Início / Educação / Mamulengo Presepada abre diálogos sobre educação patrimonial em aulas online de escolas públicas

Mamulengo Presepada abre diálogos sobre educação patrimonial em aulas online de escolas públicas

Projeto “O Mamulengo na Educação Patrimonial” apresentará aulas-espetáculo gravadas com audiodescrição e bate-papos ao vivo via videoconferência

Chico Simões – Foto de Davi Mello – Divulgação

O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste é tradição viva e fortemente presente no diverso caldeirão cultural do Distrito Federal. Uma forma de expressão reconhecida como patrimônio cultural imaterial desde 2015, que revela, através da brincadeira e da originalidade criativa, processos históricos da formação do povo brasileiro e suas re-existências. 

Com mais de 30 anos dentro dessa tradição, o bonequeiro Chico Simões e seu grupo Mamulengo Presepada realizam, durante o mês de agosto, a 2ª edição do projeto “O Mamulengo na Educação Patrimonial”. Adaptado ao formato virtual, o projeto apresentará aulas-espetáculo gravadas e realizará videoconferências com estudantes de escolas públicas de Taguatinga e do Guará. As ações irão integrar as aulas regulares que ainda seguem online, devido à pandemia.

Além das escolas, a iniciativa terá edição especial na próxima terça, dia 10 de agosto, junto ao público que possui deficiências visuais da Biblioteca Braille Dorina Nowill de Taguatinga. A própria biblioteca repassará ao público frequentador a gravação da aula-espetáculo e o link de transmissão da videoconferência, que iniciará às 10h da manhã. O diálogo é aberto a outros interessados. Para participar é necessário solicitar o link pelo email: camaleaocultural@gmail.com

Nas escolas, a programação começa no dia 09 de agosto e segue até o dia 23. Os estudantes de cada unidade terão acesso às aulas-espetáculo gravadas dentro do planejamento pedagógico  determinado pela escola. Posteriormente, também participarão de bate-papos via videoconferência, que contarão com a presença do bonequeiro Chico Simões e dos músicos: Daniel Carvalho (rabeca e voz), Layza Cristiane (ganzá e voz) e Pedro Tupã (pandeiro). 

Educação, patrimônio e salvaguarda

Geralmente brincado por um bonequeiro e um terno de músicos que interagem sempre com o público, o Mamulengo é a forma popular e tradicional do teatro de bonecos no Brasil. Um ofício repassado pela tradição oral, de mestre para aprendiz. Nasceu nos interiores do Nordeste e se espalhou junto com os processos migratórios, recebendo diferentes nomes: Mamulengo (PE, SP e DF), Babau (PB), João Redondo ou Calunga (RN) e Cassimiro Coco (CE, PI e MA). 

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), “a Educação Patrimonial constitui-se de todos os processos educativos formais e não formais que têm como foco o patrimônio cultural, apropriado socialmente como recurso para a compreensão sócio-histórica das referências culturais em todas as suas manifestações, a fim de colaborar para seu reconhecimento, valorização e preservação”.

Com as aulas-espetáculo e os diálogos via videoconferência, “O Mamulengo na Educação Patrimonial” pretende compartilhar não apenas a história, a estética e a diversa prática mamulengueira, como também debater sobre patrimônio cultural, história do Brasil, memória e seus desdobramentos. Um projeto educativo de salvaguarda, que propõe fortalecer a formação de público, o reconhecimento de identidades e a continuidade da tradição.

Conteúdo acessível

As aulas-espetáculo gravadas e com audiodescrição também estão disponíveis on-line para o público em geral, com acesso livre no site www.mamulengopresepada.com.br

SERVIÇO

O Mamulengo na Educação Patrimonial – Edição On-line

Videoconferência para pessoas com deficiências visuais

Quando: 10 de agosto (terça)

Horário: 10h

Acesso: solicite o link pelo e-mail camaleaocultural@gmail.com 

Aulas-espetáculo com audiodescrição: www.mamulengopresepada.com.br 

Nas escolas

09/08: CEMEIT
11/08: CEF 15 – Taguatinga

12/08: CEF 03 – Taguatinga

16/08: CEF 04 – Guará

17/08: CE 01 – Guará

19/08: CEF 05 – Guará
23/08: CEF 01 – Guará

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Impacta Advocacy e Impact Hub Brasília realizam, em outubro, o Fórum de Advocacy e Impacto 2021

Evento vai reunir lideranças da sociedade civil e do setor privado, ativistas, investidores sociais, pesquisadores …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *