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Brasília recebe o Módulo Circulante da 15ª edição do Festival de Teatro Lusófono

FESTLUSO 2024

CENTRO CULTURAL RENATO RUSSO E EMBAIXADA DE PORTUGAL, DE 22 A 25 DE AGOSTO.

*Espetáculos de Portugal, Brasil e São Tomé e Príncipe se revezam em apresentações no Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul e no Auditório da Embaixada de Portugal

* Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo

Chega a Brasília um recorte do célebre FESTLUSO – Festival de Teatro Lusófono, que promove a integração do teatro de língua portuguesa  produzido nos diferentes países lusófonos. O chamado Módulo Circulante do Festival apresenta, ao longo de quatro dias, cinco espetáculos de três continentes, em sessões na Sala Marco Antônio Guimarães do Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul e no Auditório da Embaixada de Portugal. A Abertura Oficial, no dia 22 de agosto, às 18h, no auditório da Embaixada de Portugal, será com “Caim – leitura dramatizada”, adaptação do célebre romance de José Saramago pela  Prólogo Produções Artísticas, do Rio de Janeiro.

No mesmo dia 22, mas às 20h e na Sala Marco Antônio Guimarães do Espaço Cultural Renato Russo, será possível conhecer o talento do ator português António Revez, da companhia Lendias d’Encantar, da cidade de Beja/Portugal, com o espetáculo “No Limite da Dor”.

O FestLuso foi criado em 2008, em Teresina/Piauí, com a proposta de propiciar o encontro e a troca de experiências, fazendo uma imersão na linguagem das artes cênicas dos países de língua portuguesa espalhados pelo mundo. A iniciativa deu tão certo que o festival já está na 15ª edição, realizando um importante trabalho de intercâmbio continuado e sistemático e de aproximação entre criadores, produtores, artistas e investigadores que utilizam o teatro como linguagem em países como Angola, Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Brasil.

Festival de Teatro Lusófono – FestLuso é uma realização do Grupo Harém de Teatro e Navilouca Produções, de Teresina/PI, com o patrocínio do Grupo Equatorial Energia, Ministério da Cultura, Lei Paulo Gustavo, Secult-PI, Governo do Piauí e Governo Federal. Apoio: Espaço Cultural Renato Russo, do Centro Cultural Camões em Brasília/Embaixada de Portugal, Instituto Janelas da Arte, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF e Governo do Distrito Federal. Produção Geral: Arteviva Produções.

MÓDULO CIRCULANTE

Em Brasília, o FestLuso apresentará espetáculos de países de três continentes -“Caim –  leitura dramatizada”, Portugal, Brasil e São Tomé e Príncipe. A programação estreia no com a encenação de com dramaturgia e direção da roteirista carioca Teresa Frota. O trabalho é uma adaptação do último romance escrito pelo grande escritor José Saramago, em 2009 – ele viria a falecer no ano seguinte. Na montagem, todos os personagens do livro são interpretados por um único ator, Henri Pagnoncelli. A adaptação leva para a cena a provocação bem-humorada, inteligente e ácida que Saramago faz à narrativa bíblica.

No mesmo dia 22, mas às 20h e na Sala Marco Antônio Guimarães do Espaço Cultural Renato Russo, será possível conhecer o talento do ator português António Revez, da companhia Lendias d’Encantar, da cidade de Beja/Portugal, com o espetáculo “No Limite da Dor”. Dirigido pelo encenador cubano Julio César Ramírez, o trabalho leva para o palco os registros e testemunhos presentes no livro “No Limite da Dor – A tortura nas prisões da PIDE”, de Ana Aranha e Carlos Ademar. Em cena estão as histórias de cinco presos políticos que passaram pelas prisões da Polícia Internacional e de Defesa do Estado – PIDE, durante o chamado Estado Novo de António Salazar, ditador que comandou Portugal, com mão de ferro, por 36 anos.

A programação segue no Espaço Cultural Renato Russo nos dias 23, 24 e 25 de agosto, apresentando o trabalho da companhia Fio d’Azeite – Marionetas Chão de Oliva, da cidade de Sintra/Portugal, quem vem em dose dupla, apresentando, no dia 23, sexta-feira, às 20h, “Confiando (confinado)”, vencedor do Prémio Nacional de Artes do Espetáculo Maria João Fontaínhas 2020. Criado durante a pandemia de Covid-19, o trabalho de marionetes trata da experiência do isolamento e da (re)descoberta do universo pessoal, composto de memórias e da compreensão dos ciclos da vida.

Na noite do sábado, dia 24, será possível conhecer a história de Amílcar Cabral, uma das figuras mais importantes da luta contra o colonialismo português na África, através do espetáculo “Amílcar Geração”, que tem texto e encenação assinados por Guilherme Mendonça. O Ator Ângelo Torres dá vida ao líder revolucionário, político, agrônomo e teórico marxista nascido na Guiné-Bissau, que marcou o pensamento panafricanista e as lutas pela emancipação nacional no Terceiro Mundo. O trabalho quer recuperar o pensamento e atuar contra o apagamento sistemático de Amílcar Cabral.

E encerrando a programação em Brasília, no domingo, dia 25, às 18h, o FestLuso apresentará a companhia Fio d’Azeite – Marionetas Chão de Oliva com “Segredo do Rio”, uma adaptação da obra do grande escritor português Miguel Sousa Tavares, com encenação e interpretação de Nuno Correia Pinto. Voltado para público a partir dos 6 anos de idade, o espetáculo aborda, de maneira poética e delicada, a importância de se preservar a natureza, a partir da amizade entre os seres humanos e os animais.

PROGRAMAÇÃO

 

ABERTURA OFICIAL

AUDITÓRIO DA EMBAIXADA DE PORTUGAL

Dia 22/ago. – quinta-feira – 18h – “CAIM – leitura dramatizada” de José Saramago

Prólogo Produções Artísticas – Rio de Janeiro/RJ – Brasil.

“CAIM”é o último romance de José Saramago,escrito em 2009 quando,depois de uma longa doença, o autor ressurgiu mais potente do que nunca para fazer o que mais gostava – desassossegar o leitor. A dramaturga Teresa Frota respeita o texto original e o português de Portugal, como preferia o autor, e escolheu transformar o sem-número de personagens em um único homem, personagem título, que compartilha suas percepções sobre o ser humano. A opinião de Saramago recolhida em entrevistas, artigos, escritos, acrescenta ainda mais atualidade ao texto, que ultrapassa as páginas do Gênesis para discutir e questionar a “espécie humana”. Numa viagem atemporal, Caim está aqui e agora, na presença do público, a narrar a própria história; a mesma história que nesse infinito círculo da existência humana ele, incansavelmente, recontará. Caim conta a própria saga, a de nunca desistir, a de tentar descobrir “um sentido qualquer, sem parar a meio do caminho”, um significado para oseu destino, esse eterno embate do homem consigo mesmo. Um confronto secular sem desfecho possível.

FICHA DO ESPETÁCULO

Romance original: José Saramago

Dramaturgia e encenação: Teresa Frota

Coordenação de produção: Teresa Frota

Assistentededireção:MariaManuelaMoog

Ator: Henri Pagnoncelli

Fotos:JoãoAtaide

FotosSaramago:FundaçãoJoséSaramago

Realização: Prólogo Produções

Serviços

60min.|14anos.

CENTRO CULTURAL RENATO RUSSO–BRASÍLIA-DF

Dia 22/ago. – quinta-feira – 20h – NO LIMITE DA DOR

Lendias d’Encantar – Beja – Portugal

Quatrohistórias,queseentrelaçamnumapeçaem queosespetadores dehoje podem ter acesso privilegiado à experiência vivida por muitas portuguesas e portugueses nas mãos da PIDE/DGS durante os anos da ditadura. Uma profundareflexãosobrearesistência,omedo,ahumilhação,adoreadignidade do ser humano. É esta a proposta que fazemos ao público dos nossos dias, às novas gerações que provavelmente terão dificuldades em compreender a brutal dimensão da nossa história recente. Mas que é tão importante que o façam, nestes tempos de democracia em perigo! Duas mulheres e três homens – Georgina, Conceição, Manuel, Luís e Domingos, transitam durante sessenta minutos ante os nossos olhos. Não são personagens teatrais, são personagens reais que testemunham através do corpo, davoz eda emoçãode um ator, experiências por elas vividas e que nos chamam a atenção para a importância dos ideais, das convicções e da família. “No Limite da Dor” é uma peça que pretende dar a conhecer e suscitar o debate sobre as situações colocadas pelas personagens. São, sem dúvida, dados importantes para que possamos preservar uma memória coletiva sobre os acontecimentos desumanos vividos pelo povo português durante a ditadura salazarista.

FICHATÉCNICA

ApartirdoLivro“NoLimitedaDor”deAnaAranhaeCarlosAdemar

Encenação: Julio César Ramirez

Interpretação:AntónioRevez

Cenografia: Julio César Ramirez e Ana Rodrigues

ConstruçãodeCenário:AnaRodrigueseIvanCastro

Figurinos, Grafismo e Fotografia: Ana Rodrigues

Videografia: Tiago Viegas

BandaSonora:JoãoNuneseparticipaçãodeFernandoPardal

Desenho de Luz e Sonoplastia: Ivan Castro

OperaçãodeLuzeSom:IvanCastro

Produção Executiva: Clara Cunha

Produção: Lendias d’Encantar

Serviços

60min.|12 anos

Dia 23/ago. – sexta-feira – 20h – CONFIANDO (CONFINADO)

Fio d’Azeite – Marionetas Chão de Oliva – Sintra – Portugal

É uma história composta de pequenas histórias, referentes ao personagem principal de nome Vicente. Estas crônicas da vida do protagonista são viagens no tempo, formando uma linha cronológica um pouco desalinhada, mas remetendo a toda uma poesia visual de memórias aleatórias de uma vida tranquila. Uma história onde a saudade é lembrada, e o passado é saudavelmente revisitado em memória. Alguns momentos desta criação envolvem silêncio de texto, sobressaindo a musicalidade, privilegiando o gesto musicado, levando os variados públicos a interpretarem as cenas através da poéticadaluz,da manipulação,do ritmo.Otítulo ‘Confiando’ emoposição aosubtítulo‘Confinado’proporcionaumaviagementresentimentos,revoltas,suspiros, sorrisos, entre outros surtos de abalo e esperança.

FICHADOESPETÁCULO

Autor:RuiSousa

Encenaçãoeinterpretação:NunoCorreiaPinto

Operador de Luz e Som: Cristina Costa

Assistência de Encenação: Paula Pedregal

Desenho de Luz e Sonoplastia: Marco Lopes

Assistência Geral: Luiz Quaresma

DireçãodeProdução:NunoCorreiaPinto

Produção executiva: Nisa Eliziário

Direção de Comunicação: Susana C. Gaspar

SecretáriadeDireçãoeProduçãoCristinaCosta.

Serviços

60/70minutossemintervalo|apartir de12anos|TécnicaMarionetes: Mista

Dia 24/ago. – sábado – 20h – AMÍLCAR GERAÇÃO

Ângelo Torres – Kafukolo 5/Meirinho Mendes – São Tomé e Príncipe – África

Monólogo dramático cujo tema é a vida e o legado de Amílcar Cabral. A premissa central do espetáculo é a ideia de que confluem em Amílcar Cabral dois homens – um, a quem chamamos “Cabral” e um outro a quem chamamos “Amílcar”. Cabral é o homem que sistemática e cientificamente levou a caboum plano magistral para a independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde. Amílcar é o homem terreno, que se apaixonou por uma trasmontana, que estudou engenharia agrônoma, que se confrontou com a miséria em Cabo Verde, em Portugal e na Guiné-Bissau, que gostava de jogar futebol e de conversar.

FICHADOESPETÁCULO

Ator:ÂngeloTorres

Encenação:GuilhermeMendonça

Texto: Guilherme Mendonça

Cenografia: Ângelo Torres

Desenho de Luz: Ângelo Torres

Guarda-roupaefigurinos:ÂngeloTorres

Produção: Kafukolo 5/Meirinho Mendes

ProduçãoExecutiva:Kafukolo5-ManuelDiasdosSantos

Design Gráfico: Marta Mendes

MediaPartner:GatoMidea

Parceria:AssociaçãoMasekula&JRCAdvogados

Produção executiva: Meirinho Mendes,

DesignGráficoeredessociais:MartaMendesDesign.

Serviços

75min. |Monólogodramáticoem3atos|apartirde10anos

Dia 25/ago. – domingo – 18h – SEGREDO DO RIO

Fio d’Azeite – Marionetas Chão de Oliva – Sintra – Portugal

Recorrendo à leitura ao vivo, à projeção de imagens bem como à manipulação de marionetes, o público pode desfrutar de um espetáculo fiel à história que Miguel de Sousa Tavares escreveu e que agora se apresenta em forma de espetáculo de marionetes de luva. “O Segredo do Rio” é a história de uma bela amizadeentreumpeixe eumrapaz, umahistória pedagógica quepodeser lida como uma parábola protagonizada pela humanidade e a natureza: se a humanidade (rapaz) tratar a natureza (peixe) com amor, fidelidade e respeito – comomerece –, anatureza serágenerosa.Asmarionetesexecutadas por Jorge Cerqueira seguem o traço das ilustrações da artista plásticaFernanda Fragateiro, que nos transportam para uma alegria poética, contagiante e expressa com simplicidade. E ainda as novas ilustrações feitas propositadamente pela artista plástica para este espetáculo, que não desvirtuam o objetivo enunciado, fidelidade ao texto e à linha gráfica, e concorrem para refinar a plasticidade, bem como o jogo de sentimentos e emoções que se pretende transmitir através do espetáculo.

FICHADOESPETÁCULO

Autor:MiguelSousaTavares

EncenaçãoeInterpretação:NunoCorreiaPinto

Operador de Luz e Som: Cristina Costa

Marionetes: Jorge Cerqueira

Ilustração:FernandaFragateiro

Sonoplastia: Carlos Arroja

DireçãodeProdução:NunoCorreiaPinto

Produção Executiva: Nisa Eliziário

Direção de Comunicação: Susana C. Gaspar

SecretáriadeDireçãoeProdução:CristinaCosta.

Serviços

45min.|apartirde6anos|TécnicaMarionete:Luva

FICHA TÉCNICA

Produção Executiva: Airton Martins 

Curadoria e Programação: Francisco Pellé

Coordenação Geral: Francisco de Castro

Produção Geral: Arteviva Produções – Alaor Rosa

Assessoria de Comunicação: Objeto Sim

Designer Gráfico: Paulo Moura

https://www.instagram.com/festluso_oficial
https://instagram.com/grupoharemdeteatro?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

grupoharemdeteatro.blogspot.com.br/

[email protected] / [email protected]

SERVIÇO

Data: 22 a 25 de agosto de 2024

Local: Auditório da Embaixada de Portugal e Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul – Sala Marco Antônio Guimarães

Horários: de quinta a sábado, às 20h; domingo, às 18h

Entrada franca

Sobre paulobsbdetodos

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