67,5% têm ao menos uma dívida. Aprenda a lidar com gastos de forma simples e prática. IESB oferece minicurso gratuito de finanças pessoais
Em abril de 2021, o número de famílias brasileiras endividadas (com dívidas em atraso ou não) atingiu 67,5%, o que representa um recorde histórico. Em 2019, por exemplo, o percentual era de 63,6%. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), revelou ainda que 24,2% das famílias possuem contas em atraso. Os dados mostram que, em tempos tão incertos, poucos foram os que conseguiram escapar dos impactos econômicos causados pela pandemia.
De acordo com o coordenador do curso de Administração do Centro Universitário IESB, Erlano Marques Ribeiro, a falta de dinheiro desde o início da crise causada pela Covid-19 reforçou a necessidade de resolver o problema com urgência. “Percebo que a maioria das pessoas que não tem controle financeiro, tem certa incapacidade de colocar na ponta do lápis aquilo que cabe no orçamento delas. Seja por falta de organização ou por questão de procrastinação, deixando sempre para o dia de amanhã. E na verdade, esta é uma conta simples: é questão de controle”, analisa o professor.
Mas como criar e executar com sucesso um planejamento financeiro?
Gerenciar as próprias economias parece um bicho de sete cabeças para muitas pessoas. No entanto, o professor reforça que este cuidado não deve ser encarado desta forma. “A pessoa precisa entender quais são os seus ganhos e saber com o que gasta. Esta é a base da organização financeira. Seja em uma planilha no Excel ou em uma caderneta, organizar com clareza essas ideias é o primeiro passo”, orienta Erlano.
Para mostrar, na prática, como fazer um planejamento financeiro e manter as contas em dia, o IESB oferecerá, no dia 14 de junho, às 19h, uma oficina gratuita ministrada pelo professor da instituição, Marco Antônio Lucinda, mestre em Ciências Militares e especialista em Melhorias de Processos de Softwares. “A proposta do minicurso é oferecer aos participantes a oportunidade de eles conhecerem técnicas de organização financeira pessoal e a importância e o impacto disso em sua vida, com reflexos, até mesmo, na carreira do estudante”, comenta o professor Marco.
O curso livre será transmitido em ambiente virtual com a seguinte programação:
• Comportamental em finanças pessoais;
• Regras básicas das finanças pessoais;
• Orçamento pessoal;
• Visão geral sobre investimentos e seus objetivos.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 13/06/2021. Aos participantes, será emitido um certificado, com concessão de duas horas de atividade complementar. Para se inscrever, basta preencher o formulário [https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSezjSrgBVkK10CjuDybiXlZBwD6GH15C_DMwXbyrXWpesFftA/viewform