Início / Cultura / Ira Levin no Live Streaming do Sextas Musicais

Ira Levin no Live Streaming do Sextas Musicais

Aclamado mundialmente pela versatilidade musical, maestro titular do Theatro Municipal do Rio de Janeiro se apresenta no palco do Casa Thomas Jefferson Hall

O Sextas Musicais abre julho com uma apresentação que marcará a história do projeto. Do piano do CTJ Hall, a partir das 20h, para a live streaming do dia 3 de julho, o maestro Ira Levin ecoa obras de ícones da história da música e de sua própria trajetória. Aclamado mundialmente pela versatilidade musical, Levin é o atual maestro titular do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Pupilo do célebre pianista cubano Jorge Bolet, o musicista de Chicago (EUA) logo evoluiu para regência e arranjo. Ao longo de sua carreira, o concertista realizou mais de 1.200 apresentações de 95 óperas diferentes e um vasto repertório sinfônico em centenas de shows. A live streaming será transmitida pelo canal do YouTube da Casa Thomas Jefferson.

No programa do recital, obras de Gershwin, como Prelude #2 e Rhapsody in Blue. Levin tocará composições de Chopin, como Polonaise-Fantasie opus 61, Etude opus 25 #7, Barcarolle opus 60, Nocturne opus 55 #2, e Ballade # 4 Opus 52. O repertório também contemplará Debussy, com a peça La Cathedrale engloutie e Villa-Lobos, com O trenzinho do caipira, essa com arranjos de Ira Levin. “É uma honra receber o maestro Levin, um virtuose da música reconhecido em todos os cantos do mundo. O concerto para o Sextas Musicais marca as celebrações do 4 de Julho, Dia da Independência dos EUA e uma data importantíssima para os cidadãos norte-americanos”, detalha o produtor sociocultural da Casa Thomas Jefferson, Luiz Carlos Costa. A apresentação é um presente da Casa Thomas Jefferson, em parceria com a Embaixada dos EUA, para também homenagear Brasília, no ano em que a capital completa seis décadas.

Ira Levin – Foto Divulgação

Reconhecimento mundial

Ira Levin iniciou seus estudos de piano aos 10 anos de idade, em Chicago. Aos 20 anos, ganhou o primeiro prêmio no Concurso Nacional Chopin, nos EUA. Seis anos depois, regia óperas e concertos sinfônicos em palcos icônicos, além de se apresentar como solista de concertos de Bach, Mozart e Beethoven.

O pianista, arranjador e maestro Ira Levin tem trabalhado com renomados instrumentistas, cantores e diretores de todo o mundo, e regido em importantes casas de ópera e salas de concerto na Europa e nas Américas. O musicista tem álbuns gravados pelo reconhecido e prestigiado selo Naxos e soma uma diversidade de óperas no currículo. No Brasil, dirigiu o Municipal de São Paulo de 2002 a 2005 e, posteriormente, o Teatro Nacional de Brasília. Ira é maestro titular do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, desde 2019.

Com um portfólio invejável, Ira Levin também gravou discos com a Sinfônica de Londres, com a Orquestra Nacional da Escócia, com a Orquestra Estadual de Brandemburgo e com a Orquestra Sinfônica de Norrland (Suécia). Foi maestro principal das Casas de Ópera de Bremen e Dusseldorf (1988-1996, 1996-2002), na Alemanha, e o principal maestro convidado do Teatro Colón de Buenos Aires, entre 2011 e 2015. Levin também dirigiu montagens operísticas do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, como O Caso Makropulos (2019) e Kátia Kabanová, de Leos Janácek (2018); e o programa duplo Pulcinella/Arlecchino (2017). Publicou mais de 40 obras, incluindo transcrições para piano, além de sete grandes orquestrações.

IMAGENS: https://www.youtube.com/watch?v=fe898v0FP8k

PROGRAME-SE

Live Streaming SEXTAS MUSICAIS – IRA LEVIN

A live streaming poderá ser acessada no YouTube da Casa Thomas Jefferson: https://www.youtube.com/user/ctjonline

Data: Sexta-feira, 3 de julho, 20h

Classificação indicativa: Livre

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

SERTÃO CERRADO TRAZ AO PÚBLICO A HERANÇA CULTURAL E OS SABERES BRASILEIROS

Marcello Linhos, Adriana Nunes, Nelson Latif e Marcelo Lima no Live Streaming do Sextas Musicais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *