Início / Educação / 5 dicas para enfrentar o Carnaval com inteligência emocional

5 dicas para enfrentar o Carnaval com inteligência emocional

O analista comportamental Osmar Bria garante que o controle das emoções pode ajudar os foliões a evitar brigas e discussões durante as festas e aproveitar o período sem prejuízos na volta à rotina

O Carnaval 2020 promete trazer muita festa em todo Brasil durante o mês de fevereiro. Porém é necessário tomar alguns cuidados para evitar brigas e discussões nesta época, já que as confusões em espaços de aglomerações de pessoas são bem comuns durante o período. Pensando nisso, o especialista em Análise Comportamental e Programação Neurolinguística (PNL) Osmar Bria revela cinco dicas de Inteligência Emocional para os foliões não atravessarem o samba e aproveitarem a gandaia.

“Ter inteligência emocional é conduzir as suas emoções em direção aos resultados que você deseja. Autoconhecimento e autocontrole, são os pilares internos. Empatia e Relacionamento social, são os pilares externos”, comenta Bria.

Confira 5 dicas para enfrentar o Carnaval com inteligência emocional

1 – Não perca o seu propósito

É importante lembrar que a vida continua depois do Carnaval, não é mesmo?  É pensando assim que você deve perseguir o seu ajuste comportamental. Seu propósito é aquilo que você tem como objetivo maior na sua vida. Por isso, pense nele antes de entrar em uma discussão. Isso pode te ajudar a evitar que desentendimentos se transformem em confusões.

2 – Saiba suas forças e fraquezas

Muitas vezes o Carnaval fica marcado por ser uma data em que as pessoas passam dos limites. Mas não é isso que você quer, né? É fundamental saber até onde você pode chegar, até quando você pode aguentar. Assim, você pode chegar na quarta-feira de cinzas sem ter se queimado.

3 – Tenha autocontrole

Se você é uma pessoa que perde a paciência facilmente, evite multidões. É necessário controlar suas vontades e anseios para não passar do ponto. Lembre-se que o Carnaval são apenas quatro dias, mas a vida continua após o período. E o mais importante: não é não!

4 – Exercite a  empatia

Coloque-se no lugar do outro. Se você gosta de estar acompanhado, lembre-se que o bem-estar dessas pessoas também é o seu bem-estar. Entender o outro lado também pode te ajudar a evitar rusgas. Saiba curtir coletivamente!

5 – Equilibre sua mente

O Carnaval é um grande teste para a inteligência emocional, já que te proporciona momentos intensos. Assim, é necessário estar com a mente em harmonia para poder curtir a folia sem problemas. Não perca de vista o seu Propósito, equilibre suas emoções e aproveite a folia!

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Vagas abertas para a Universidade do Envelhecer/ UnB

Curso de extensão da UNB oferece curso gratuito de “Educador Político Social em Gerontologia” para …