Início / Cultura / 2° ENCONTRO DE ARTE URBANA NAS ESCOLAS

2° ENCONTRO DE ARTE URBANA NAS ESCOLAS

O Projeto Encontro Arte Urbana chega a sua 2ª edição e leva aos estudantes das escolas públicas da rede de ensino do DF nas cidades do Sol Nascente, Ceilândia e Samambaia um pouco da cultura Hip Hop.

Divulgação

A primeira etapa acontece no próximo dia 11 de março, sexta-feira, na CEF 04 da Ceilândia Sul.

Serão três workshops simultâneos de grafitti, aulas de dança urbana e batalhas de rimas direcionados aos alunos de cada instituição. Na ocasião acontece também um bate-papo com temas sobre cultura e paz; bullying; discriminação racial; inclusão social e fortalecimento de vínculos, além de uma vivência prática e próxima dos estudantes com o intuito de inspirar, capacitar e estimular o protagonismo jovem e o empreendorismo.

Para o Bboy Samuka, (Samuel Henrique Lima) integrante da DF Zulu Breakers da Ceilândia, a importância de eventos na semana de inclusão fortalecem a participação de jovens como ele no universo da dança e da cultura Hip Hop.

Samuel é deficiente e tem a sua trajetória conhecida mundialmente. Através do grupo ‘IL Abilities Crew’ já viajou por diversos países apresentando suas habilidades na pista de dança e conquistou diversos prêmios.

Participou do longa-metragem ‘Dançarina Imperfeita’, com produção da cantora Alicia Keys, em cartaz no Netflix, e, almeja participar das Olimpiadas em Paris em 2024.

“Através da dança eu pude superar a minha deficiência e ter uma vida normal. Hoje sou um profissional. Em minha primeira participação no projeto eu reencontrei minha professora da infância e foi emocionante, relembra”.

Divulgação

Samuel tinha 10 anos quando foi diagnósticado com câncer no fêmur e teve sua perna amputada aos 14 anos. Ele é um exemplo de superação e exemplo para inúmeros jovens da periferia e deficientes no DF.

Vale ressaltar que o evento conta com intérprete de Libras durante as apresentações e bate-papo.

Os workshops serão ministrados por grafiteiros, dançarinos e Mc’s que são conhecidos no DF.

O grafiteiro, Mc e produtor cultural Rivas é um deles e está na estrada desde a década de 80 (Rivas cantava no grupo de rap Álibi) e como um dos principais produtores de eventos de breaking no DF, reúne anualmente em seus eventos jovens da periferia para dançar e competir.

“A cultura Hip Hop tem o poder de agregar e estimular essa galera que precisa de incentivo. Hoje em dia o breaking é esporte olímpico. Nunca imaginávamos que alcançaríamos tanto. É um orgulho pra mim ver como a cena cresceu, a valorização dentro da sociedade e ver essa garotada brilhar e através do hip hop se encontrar”.

O encontro Arte Urbana nas Escolas é patrocinado pelo FAC-Fundo de Apoio à Cultura do GDF e tem apoio da Secretaria de Economia Criativa do DF.

Divulgação

PROGRAMAÇÃO

 WORKSHOPS

 Rima com Rivas e Ravel @rivas.oficial @ravel.oficiall

 Danças Urbanas com Will Locking @willockingdfzulu89

 Graffiti com Elom @elom.ceilandia

SHOWS

Rivas e Ravelzão

B. Boys: Samuka-Ceilândia- @bboysamuka

Chede e Lenon-Paranoá- @chedezied  

B. Girls: Alana- Estrutural e Rayane-Brazlândia @alana.lt @bgirl_rayane

DISCOTECAGEM

DJ Ocimar-Da Bomb @djocimar_dabomb

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Casa Baco promove programação musical especial para o mês das mulheres no festival “Baco Conecta”

Durante o mês de março elas conduzem a programação musical da Casa Baco. Todas as …