Após estrear na Cidade Estrutural, o espetáculo “Vladimir”, da Cutucart, chega ao Plano Piloto e Cruzeiro, onde a produtora ainda oferece uma oficina teatral para moradores da cidade.
O espetáculo “Vladimir” tem dramaturgia de Iury Persan e produção da Cutucart. O trabalho foi desenvolvido a partir da comicidade física para falar sobre a vida de um azarão que mora em um barraco improvisado e cercado de remendos. É nesse lugar, em meio à esperança de mudar de vida, que Vladimir é surpreendido pela chegada de uma ladra. Em cena, os atores Iury Persan e Analu Rangel atuam sob a direção de Getúlio Cruz e assessoria de comicidade de Ana Vaz.
O espetáculo apresenta elementos técnicos e estéticos em sua encenação que se aproximam da realidade vivida por populações pobres de qualquer parte do Brasil e da luta diária pela sobrevivência em uma sociedade desigual e repleta de contradições. Com base no princípio da palhaçaria, onde rir de si mesmo e de suas mazelas torna-se conteúdo, criou-se um ambiente propício para transgredir o imaginário social que estigmatiza essas personas tão presentes no cotidiano do nosso país.
“Vladimir” tem composição musical e sonoplastia de Glauco Maciel, cenografia de Roustang Carrilho e figurino e maquiagem de Willy Costa. Na produção, Bia Oligar, Izabella Beatriz, Lucas Isaksson e Wanderson de Sousa. As fotos de divulgação ficam a cargo de Humberto Araújo e a programação visual é assinada por Stela Cavalcante. O espetáculo tem classificação indicativa de 12 anos e será apresentado em duas circulações distintas:
A Temporada Plano Piloto será no Espaço Cultural Renato Russo, que fica na 508 Sul.
Datas: 29/04, 30/04 e 01/05
Sexta e Sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Ingressos: R$ 20 (Meia)
Já a Temporada no Cruzeiro Velho será no Auditório do CEMI – SRES Área Especial F – Lote G
Datas: 07/05 e 08/05, sempre às 20h
Ingressos: R$ 20 (Meia)
A Cutucart se estabelece como produtora cultural, proporcionando iniciativas de entretenimento ao vivo como espetáculos, festivais e mostras culturais, além de estimular oficinas formativas de cunho social em regiões administrativas de Brasília. Por meio dessas atividades, visa promover eventos que fomentem o movimento artístico brasiliense, impulsionando novas criações e estimulando o fortalecimento criativo da cidade e da sua identidade cultural. Entre os eventos produzidos pela produtora, destaque para Subúrbia, Corpoesia e Teatro Estrutural. Agora, em 2022, a ideia é alcançar diferentes cidades com arte e cultura. Por isso a produtora lança mais uma edição do Corpoesia.
“Corpoesia” é uma iniciativa Cutucart de formação teatral para diferentes públicos, visando aprimorar talentos e habilidades nas diversas áreas do fazer teatral na região do Cruzeiro-DF. A oficina já passou por várias RA’s, como Gama, Recanto das Emas e Plano Piloto. Em 2018, o projeto foi contemplado no edital regionalizado FAC DF. O curso, apresentado inicialmente na Cidade Estrutural, ganhou grande destaque e resultou na montagem e apresentação de dois espetáculos inéditos por parte da própria comunidade.
Agora, em abril, o projeto retorna em uma nova edição na Região Administrativa do Cruzeiro, também com o patrocínio do FAC. A cidade é um espaço de grande vínculo profissional e afetivo da produtora Cutucart, que há dezesseis anos iniciava sua trajetória com um projeto semelhante em uma instituição de ensino da cidade. Com o curso, a Cutucart fortalece as movimentações artísticas realizadas na região, como visto em outras edições, onde os participantes se profissionalizaram na área cênica e hoje também são propagadores da mesma ideia, dando continuidade a projetos semelhantes que visam revelar e formar novos talentos para a cena de Brasília.
Assim, o projeto de formação teatral segue vivo, construindo um ciclo criativo, de forma que antigos alunos se tornam agentes comprometidos com a arte-educação. Ao realizar o projeto no Cruzeiro, a produtora devolve à cidade o apoio dado anteriormente, oferecendo aos participantes diferentes caminhos para a autonomia criativa, seja através da consciência corporal, da sensibilidade artística e/ou do estímulo ao pensamento crítico através do contato com o teatro.
Corpoesia – Oficina Básica de Teatro
Data de início: 25/04/2022
Duração: 8 semanas
Dias: Segundas e quartas
Horário: 14h às 16h
Local: Salão Nilton Sabino – ARUC – SRES Área Especial 8 – Cruzeiro Velho – DF
Curso gratuito com vagas limitadas, inscrições no site: www.cutucart.com.br
Realização: CUTUCART
Instrutor: Iury Persan
Monitora: Analu Rangel
Designer Gráfico: Stela Cavalcante
Assessoria de Imprensa: Josuel Júnior
Fotografia: Humberto Araújo
Direção de Produção: Bia Oligar, Izabella Beatriz e Lucas Isaksson
Coordenação de Comunicação: Bia Oligar e Lucas Isaksson
Coordenação Administrativa: C1 Produções
Apoio: ARUC,Administração Regional do Cruzeiro
Agradecimentos: Rafael Souza, CEMI do Cruzeiro
Patrocínio: Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal