Graffiti é tema da atividade do Programa Educativo que ensina estilos da arte urbana ao público
O Programa Educativo do CCBB Brasília oferece oficina gratuita para adolescentes que querem aprender o bomb. A arte urbana do graffiti surge como uma forma de expressão para jovens marginalizados em um contexto marcado pela desigualdade e a exclusão social. Essa manifestação artística é um elemento da cultura hip-hop e caracteriza-se por intervenções em espaços públicos. Indicada para adolescentes de 12 a 16 anos, a oficina ocorrerá às quintas-feiras, a partir do dia 22 de agosto, às 17h. O ingresso pode ser retirado no site www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria física do CCBB Brasília.
O graffiti se populariza nas periferias de Nova York, na década de 70, em meio à falta de planejamento urbano e expansão da criminalidade. Em protesto, jovens passam a propagar uma nova linguagem artística em muros e paredes da cidade e se espalha pelo mundo. Dessa forma, essa arte nasce marginal e passa a ocupar diversas galerias de arte e se torna um importante instrumento para o desenvolvimento cultural e social.
O Programa Educativo do CCBB Brasília traz esta novidade para a sua programação: Bomb – Oficina de Grafias Urbanas. Caracterizado por sua execução rápida e sua simplicidade, normalmente com duas ou três cores, o estilo tem como função demarcar e registrar as identidades de seus artistas nos espaços. A atividade também explora outras grafias e convida o público a repensar os espaços que ocupa nas cidades.
Serviço
Bomb – Oficina de Grafias Urbanas
Faixa etária: 12 a 16 anos
Horário: quintas-feiras, às 17h
Capacidade: 10 pessoas
Local: Sala do Programa Educativo
Duração: 60 minutos
Atividade gratuita, com retirada de ingressos.