Início / Cultura / ‘Queremos chegar aos mestres, chegar aos griôs’, diz Margareth Menezes durante participação no Festival Brasília de Cultura Popular

‘Queremos chegar aos mestres, chegar aos griôs’, diz Margareth Menezes durante participação no Festival Brasília de Cultura Popular

Ministra da cultura e chefe dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, estiveram presentes junto a importantes lideranças do DF nos primeiros dias do evento que segue até sábado, 28/01

Os primeiros dias do Festival Brasília de Cultura Popular foram marcados por presenças e encontros importantes para o setor cultural do país.  A 11 ª edição do Festival, que segue até 28 de janeiro, acontece pela primeira vez em um dos espaços mais importantes da cidade, o Clube do Choro. Margareth Menezes e Sônia Guajajara participaram, nesta quarta (25) e quinta (26), respectivamente, de uma roda de conversa com relevantes lideranças da cultura possibilitada pelo “Espaço Eco” do evento, um ambiente dedicado à escuta e partilha da ancestralidade.

Durante a abertura do Festival, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, discursou sobre a necessidade de potencialização e apoio ao setor.  “O Brasil é o sétimo país que mais influencia outras nações com a sua cultura, no entanto, sempre tivemos um investimento muito pequeno neste setor para termos uma dinâmica de retorno econômico. Essa é uma realidade que precisa mudar”, destacou. 

A ministra também falou sobre a capacidade de ampliação da realização de Festivais em todo o país. “Uma das metas do ministério é cuidar da potencialização do setor cultural. Encontramos 1.800 projetos captados que estavam, simplesmente, vetados por questões políticas. No Brasil, podemos ter muito mais festivais, e o ministério vai trabalhar para apoiar esses eventos”, afirmou. 

No segundo dia de atividades, (26/01), outra presença simbólica para a valorização da diversidade cultural do país participou da programação, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. Durante sua fala, a ministra destacou a necessidade de conscientização sobre os povos originários. “Embora sejamos povos originários, ainda somos muito desconhecidos em nosso país. E ainda somos, em muitos lugares, vistos como seres estranhos, como invasores. Temos um trabalho enorme a fazer, a começar pelo bê-á-bá”, pontuou. 

Além das ministras, autoridades e lideranças da cultura e do sagrado estiveram presentes nas rodas de conversa possibilitadas neste espaço como Marytha Hamuhuaca (ARG), Mestre Manoelzinho Salustiano (PE), Danielle Freitas (DF), Roberta Martins – secretaria de Comitês de Cultura do MinC–, Ialorixá Mãe Baiana de Oyá (DF), Tico Magalhães (DF), Leandro Grass – presidente do Iphan –, Francisco Martín Lobo – representante da Embaixada da Argentina – e os Deputados Distritais Fábio Félix e Gabriel Magno.

Sobre o Festival Brasília de Cultura Popular 

A 11ª edição do projeto promove oficinas, trocas de saberes, feira de artesanato e shows. Ao todo, são 11 apresentações durante os 4 dias de programação. Além das tradicionais e já consagradas atrações locais como Seu Estrelo, Tereza Lopes, Orquestra Alada e Chinelo de Couro, renomados artistas nacionais como Alessandra Leão (PE), Mestre Sapopemba (PB) e Mestre Nico (PE) participam da programação.

Confira programação completa:

Sexta-feira (27/01)

  • 14h: Oficina de dança com Mestre Nico (PE);
  • 19h: Apresentação Mamulengo Fuzuê (DF);
  • 20h: Sambadeiras de Roda (DF); 
  • 21h30: Tereza Lopes (DF); 
  • 22h45: Alessandra Leão (PE) e Mestre Sapopemba (AL);
  • 00h: Chegada do Calango Voador com a Orquestra Alada Trovão da Mata (DF).

Sábado (28/01)

  • 19h: Apresentação Mamulengo Presepada (DF);
  • 20h: Kirá (DF);
  • 21h30: congadas do Moçambique Santa Efigênia (MG);
  • 22h45: Chinelo de Couro (DF);
  • 00h: Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro (DF) com participação de Mestre Nico (PE) e Gabriel Paes (DF).

Serviço – 11° Festival Brasília de Cultura Popular

Local: Clube do Choro

Data: 25 a 28 de janeiro

Classificação: Livre 

Site: http://fbcp.com.br/ 

Informações: https://www.instagram.com/brasiliadeculturapopular/ 

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Exposição “Contempláveis do Apogeu” de Thaís Kuri

Thaís Kuri apresenta a exposição “Contempláveis do Apogeu” de 02 de março a 12 de …