Em 16 de julho, a festa ocupa a Galeria dos Estados com 18 atrações, dois ambientes, campeonato de dança de rua e show de Rappin’ Hood (SP)
Uma tradição não começa do dia para a noite e com a festa Makossa não foi diferente. Entretanto, o evento não precisou completar 20 anos, marca que alcançou em 2022, para ser apontado como um dos principais do Distrito Federal: há muito tempo o baile é reconhecido quando o assunto é entretenimento, integração, cultura de rua, black music e ocupação urbana em Brasília, tendo influenciado diversos outros projetos e se tornado uma referência na revitalização da área central da capital brasileira.
Mas chegar às duas décadas de atuação é, sem dúvida, mais do que motivo para festejar e apenas uma edição (realizada em abril) para celebrar foi pouco. Por isso, em 16 de julho (sábado), a Makossa retorna à Galeria dos Estados – local onde se firmou – para continuar essa festa de aniversário.
Aliás, vale destacar que, por ali, em abril, a Makossa recebeu uma justa homenagem: a instalação de uma placa concedida pela Administração de Brasília, com o padrão clássico das placas de identificação da cidade, com texto contextualizando a festa e sua importante atuação no local. A solenidade de entrega da placa contou com a presença da Administradora de Brasília, Ilka Teodoro, e ainda com uma intervenção da artista urbana e grafiteira Key Amorim.
Para esse segundo ato em comemoração aos 20 anos do baile black, em 16 de julho, a Makossa receberá 18 atrações distribuídas em dois ambientes, o Palco Galeria e o Palco Underbaile, que representam os encontros e diálogos da tradição e da renovação, da nova e da velha escola da música negra universal, e ainda conferir o show do rapper paulistano Rappin’ Hood, um dos principais nomes do rap brasileiro, de volta em Brasília após mais de uma década sem fazer shows na cidade.
E por falar em retorno, nesta edição, o Circuito Makossa de Danças Urbanas está de volta com a presença de quatro grupos de dança de rua do Distrito Federal disputando, ao vivo, quem será o grande grupo campeão da noite, que será escolhido pelo público.
PALCO GALERIA:
· Rappin’ Hood (SP)
· Kefing (SP)
· Miria Alvez
· Bourog
· Chicco Aquino
· Chokolaty
· Ketlen
PALCO UNDERBAILE:
· Morenno
· Klap
· Umiranda
· J4k3
· Underluv
· The Beat’s On
· Pepê
SOBRE A MAKOSSA
Desde sua fundação, há 20 anos, a Makossa vem se firmando como referência da noite candanga. Foi na Galeria dos Estados, localizada na região central de Brasília (entre o SCS e o SBS), que o evento cresceu, dando visibilidade para a cultura hip hop e seus representantes na capital brasileira. Atrações de renome local, nacional e internacional, inúmeros DJs, MCs, b-boys, b-girls e grafiteiros passaram pelo evento ao longo de duas décadas, que costuma mobilizar cerca de 3,5 mil pessoas por edição.
A Makossa é uma realização da LCA Produções e tem na linha de frente os produtores e artistas Leo Cinelli e o DJ Chicco Aquino. Ao longo dos anos, a festa tornou-se seu laboratório de criação de experiências em termos de cenografia, passando a ser referência também em ativações e estrutura para outros eventos do DF. Além da relevância artística, o projeto é conhecido por levar vida noturna ao centro da cidade – muito movimentado no período diurno e carente de atrações à noite.
Em função de um desabamento que atingiu a Galeria dos Estados em 2018, o local passou por uma reforma realizada pelo Governo do Distrito Federal, entregue à população em junho de 2020 – permitindo que, depois de algumas edições itinerantes, a Makossa pudesse ser novamente realizada em seu solo originário.
MAKOSSA 20 anos – Segundo ato
16 de Julho (sábado), das 22h às 5h, na Galeria dos Estados (entre o Setor Comercial Sul e o Setor Bancário Sul, área central de Brasília). Palco Galeria: Rappin’ Hood (SP), Kefing (SP), Miria Alvez, Bourog, Chicco Aquino, Chokolaty e Ketlen. Palco Underbaile: Morenno, Klap, Umiranda, J4k3, Underluv, The Beat’s On e Pepê. Mestre de cerimônia: Hadda MC. Ingressos: R$ 50 (primeiro lote, valor sujeito a alteração), à venda em makossabsb.com.br. Classificação indicativa: não recomendado para menores de 18 anos. Informações: (61) 98431-7475.