Os reflexos da pandemia, causada pela Covid-19, impactaram a representatividade de mulheres entre os estagiários. De acordo com levantamento do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, a porcentagem de estagiárias passou de 65%, em 2020, para 63% nos primeiros meses deste ano.
Ainda de acordo com o estudo, a pandemia também impactou a demanda de oportunidade versus área de atuação. Pedagogia, curso com presença majoritariamente feminina, apresentou queda de nove pontos percentuais em relação ao ano passado. Entre as áreas com maior número de estagiárias, Psicologia se manteve estável e Engenharia Civil regrediu 2% em comparação com 2020.
Outro ponto analisado foi a idade de entrada no mundo do trabalho. Se em 2020 estagiárias entre 17-19 anos representavam 12% do total de estudantes mulheres, em 2021, passou para 10%. A retração foi ainda maior na faixa etária entre 20-25 anos, que passou de 82% para 58%.
Por favor, o tema é interessante para você? Caso sim, podemos agendar um bate-papo com um dos nossos porta-vozes para explicar os impactos da pandemia na oferta de oportunidades.