Projeto, intitulado Seriös Social, surgiu da iniciativa de alunos da escola, que entenderam a importância do protagonismo no mundo que desejam habitar um dia
Há quase dez anos, o Colégio Seriös, de Brasília, aposta em um ensino mais humanizado, criativo e impactante. Seguindo a premissa de formar jovens conscientes das suas ações por meio do desenvolvimento de habilidades interdisciplinares, a instituição ampliou o olhar para outras esferas e incluiu a dinâmica de projetos sociais no dia a dia dos estudantes.
Intitulada Seriös Social, a iniciativa tem o intuito de ajudar a comunidade e, além disso, possibilita que os alunos conheçam e interajam com realidades que a maioria não está familiarizada. A principal motivação para a criação do projeto veio por parte da empatia dos alunos em querer mobilizar a escola em prol da solidariedade com o próximo.
“A última ação que realizamos foi contínua, ou seja, ocorreu durante todo o ano de 2020. Nossos esforços visavam ajudar uma creche na Cidade Estrutural, com crianças em situações de vulnerabilidade”, conta Lucas Soares, professor do colégio que acompanha e auxilia no projeto.
De acordo com Lucas, a pandemia impactou parte da proposta, ano passado, visto que as visitas presenciais não puderam ser realizadas. Contudo, o contratempo não limitou os alunos. “Concentramos forças em ajudar a creche por meio de alimentos que foram distribuídos na comunidade. Perto do mês de dezembro, também recolhemos brinquedos para doar às crianças”, explica.
Além disso, ações pontuais preencheram o calendário dos estudantes que, por sua vez, estiveram presentes em mobilizações importantes, como em doações de sangue para o Hemocentro da cidade. A instituição de ensino reforça que, por meio dessas atitudes, o propósito de formar cidadãos íntegros e empáticos está sendo concretizado.
Como é realizado
“Os estudantes são os principais responsáveis pelo projeto. Eles têm total autonomia na elaboração e na organização. Todo ano é preparada uma equipe que fica à frente dos projetos sociais e os profissionais envolvidos engajam toda a comunidade escolar, incluindo os pais que sentirem a vontade para participar”, informa o professor.
Para ele, o projeto amplia espaço e oportunidade para os estudantes exercerem ainda mais a sua autonomia, solidariedade e trabalho em equipe. Por meio da iniciativa social, também é possível contribuir para a melhor relação das diversas áreas da comunidade escolar, incluindo a família.
“Na minha visão, todos precisam passar por um projeto desse tipo para que reconheçam o sentimento de solidariedade. Por isso, defendemos a importância dos estudantes terem o contato direto com o trabalho voluntário para que, assim, eles possam ter mais empatia e amor ao próximo”, diz.
SERVIÇO:
Colégio Seriös
SGAS 902, BL. C, LT. 75, Asa Sul
Telefone: (61) 3049-8800
Sobre o Colégio Seriös – Há nove anos no mercado de Brasília, a instituição de período semi-integral faz parte de um ecossistema de aprendizagem múltipla e humanista para todas as fases escolares. A proposta pedagógica inclui atividades de Arte, Cultura e Tecnologia (ACT), mescladas às demais disciplinas, que visam a aquisição de competências e o desenvolvimento de habilidades indispensáveis para a formação integral. O objetivo é proporcionar uma visão humanista e omnilateral para a formação integral de cidadãos conscientes de suas escolhas.