Evento reúne samba, fanfarra, bloquinhos e apresentações com MC Tha e Alice Caymmi e acontece nos dias 4 e 5 de fevereiro
Em 2023, o Centro Cultural Banco do Brasil recebe no pré-carnaval a segunda edição do Festival Urgente. Nos dias 4 e 5 de fevereiro, das 15h às 21h, uma programação multicultural repleta de atrações locais e convidados especiais acontece nos jardins do CCBB e promete esquentar os corações carnavalescos da capital.
Neste ano, como apresentação nacional, o evento trará MC Tha (SP). E, como não podia faltar no melhor pré-carnaval de Brasília, vai ter bloco de carnaval, com o Volta Belchior (de Belo Horizonte), a Orquestra de Rua Tropicaos, além de shows com Ana Reis e Vinícius Vianna, Victor Angeleas e Márcio Marinho e com a banda SkaNiemeyer. O samba, é claro, fica por conta do já consagrado grupo Samba Urgente, que contará com a participação da cantora Alice Caymmi (RJ).
A entrada é gratuita até às 17h nos dois dias do evento. Após 17h, a entrada será cobrada, no valor de 15 reais a meia-entrada e 30 reais a inteira. Além dos casos previstos em lei, cartões Ourocard também têm direito à meia-entrada. Os ingressos estão disponíveis no site do CCBB.
CONFORTO E SEGURANÇA PARA OS FOLIÕES
Com a proposta de valorizar a música brasileira e celebrar os ritmos que evidenciam a diversidade cultural do Brasil, a escolha do CCBB Brasília para a realização da segunda edição do Festival Urgente não poderia ser melhor, uma vez que o centro cultural tem reconhecida vocação para receber grandes projetos com segurança, além de proporcionar uma programação multicultural ao longo do dia.
“Pensamos esse Festival Urgente como uma edição especial, que abre o carnaval de maneira multicultural em um dos lugares mais legais e confortáveis de Brasília, o CCBB. Imagina um festival realizado naquele jardim incrível, com estrutura de estacionamento e entrada, atrações nacionais e locais. É uma alegria para o Samba Urgente fazer essa parceria com o CCBB e conseguir oferecer mais uma edição do Festival Urgente”, celebra Rafael Pops, um dos organizadores da iniciativa.
Para Augusto Berto, percussionista do Samba Urgente, realizar o evento em um Centro Cultural que possibilita uma experiência democrática, acessível, versátil e alegre, representa uma conquista. “São 5 anos de caminhada e o Samba Urgente chega ao CCBB, um dos maiores complexos culturais do país. É muito orgulho! Desde o início de sua trajetória o Samba Urgente apresenta uma pluralidade de ritmos e estilos musicais nas festas. Neste festival não será diferente. Tem bloco de carnaval, funk e fanfarra em homenagem à tropicália”, complementa o músico.
ATRAÇÕES
SÁBADO
Abrindo o festival no sábado, a apresentação do DUO CHORINHO, com Victor Angeleas (bandolim de 10 cordas) e Márcio Marinho (cavaquinho de 6 cordas), traz músicas autorais e do repertório brasileiro, abrangendo diferentes gêneros da música instrumental brasileira e explorando a improvisação, o virtuosismo e a irreverência em seus arranjos.
Em seguida, a banda SKANIEMEYER traz o balanço do ska, gênero musical jamaicano do final da década de 1950. Além de se apresentar nos palcos da capital, o grupo também criou, em 2017, um inusitado bloco que agita o carnaval brasiliense e promete fazer o Festival inteiro dançar frevos e marchinhas em ritmos jamaicanos. A DJ Tamara Maravilha se apresenta entre as atrações no palco.
Encerrando a programação de sábado, Thais Dayane da Silva, conhecida como MC THA, traz a ancestralidade, a religião, a espiritualidade e suas descobertas enquanto mulher negra como fontes de inspiração para a construção de uma identidade sonora que mescla o funk e o pop com elementos percussivos. “Olha Quem Chegou” (2014), produzido pelo paraense Jaloo, “Pra Você” (2016), produzido pelo DJ Tide em parceria com o selo Funk na Caixa, e “Bonde da Pantera” (2016), em parceria com Omulu e King Doudou, são alguns dos sucessos da artista. Em 2018, a cantora apresentou a canção “Valente”, assinada por Pedrowl, tornando-se um dos seus principais sucessos. Com poucas apresentações na capital, MC Tha promete um show especial para o público de Brasília.
DOMINGO
Abrindo os trabalhos de domingo, o duo ANA REIS & VINÍCIUS VIANNA apresenta um show com composições autorais, dividindo momentos em duo e de violão solo. O show mostra uma combinação que tem longa data e tradição na MPB.
Em seguida, apresenta-se o bloco VOLTA BELCHIOR, criado em 2016 no bairro de Santa Tereza para reverenciar o artista cearense, é um dos principais blocos de carnaval de Belo Horizonte. Em seus shows, eles interpretam mais de 20 canções do cantor, adaptadas para ritmos carnavalescos.
Homenageando os mestres da Tropicália, a orquestra de rua TROPICAOS traz para o CCBB a memória e os afetos de nossa história musical recente. Desde sua criação em 2017, o grupo ocupa espaços públicos com clássicos da música brasileira que, mesmo com o passar dos anos, se mantêm atuais. No domingo, o DJ Pops apresenta-se entre as atrações no palco.
Dar um novo significado a espaços de Brasília usando a música como ferramenta de transformação. Essa é uma das principais bandeiras do SAMBA URGENTE. O grupo, formado em 2018 e composto por jovens músicos da capital, transita do choro ao axé, do pagode ao samba raiz: de Jorge Aragão a Raça Negra, de Araketu a Pixinguinha. Para valorizar a música brasileira, cabe de tudo no repertório do Samba Urgente. Para incrementar e deixar a apresentação do grupo no CCBB Brasília ainda mais única e singular, a cantora ALICE CAYMMI é convidada especial para encerrar com chave-de-ouro este festival de pré-carnaval no equipamento cultural mais visitado de Brasília.
FUNCIONAMENTO CCBB
Além das atividades do Festival, o CCBB Brasília apresenta, no fim de semana de 4 e 5 de fevereiro, uma extensa programação em todos os seus espaços, com destaque para a exposição A Tensão – Leandro Erlich.
Em função da realização deste pré-carnaval, o funcionamento do Centro Cultural será alterado. A entrada ao CCBB Brasília será livre e gratuita das 9h às 13h. Das 13h às 21h, a entrada no CCBB será condicionada à apresentação do ingresso para o Festival Urgente, que pode ser emitido em bb.com.br/cultura/
Lembrando que o Festival Urgente no CCBB é um evento sujeito à lotação e o estacionamento é limitado. Dê preferência ao transporte público ou aplicativos de transporte!
Serviço: Festival Urgente no CCBB
Data e horário: 04 e 05 de fevereiro, das 15h às 21h
Localização: Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Brasília – SCES, Trecho 2, Lote 22, Brasília, DF, 70.200-002.
Ingressos e mais informações: https://ccbb.com.br/brasilia/programacao/festival-urgente-no-ccbb/
Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1sS9JlGxDSzdWo7hSNV9ZyOazl7PE2EoZ
Classificação indicativa: 16 anos
Evento sujeito à lotação
PROGRAMAÇÃO
Sábado (04/02)
15h: Duo Chorinho
17h: Ska Niemeyer
19h30: Mc Tha
Domingo (05/02)
15h: Vinicius Vianna + Ana Reis
16h30: Volta Belchior
18h: Tropicaos
19h: Samba Urgente + Alice Caymmi
Redes
Facebook.com/ccbb.brasilia
Twitter.com/ccbb_df
Instagram.com/ccbbbrasilia
Youtube.com/Bancodobrasil
Instagram Festival e atrações: