Início / Cultura / Galeria dos Estados começa a ser grafitada

Galeria dos Estados começa a ser grafitada

A partir desta quinta-feira (8.7), a Galeria dos Estados, recentemente inaugurada pelo GDF, transforma-se numa extensa galeria de arte, que compreenderá obras de 100 artistas urbanos. Organizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), o IV Encontro do Graffiti, que segue até domingo (11.7), selecionou os grafiteiros para ocupar o espaço com suas criações.

Imagem Divulgação

Os selecionados pelo edital de chamamento público farão a pintura do viaduto da Galeria dos Estados, que é composta por sete colunas com aproximadamente 95m². Cada artista terá dois dias para executar sua obra de tema livre em uma área de 10 a 29m², e receberá um cachê de R$ 1.500.

As áreas que serão preenchidas foram sorteadas pelo Comitê Permanente do Grafite em uma live comandada pela Secec no sábado (3.7), em seu perfil do Instagram.

Os artistas obedecem às normas recomendadas pelas autoridades de saúde de prevenção à Covid-19. Além de contarem com equipamentos de proteção individual e segurança para que o trabalho possa ser feito em paredes mais altas. Os grafiteiros farão revezamento com a finalidade de assegurar  o distanciamento social.

À frente da iniciativa, a subsecretária de Economia Criativa, Érica Lewis, aponta que o Encontro de Graffiti democratiza o acesso à cultura e contribui para a valorização da arte urbana por meio do trabalho dos grafiteiros no DF.

“A seleção dos artistas, por meio do edital, é sempre uma grande oportunidade de impulsionar o interesse pelo espaço urbano e dar visibilidade à arte.”, diz.

Por meio de edital de chamamento público, foram selecionados 70 artistas homens e 30 artistas mulheres (cota de 30% proposta pela Secec).

Para além de assegurar a presença de diversos gêneros, a pasta também busca representar culturalmente todas as Regiões Administrativas e o Entorno. Um dos berços do hiphop nacional. Ceilândia foi a RA com maior número de escolhidos.

Programação

9h – Recepção dos artistas

9h30 – Início dos trabalhos de pintura

12h30 às 14h – Intervalo para almoço

18h – encerramento das atividades do dia

Fonte: http://www.cultura.df.gov.br/galeria-dos-estados-comeca-a-ser-grafitada/

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Expo Favela Brasília 2024 oferece programação gratuita com shows, debates e exposição fotográfica

Atividades acontecem neste fim de semana (16 e 17) com apresentação do grupo Benzadeus e …