Início / Cultura / Instituto Chamaleon é premiado pela Lei Aldir Blanc

Instituto Chamaleon é premiado pela Lei Aldir Blanc

A lei tem como objetivo fornecer ajuda emergencial para artistas e empresas do setor cultural que passaram por dificuldades financeiras durante a pandemia. 

Divulgação

A lei federal 14.017/2020, popularmente conhecida como lei Aldir Blanc, é uma homenagem ao compositor e escritor homônimo, que faleceu em maio de 2020, vítima da Covid-19. Os recursos são disponibilizados pelo governo federal e gerenciados, no DF, são gerenciados pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec), que lança edital com regras e seleciona as entidades e artistas que serão beneficiados.  

A Secretaria avaliou, segundo critérios internos, artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural, com a finalidade de providenciar auxílio emergencial às organizações que precisaram suspender seus trabalhos. Os requisitos de avaliação buscam computar o histórico da instituição, e alguns deles são: o tempo de atuação e a regularidade em ações eficientes de cultura e arte. 

A Chamaeleon, que já atua há 15 anos em Brasília, foi contemplada pelo Prêmio Aldir Blanc. O resultado saiu no dia 9 de dezembro, no site da Secretaria de cultura, sendo um passo muito importante para a continuação dos serviços prestados pela Ong. O prêmio, recebido em dinheiro, além de ser uma forma de reconhecimento do trabalho, é também um meio de suprir emergencialmente as demandas internas da organização.  

O Instituto dá assistência psicológica gratuita para crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, e segundo Andrey do Amaral, diretor-presidente da Ong, “as ações de cultura servem para complementar o tratamento psicológico, de forma a minimizar ou até reduzir os traumas.” Algumas das ações da Chamaleon são a Biblioteca Breatriz Schwab, a distribuição de livros e mostras de cinema.  

Serviço:  

Instituto Chamaeleon  

CLSW 105 bloco C sala 153 – Edifício Diana Mall Business – Sudoeste  

www.chamaeleon.org.br  

Chamaeleon@chamaeleon.org.br ou institutochamaeleon@gmail.com  

Instagram @institutochamaeleon / Facebook Instituto Chamaeleon  

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Espetáculo Ovelha Dolly ganha temporada no Sesc Garagem

Com direção e texto de Fernando de Carvalho e atuação de Micheli Santini, a montagem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.