Início / Saúde / Sete lugares para praticar exercícios físicos ao ar livre em Brasília

Sete lugares para praticar exercícios físicos ao ar livre em Brasília

Professor do curso de Educação Física do IESB orienta como aproveitar a área verde da capital e deixar as férias ainda melhores

Imagem Divulgação

Ótima alternativa para quem está em Brasília, aproveitar a surpreendente área verde da cidade e seus parques para realizar exercícios físicos também é programa ideal para a temporada de férias. Atrações, inclusive, que atendem à demanda atual de segurança contra a Covid-19, seguindo todos os protocolos de distanciamento social e higiene, em meio a belezas naturais.

“As práticas de exercícios trazem benefícios à saúde física e mental. E quando elas são realizadas em um local diferente, como um parque, pode trazer, de uma certa forma, maior interesse, além de momentos de inspiração e relaxamento, sempre buscando o conforto”, destaca o professor do curso de Educação Física do IESB, Sérgio Júnior.

Entre as opções de atividades ao ar livre, o especialista destaca caminhada, corrida, andar de bicicleta e até a utilização dos próprios equipamentos dos parques. “Lembrando que é fundamental a procura de um profissional da educação física antes de planejar qualquer exercício físico”, reforça o professor Sérgio.

Opções de lugares para colocar tudo isso em prática não faltam no quadradinho. A capital federal encanta com suas belezas de áreas verdes em meio ao cerrado, segundo maior bioma da América Latina, oferecendo diversos atrativos que envolvem a prática de ecoturismo, além de atividades naturais que só a região proporciona. Para ter uma ideia da dimensão, o Distrito Federal (DF) possui mais de 70 parques ecológicos e urbanos, além de outras 22 unidades de conservação de proteção integral ou de uso sustentável. Há parques com cachoeiras, trilhas, área de piquenique e até circuitos de ginástica.

Para ajudar na escolha, pedimos ao professor Sérgio algumas indicações. Veja a lista de sugestões:

Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek

Fundado em 1978 e localizado na Asa Sul, no Eixo Monumental, é um dos maiores parques urbanos do mundo e o maior da América Latina. Sua área verde de 420 hectares tem imensa infraestrutura de lazer ao ar livre e oferece diversão para todos os públicos e idades. São diversos atrativos, especialmente para práticas esportivas, como: quadras de vôlei, futebol, basquete, pista de corrida e ciclovia, além de um belo lago artificial.

Parque das Garças

Localizado na QI 15 do Lago Norte, o Parque das Garças tem característica única que dá ao local uma atmosfera praiana. Com beleza exuberante, é fácil encontrar várias espécies de aves como corujas, patos e as famosas garças que dão nome ao local. Também é possível praticar stand-up paddle e caiaque. Seu vasto gramado é ideal para piqueniques ao ar livre e atividades físicas, como caminhada.

Parque Olhos D’água

Localizado na Asa Norte, é um dos pontos mais frequentados da região. Ali desenvolvem-se diversas atividades, desde caminhada, corridas, incluindo aulas de yoga, tai chi chuan e meditação. Durante o percurso, não deixe de contemplar a Lagoa do Sapo, com seus peixes, tartarugas e patos.

Parque Ermida Dom Bosco

Com vista privilegiada da cidade e um pôr do sol incrível, o parque conta com uma extensa área de cerrado nativo e espaços para descanso e atividades, como ciclovias e trilhas para caminhada. Sua atmosfera sagrada e paisagem espetacular fazem da Ermida Dom Bosco um passeio para encher os olhos e a alma.

Parque do Jardim Botânico

O local tem a missão de levar ao público, plantas e formações vegetais de diversas partes do mundo, além do cerrado, é claro. Nos 500 hectares abertos à visitação pública, há várias trilhas sinalizadas para caminhada e ciclismo, entre elas a Trilha Mater, Trilha Labiata, Trilha Ecológica e Trilha Krahô. Nas áreas edificadas, existem diversos jardins temáticos, como o Jardim Evolutivo, Jardim de Cheiros, Jardim japonês e o Jardim de Contemplação.

Parque Ecológico Península Sul

O Parque Ecológico Península Sul é um dos pontos prediletos do brasiliense para contemplação e prática de diversos esportes aquáticos como natação, canoagem e kitesurf. Localizado no Lago Sul, o parque possui entre seus atrativos pista de caminhadas, quadras de tênis e espaços convidativos para piqueniques. O destaque fica por conta de uma trilha de aproximadamente 6,5 km, que liga o parque ao Pontão do Lago Sul e ao Morro da Asa-Delta, um percurso para testar o fôlego e encher os olhos.

Parque Ecológico de Águas Claras

Criado em 2000, o parque possui ótima estrutura, com trilhas para caminhadas, quadras de voleibol e futevôlei. Em meio aos grandes prédios de Águas Claras, o lugar é o respiro que qualquer pessoa precisa na cidade. A pista do local tem 4,5km e é formada por subidas e descidas, com pouco espaço plano.

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

iOdonto tem vagas para atendimento voluntário em setembro

Com avaliação gratuita, o paciente paga apenas o preço de custo do material utilizado no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *