Início / Cultura / Duo de flauta e vibrafone com Odette Ernest Dias e Lourenço Vasconcellos

Duo de flauta e vibrafone com Odette Ernest Dias e Lourenço Vasconcellos

Sextas Musicais com Ondas Reflexas – Odette Ernest Dias e Lourenço Vasconcellos :: Avó e neto em recital

Odette e Lourenço – Foto Divulgação

nquietude e talento musical são a fusão perfeita para o Duo Odette Ernest Dias e Lourenço Vasconcellos, avó e neto juntos em um recital inédito no Sextas Musicais, de 29 de novembro.  O dueto lança o álbum Ondas Reflexas e ecoa um sopro quente passando por um tubo de metal e um lento alternar de baquetas percutindo uma tecla. Duas maneiras distintas de se produzir o som, matéria prima da música. Flauta e Vibrafone. Soltos no espaço, quase com vontade própria, se misturam, se complementam, se fortalecem juntos. Flautista e Vibrafonista. Avó e neto. O duo cumpre intensa agenda de apresentações. O repertório do álbum Ondas Reflexas inclui Sarabandas de Bach que se misturam e dialogam com valsas brasileiras. O recital será no Casa Thomas Jefferson Hall – SEP-Sul 706/906, às 20h. A entrada é franca.

Odette Ernest Dias, flautista, francesa naturalizada brasileira, chegou ao Brasil em 1952 a convite do maestro Eleazar de Carvalho para integrar a Orquestra Sinfônica Brasileira. Atuou nas orquestras da Rádio Tupi e Sinfônica Nacional, participou de gravações com Tom Jobim e Elizeth Cardoso, dentre inúmeros ícones da MPB. Na Universidade de Brasília, foi professora titular, por notório saber. O seu interesse pela formação da música brasileira foi incentivo para a realização de pesquisas sobre o assunto, resultando em vários discos gravados, artigos e livros publicados e realização de recitais, no Brasil e exterior. O Clube do Choro de Brasília foi fundado por músicos que se reuniam em seu apartamento. Atualmente, aos noventa anos de idade, cumpre intensa agenda como professora e concertista.

O baterista, vibrafonista e compositor Lourenço Vasoncellos dialoga com as mais variadas linguagens musicais. Graduou-se em Composição pela UFRJ, é Mestre em Música pela Universidade da Flórida, EUA. Apresentou-se com Egberto Gismonti e a Orquestra Corações Futuristas. Gravou discos com destaque para seus projetos pessoais: Três, com Francisco Pellegrini e Lise Bastos; Músicas para Saudar Jorge Amado, com a Orquestra Revelia; Kinetic Meditations, com Graeme Gardiner; Reflexões, trabalho solo baseado improvisação livre; e Ondas Reflexas, duo de flauta e vibrafone com Odette Ernest Dias que será lançado neste recital.

Lourenço Vasconcellos atua como baterista do Relógio de Dalí, grupo importante na cena instrumental contemporânea, além de liderar o seu próprio trio como vibrafonista e compositor. Realiza turnês nacionais com a artista Letrux e a Gaia Wilmer Big Band, homenageando Egberto Gismonti. Desde 2015, atua como regente da Orquestra de sopros da PróArte.

PROGRAME-SE

SEXTAS MUSICAIS – DUO ODETTE ERNEST DIAS E LOURENÇO VASCONCELLOS

Local: CTJ Hall – Casa Thomas Jefferson – Asa Sul (SEPS 706/906)

Data: Sexta-feira, 29 de novembro, 20h

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Business Meeting Wine & Jazz Edition – Rede Moai

ma noite de vinhos e jazz reuniu empresários e acionistas da capital federal para uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.