Início / Cultura / 60 Anos – Feliz Aniversário, Brasília!

60 Anos – Feliz Aniversário, Brasília!

Para celebrar o aniversário de 60 anos da cidade, data tão memorável, o instagram https://www.instagram.com/brasiliadetodos/, preparou uma imersão na história da nossa capital. A partir de fotos do Arquivo Nacional e Arquivo Público do Distrito Federal, a Editora do Brasília de Todos, Graziele Santos, mostra a saga da construção da cidade, iniciada em 1956.

Presidente Juscelino Kubitschek e o urbanista Lúcio Costa – Foto: Mário Moreira Fontenelle.
Esplanada dos Ministérios – Arquivo Nacional

Observando as fotografias, é notável a dedicação e empenho dos Candangos, pessoas advindas de diferentes regiões do país e lideradas pelo visionário e Presidente da República, o médico mineiro, Juscelino Kubitschek. Diante de todas as dificuldades da época, iniciar as obras da Nova Capital Federal, não era uma tarefa fácil. Somente se tornou possível graças a união de incansáveis homens e mulheres de fibra que diante de todas as dificuldades se empenharam para consecução dos objetivos comuns. Percebe-se que muito mais que realizar a construção da cidade, mudança esta estabelecida pela Constituição Federal, vieram para consumar o sonho de Dom Bosco e buscar uma vida melhor para suas famílias, alterando definitivamente as regras de ocupação do território nacional.

O Presidente JK, ao lado do Vice João Goulart, de Dona Sarah e do Prefeito Israel inheiro, discursa para a multidão – Inauguração de Brasília – Foto: “O Globo”

As fotografias e arquivos apresentados vão desde a campanha presidencial de 1955 até a fundação da nossa cidade, 21 de abril de 1960.

No aniversário de 60 anos da Capital Federal, o Brasília de Todos, fez um percurso pelos principais pontos da nossa cidade, mostrando as belezas de nossas construções e arquitetura, estabelecidas ao longo do eixo monumental, culminando com o imponente Palácio da Alvorada, situado às margens do lago Paranoá.

Com fotos atuais e coloridas, pôde-se mostrar a Capital sexagenária, “marco da arquitetura moderna, cidade patrimônio, cidade criativa, cidade capital, cidade parque, capital da esperança e de muitos Brasis”. 

Por fim, foi oferecido, simbolicamente, um bolo de aniversário do @brasiliadetodos para comemoração dos 60 anos da Capital, uma vez que todas as grandes festas e eventos agendados em Brasília para comemorar os 60 anos da cidade foram adiados por conta da Pandemia Covid-19. Consequentemente, o ato simbólico aconteceu em frente ao Memorial, junto da Escultura do Presidente JK e Dona Sarah.

“Tive a glória mais alta que um homem poderia ambicionar a de ter construído a capital de seu país”|Juscelino Kubitschek.

Edição e Redação: Graziele Santos

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Museu de Arte de Brasília recebe a exposição ‘DŌ: a caminho da virtude’ da Japan House São Paulo

                Pela primeira vez, a Japan House São Paulo     – instituição sediada em São Paulo e …