Início / Cultura / Projeto “Tão Jovens” leva arte e cultura a estudantes do Gama

Projeto “Tão Jovens” leva arte e cultura a estudantes do Gama

ovens poderão fazer oficinas gratuitas de dança urbana, teatro, desenho e escrita criativa.  As inscrições vão até 05 de julho.

O projeto “Tão Jovens – Arte e Educação” nasce com o objetivo de oferecer a jovens estudantes do Gama um espaço de acolhimento, pertencimento e discussão. Por meio das artes, os jovens vão trabalhar suas identidades, se conectando com a comunidade e com outros jovens, além de desenvolverem novas habilidades. Para a idealizadora do “Tão Jovens”, a produtora cultural e orientadora educacional Sonia Tavares, “ao se conectar com sua melhor versão, o jovem pode transformar o ambiente escolar e o território num lugar mais democrático e humanizado, onde os saberes sejam valorizados, assim como a identidade e o pertencimento social.”

O público-alvo são estudantes de 11 a 17 que estejam regularmente matriculados no CEF01- Gama ou sejam da comunidade. Ao todo são 80 vagas e tanto as inscrições como as oficinas são gratuitas. 

A esses jovens serão oferecidas quatro oficinas: dança urbana, teatro, desenho e escrita criativa. “A proposta é de oferecer oficinas, onde jovens possam conviver com outras pessoas, participar de atividade que escolheram de forma protagonista, desenvolver habilidades e se projetarem para o futuro a partir dessa experiência”, explica Sonia. E finaliza, “a arte tem o poder de acessar esferas da existência humana de forma sensível e profunda”.

  Na comunidade essa ação reflete em vários comportamentos, gerando impactos positivos como a afirmação da identidade, do pertencimento e da representatividade; a sensibilização para importância do combate a todas as formas de violência; a criação de espaços onde os estudantes possam agir ativamente na escola; o combate a práticas racistas e sexistas no cotidiano escolar, entre outros. Essa relação da comunidade com a escola fica muito evidente neste projeto, em que a escola reforça sua vocação de ser, também, um espaço de escuta ativa, acolhimento emocional, de discussões e potencialização das identidades.

As aulas acontecem de 2 de agosto a 20 de outubro de 2022, no Centro de Ensino Fundamental 01 do Gama-DF e, ao término do curso haverá uma apresentação de cada turma para a comunidade. Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF e idealizado pela produtora cultural e orientadora educacional Sonia Tavares Medeiros.

O que vai rolar:

Oficinas de dança urbana, teatro, desenho e escrita criativa.

Quem pode participar: jovens de 11 a 17 anos, do CEF 01-Gama e da comunidade.

Inscrições gratuitas até 05/07 diretamente no CEF 01-Gama (Sala da Orientação Educacional).

Aulas gratuitas a partir de 02 de agosto.

Acompanhe nas redes sociais @taojovens_arteeducacao (IG) // @Tão-Jovens-Arte-e-Educação (face) 

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Terceira e última etapa do Educação e Cultura abre inscrições para oficina de dança afro

A formação acontece no Iesb Ceilândia e culminará na apresentação  Registro Educação e Cultura. Foto: …