Atividades exploram as infinitas possibilidades do desenho
Dia 21/7 – Webinário discute “Perspectivas indígenas”, com Naine Terena, especialista em arte indígena
Dia 22/7 – Webinário sobre “Desenho e herança afro-brasileira” com a Doutora em arte, Maria do Carmo Silva
ONLINE
YouTube do Banco do Brasil
https://www.youtube.com/c/bancodobrasil/
YouTube Festival Desenho Vivo
https://www.youtube.com/c/festivaldesenhovivo
Tudo o que há construído no mundo um dia foi um desenho – virtual ou físico. A arte de desenhar está intimamente ligada à experiência humana na Terra, desde tempos imemoriais, quando, ainda na Idade da Pedra Lascada, nossos antepassados primitivos registraram nas paredes das cavernas um pouco de seu cotidiano, provando que possuíam capacidade simbólica, intelectual e artística semelhante à do homem atual. O desenho oferece instrumentos para o ser humano fazer, pensar, fabular, projetar e habitar mundos possíveis. Entretanto, não há ainda um saber constituído a respeito do desenho. É para ocupar essa lacuna que o Centro Cultural Banco do Brasil apresenta o FESTIVAL DESENHO VIVO, que durante todo o mês de julho vai explorar o universo do desenho, com oficinas, webinário, mostra de animação e shows musicais. Todas as atividades são gratuitas.
O FESTIVAL DESENHO VIVO tem caráter multidisciplinar, deseja promover o encontro de artistas, professores, curadores e especialistas em um momento de reflexão sobre o desenho, buscando traçar um panorama do desenho contemporâneo no Brasil e no mundo. A intenção é ampliar ao máximo o alcance das expressões do desenho, abrigando, além de artistas, estudantes e interessados em geral, segmentos específicos contemplados na programação, como arquitetos, designers, animadores, quadrinistas, ilustradores, educadores e amadores.
Os webinários dos dias 21 e 22/07, quarta e quinta-feira próximas, serão conduzidos pela curadora e pesquisadora de arte indígena Naine Terena, e pela doutora em História da Arte, Maria do Carmo Couto da Silva.
WEBINÁRIOS
· NÚCLEO – (A) AQUELAS QUE SABEM DEMAIS
Curadoria: Naine Terena
Convidados: Paty Wolf (MT) e Natú (SP)
NAINE TERENA – Doutora em educação, mestre em artes, graduada em comunicação social. Docente no ensino superior, atua na especialização em Gestão e Políticas Culturais no Instituto Itaú Cultural. Através da Oráculo Comunicação, Educação e Cultura trabalha no desenvolvimento de projetos sócio/culturais/educativos, palestras e oficinas. Realizou estágio pós-doutoral na UFMT e UNemat, pesquisando o uso das tecnologias na educação. É artista educadora/curadora, uma das organizadoras do livro Povos indígenas no Brasil: Perspectivas no fortalecimento de lutas e combate ao preconceito por meio do audiovisual, publicado em 2018 e do Dossiê Educação escolar indígena (Revista Abatirá/2020). Em 2019 foi uma das cinco finalistas do Jane Lombard Prize for Art and Social Justice, oferecido pelo Vera List Center for Art and Politics, de Nova York (EUA) e agraciada em 2020/2021 como Mestre da Cultura de Mato Grosso.
· NÚCLEO – PRESENÇA, LUTAS E FORÇA IMAGINATIVA DA HERANÇA AFRO-BRASILEIRA MEDIADA PELO DESENHO
Curadoria: Maria do Carmo Couto
Convidados: Nelson Inocêncio, Jaime Lauriano e Aislaine Nobre
MARIA DO CARMO – Maria do Carmo Couto da Silva é doutora em História da Arte pelo IFCH/Unicamp e professora adjunta do curso de Teoria, Crítica e História da Arte no Brasil e Europa (séculos XV ao XIX) do Instituto de Artes/UnB. Graduada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado em História da Arte pela FAU/USP. Tem experiência em pesquisa e em docência na área de História Moderna e Contemporânea.
O FESTIVAL DESENHO VIVO foi concebido e tem curadoria de Gregório Soares Rodrigues, coordenação de criação de Carol Nogueira e produção executiva de Juana Miranda. Realização do Centro Cultural Banco do Brasil e patrocínio do Banco do Brasil.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA
QUARTA-FEIRA, 21/07
19h – webinário – Perspectivas indígenas, com Naine Terena – YouTube Banco do Brasil
QUINTA-FEIRA, 22/07
10h às 13h e 14h às 17h – desenhoteca – jardins CCBB Brasília
17h – ateliê online – Oficina de Práticas de Desenho Livre, com Renato Moll – YouTube Festival Desenho Vivo
19h – webinário Desenho e herança afro-brasileira, com Maria do Carmo – YouTube Banco do Brasil
SEXTA-FEIRA, 23/07
10h às 13h e 14h às 17h – desenhoteca – jardins CCBB Brasília
19h – debate mostra animação – YouTube Banco do Brasil
SÁBADO, 24/07
10h – ateliê infanto-juvenil – Ateliê Desenho coletivo – Organismo vivo, com João Leite – jardins CCBB Brasília
10h – ateliê infanto-juvenil – O papel como questão, com Letícia Miranda – jardins CCBB Brasília
15h – ateliê – Oficina básica de quadrinhos, com Lucas Gehre – jardins CCBB Brasília
16h – ateliê – Entre marcas e apagamentos, acúmulos e movimentos, com Rodrigo Cruz – matéria e desenho – jardins CCBB Brasília
17h – ateliê – Gente viva move desenho, com Diana Salu – modelo vivo – jardins CCBB Brasília
19h – projeção mostra animação – jardins CCBB Brasília
DOMINGO, 25/07
10h – ateliê infanto-juvenil – Ateliê Imagens da Natureza, com Mariana Kirschner – jardins CCBB Brasília
10h – ateliê infanto-juvenil – Ateliê “Oficina de DesenhErro”, com Letícia Reis – jardins CCBB Brasília
15h – ateliê – Entre contornos e formas, com Matias Mesquita – paisagem – jardins CCBB Brasília
16h – ateliê – Desenho como escrita do espaço, com Luciana Paiva – desenho expandido – jardins CCBB Brasília
17h – apresentação musical – Traços e sons, com DJ Stênio Alves – jardins CCBB Brasília
FESTIVAL DESENHO VIVO
Data: Até o dia 1º de agosto
Local: jardins do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, Canal YouTube do Banco do Brasil e YouTube do Festival Desenho Vivo
Ingressos: Ingressos gratuitos que serão disponibilizados no app ou site da Eventim a cada segunda-feira, a partir das 9h, de acordo com as atividades da semana – Até 4 (quatro) ingressos por CPF
As normas de visitação e segurança referentes à Covid-19 estão sinalizadas no site www.bb.com.br/cultura e na emissão do ingresso
Informações: (61) 3108-7600 ou pelo e-mail [email protected]
A programação completa está sendo divulgada através das redes sociais do CCBB, nos perfis: @ccbbbrasilia (Instagram), @ccbbbrasilia (Facebook) e @ccbb_df (Twitter).