõem a UCCI – União das Cidades Capitais Ibero-americanas é escolhida e recebe a incumbência de promover a diversidade cultural ibero-americana, fomentar o diálogo intercultural e ações de intercâmbio, cooperação e integração cultural das cidades que integram a UCCI.

SOLENIDADE DE LANÇAMENTO DO PRÊMIO CANDANGO DE LITERATURA

DATA: 26/04/2022

LOCAL: Cine Brasília

HORÁRIO: 19h às 21h

ENTRADA FRANCA – ingressos limitados (o cinema estará com a capacidade de público reduzida para a cerimônia)

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Terceira e última etapa do Educação e Cultura abre inscrições para oficina de dança afro

A formação acontece no Iesb Ceilândia e culminará na apresentação  Registro Educação e Cultura. Foto: …