O mês de outubro é conhecido pelas campanhas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o mais incidente na população feminina mundial e a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. Só em 2021, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que ocorrerão 66.280 novos casos.
Para ajudar mulheres a entenderem mais sobre importância do autocuidado como um agente crucial na prevenção do câncer de colo do útero e de mama, o curso de Enfermagem do Centro Universitário IESB realiza, no dia 26 de outubro, um seminário on-line sobre o autocuidado e apresentará dados epistemológicos. O evento é gratuito e será transmitido por meio do canal no Youtube do IESB. “É extremamente importante promovermos educação em saúde e multiplicarmos informação de forma correta e segura”, afirma Beatriz Coêlho, docente do curso de Enfermagem e participante do evento.
Câncer cervical
O Outubro Rosa também abarca a prevenção do câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, que é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e, na maioria das vezes, não causa doença, mas, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo e são curáveis na quase totalidade dos casos. De acordo com o INCA, em 2020 foram diagnosticados cerca de 16 mil novos casos.
Confira a programação abaixo:
26 de outubro
19h30 – Abertura.
19h40 – Dados epidemiológicos relacionados ao rastreio do câncer de colo do útero e de mama no Brasil e no Distrito Federal. Palestrante: professor Rodolfo Vitor, docente do curso de Enfermagem do IESB e Mestre em Ciências Ambientais e Saúde.
20h10 – Importância do autocuidado na prevenção e controle do câncer de colo do útero e de mama. Palestrante: Professora Beatriz Coêlho Barboza, docente do curso de Enfermagem do IESB, especialista em centro cirúrgico e mestre em saúde coletiva.
Link para assistir: https://www.youtube.com/watch?v=LhPT6LovDRw