Início / Cultura / Diálogo sobre a preservação do Meio Ambiente é necessário em casa e nas escolas

Diálogo sobre a preservação do Meio Ambiente é necessário em casa e nas escolas

Rosa Maria Bressaglia*

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último sábado (5), tem por objetivo promover conscientização e desenvolver atividades de proteção e preservação da nossa biodiversidade. Esta data é importante, principalmente, para desenvolvermos um momento de reflexão.

Rosa Maria Bressaglia

Os recursos naturais precisam ser preservados e as atividades humanas, infelizmente, têm impactado muito o Meio Ambiente. Os seres humanos são os grandes responsáveis por mudanças graves no ecossistema, com ações degradantes envolvendo a poluição e a perda de biodiversidade. Portanto, cabe a nós criar medidas que impeçam que os nossos impactos atinjam, de modo irreversível, o planeta Terra.

Proteger e melhorar a relação entre a sociedade e a natureza é um dever de todos. Ainda que não pareça, pequenas ações podem ter grandes impactos futuramente. Por isso, se faz necessário discutir esse tema não apenas nas salas de aula, mas também dentro das próprias residências dos brasileiros. As instituições de ensino têm, sim, um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes. Contudo, precisamos ampliar o debate para além do ambiente escolar.

Sabe-se que o ambiente escolar é uma das principais ferramentas transformadoras da sociedade, pois é nele que a formação de novos valores, da convivência em sociedade e da aquisição de conhecimento acontece. Sendo assim, ela promove a mudança de comportamentos tidos como nocivos tanto para o ambiente, como para a sociedade.

Desta maneira, integrar programas de educação ambiental nas escolas proporciona a aproximação do estudante com a natureza, fazendo com que este perceba que também faz parte do meio ambiente e que, cabe a ele, protegê-lo.

Nessa perspectiva, o aluno é preparado para conhecer temas relacionados com a área ambiental, trabalhando temas como o consumo, recursos naturais, crise ambiental, efeito estufa, tipos de lixo, coleta seletiva, reciclagem, dentre outros. Todos são trabalhados com os alunos para que eles se familiarizem com as práticas sustentáveis e possam vislumbrar os problemas relacionados com a degradação do meio ambiente e suas implicações futuras.

Contudo, vale destacar a importância do assunto ser levado para o dia a dia das famílias. É preciso incentivar a preservação do Meio Ambiente e auxiliar nas decisões tomadas nos próprios lares. Incluir uma criança e/ou adolescente na rotina de separação do lixo ou na racionalização da água são ações básicas, que ajudam a conscientizar essa nova geração. Nossos recursos são finitos e, portanto, devemos ser cuidadosos diante as escolhas que fazemos.

Os jovens de hoje serão os responsáveis em tomar decisões no futuro, seja no comando de empresas ou dentro do ambiente político. Conscientizá-los sobre a importância de preservar o Meio Ambiente é poupar que a exploração descontrolada dos recursos naturais continue acontecendo, garantindo uma sociedade mais responsável e conectada com a natureza.

*Professora de Biologia do Colégio Seriös

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Advogada e professora brasiliense Marilene Matos participa de obra coletiva sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos

Foi lançado recentemente o livro “Nova Lei de Licitações – Apontamentos Práticos” que contou com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *