Início / Educação / IEE promove “Intercâmbio Literário” virtual com jovens em vulnerabilidade social

IEE promove “Intercâmbio Literário” virtual com jovens em vulnerabilidade social

No próximo dia 6 será realizada a terceira edição do encontro dos conviventes dos Espaços de Cidadania de todo o país

Divulgação

No dia 6 de dezembro, as quatro unidades do Espaço de Cidadania do CIEE (Taguatinga, São Paulo, Salvador e Manaus) realizam o “Intercâmbio Literário”. O projeto visa promover um intercâmbio de informações, dicas e culturas das quatro localidades, além de despertar o interesse dos jovens pela leitura e escrita. A iniciativa ocorre desde 2019 e os resultados são muito satisfatórios, com trocas e envolvimento entre os conviventes dos Espaços.

Em 2021, a terceira edição do “Intercâmbio Literário” promove uma viagem virtual pelas cidades onde estão localizados os Espaços de Cidadania, estimulando os conviventes a vivenciarem uma imersão em diferentes culturas. Na ocasião, os jovens serão convidados a escrever cartas que apresentem valores regionais envolvendo aspectos como culinária, música, danças, costumes, tradições, pontos turísticos, gírias locais, etc. Eles podem enviar também fotografias e desenhos para ilustrá-las. Em seguida, essas cartas são trocadas, por intermédio dos orientadores e gerência dos Espaços de Cidadania de cada estado. O dia 6  de dezembro vai marcar o momento de todos se conhecerem virtualmente.

Vínculo durante a pandemia

Durante um ano e meio, em momento de pandemia e isolamento social, a unidade do Espaço de Cidadania de Taguatinga manteve as atividades e o vínculo com os jovens atendidos e familiares, via WhatsApp e por meio de outras plataformas virtuais (Google meet). Em outubro de 2021, as atividades presenciais foram retomadas, respeitando regras de distanciamento e o uso de máscaras.

O que são os Espaços de Cidadania?

Espaços de Cidadania são unidades do CIEE dedicadas à oferta de ações e serviços socioassistenciais gratuitos para o público em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, com objetivo de fortalecer a convivência social, a participação cidadã, o retorno ou permanência na escola e uma formação geral para o mundo do trabalho. O público-alvo é encaminhado prioritariamente pela rede socioassistencial, em particular, pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).

CIEE 57 anos – Transformando vidas, construindo futuros

Desde sua fundação, há 57 anos, o CIEE se dedica à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Em 2003, abriu uma nova frente socioassistencial com a aprendizagem. Em paralelo, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.

Acompanhe o CIEE pelas mídias sociais:

Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Tik Tok e Linkedin. www.ciee.org.br

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Concursos 2022: especialista do IMP fala sobre retomada das grandes seleções

Com um cenário muito favorável, os concursos de 2022 vão trazer diversas oportunidades para quem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *