Atividades em prol do autoconhecimento, integram arte e atividade corporal
Desde o início do ano a ASCETUR, Associação Cultural, Esportiva e Turística, tem promovido cursos e oficinas para 40 estudantes do Centro de Ensino Médio São Francisco. Entre as atividades estão Circo, Teatro, Yoga e de Jogos Cooperativos e têm como alicerce o estímulo a uma educação integral.
Segundo Ana Sofia, coordenadora do programa, “conduzimos aulas que proporcionem aos jovens a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas e comportamentais, e que facilitem a interação entre eles e com a comunidade”. Ana já esteve à frente de outros projetos similares.
A escolha por integrar Teatro, Circo e Yoga, tem como objetivo “gerar novas competências físicas, artísticas, intelectuais e desenvolver valores pessoais e sociais”, aposta a coordenadora. Dada a presença participativa de estudantes, têm-se observado que o ambiente escolar já começa a apresentar pequenas transformações em sociabilidade, inclusive “os alunos estão recebendo bem as aulas e nos dizem como são importantes e como precisam”, relata Ana Sofia.
As aulas vêm sendo ministradas às segundas e quartas-feiras sendo: às 8h55, de Yoga; às 10h30 e às 13h, de Circo; e às 13h, de Teatro. As turmas têm em média 15 alunos e alunas. O Centro Educacional São Francisco fica na Quadra 17, Lote 100, de São Sebastião.
Por que Circo, Teatro e Yoga?
Atividades circenses demandam intenso espírito de cooperação e atenção com os parceiros. Por estas características, estimula o desenvolvimento de personalidades saudáveis, tanto no âmbito individual quanto no coletivo. Sua prática contribui para consolidação da autoconsciência, respeito aos semelhantes e reconhecimento do valor e sentido da vida.
Combinado com o trabalho da atividade circense, o programa traz o Teatro para contribuir com desenvolvimento saudável do caráter. Promove sociabilização e o trabalho em grupo, por consequência, combate a timidez. Ao indivíduo, apresenta ferramentas para lidar com as emoções, além de estimular a imaginação e a criatividade.
Para auxiliar os jovens no seu dia a dia e unindo as atividades artísticas mencionadas, o programa oferece aulas de Yoga. Sua prática desperta clareza mental, autoconhecimento e autocuidado, estimula a disciplina, consciência corporal e harmonização entre corpo e mente. Entre os exercícios, técnicas respiratórias e posturas físicas, a abstração dos sentidos, a concentração e a meditação para alcançar o estado puro de consciência.
As instituições
Associação Cultural, Esportiva e Turística – ASCETUR, foi fundada em 2008 por um grupo de artistas e profissionais da educação, buscando o desenvolvimento social de crianças e jovens do DF, por meio da cultura, educação, defesa de direitos da cidadania e do meio ambiente. A OSC desenvolve projetos e atividades de forma estruturada, ou seja, planejada, organizada e customizada, para que as crianças e os jovens beneficiados tenham a oportunidade de se desenvolver pessoal, intelectual, social e afetivamente.
Centro Educacional São Francisco, ou Chicão, é uma escola referência na cidade de São Sebastião. Bastante comprometida com os alunos ao promover projetos culturais e ações de valorização da educação e do esporte.
Contato para entrevistas:
Ana Sofia Lamas – (61) 9.9267-9281