Sobremesa natalina pede rótulos doces, como vinhos fortificados e espumante Moscatel
A combinação entre vinho e panetone é um clássico natalino, mas quais são os melhores rótulos para harmonizar com a sobremesa de Natal? Se você está em dúvidas, saiba que a regra é simples: as sobremesas precisam de bebidas doces.
Nessa categoria entram espumantes, como Moscatel, vinhos fortificados ou os chamados vinhos de sobremesa, que incluem os que passam pelo processo de apassimento e os de colheita tardia, que são produzidos com uvas desidratadas.
Já vinhos secos, incluindo espumantes Brut, não são boas opções, pois, em contato com o dulçor do panetone, eles irão criar um contraste pouco agradável na boca.
Na hora de escolher um rótulo para harmonizar com panetone, o ideal é escolher vinhos que sejam igualmente doces ou até mais doces que a sobremesa. Veja a seguir, algumas dicas de rótulos para diferentes tipos de panetone.
Panetone tradicional
O panetone tradicional, com frutas cristalizadas e uvas passas, é perfeito com um espumante doce, como o Moscatel.
Uma sugestão de rótulo é o Truffle Hunter Leda Asti Millesimato Dolce DOCG, espumante italiano elaborado na prestigiada região do Piemonte com a uva Moscato. Apresenta aromas frutados com notas florais. Doce, saboroso, com bom volume e equilíbrio.
Chocotone
O panetone com gotas de chocolate combina muito bem com vinhos fortificados com aromas e sabores achocolatados, de caramelo e bala toffee.
O Porto Messias 10 Anos, vinho fortificado português, é excelente por causa de seus aromas complexos e delicados de frutas secas e passas. O Justino’s Madeira 3 Anos Doce, vinho fortificado da Ilha da Madeira, também é uma ótima escolha.
Panetone de pistache
O pistache invadiu a confeitaria e nem o panetone foi poupado. Essa versão de doce pode ser harmonizado com oMoscatel de Setúbal DOC Adega de Palmela, um vinho português de sobremesa com aromas de cascas de laranja, mel, frutos secos e toques de chá.
Panetone com cobertura açucarada
Essa versão de panetone é bem doce e por isso pede um vinho à altura, como Château Cantegril Sauternes, um rótulo de sobremesa produzido em Bordeaux, na França.
Apresenta intensos aromas de frutas e mel, com toques minerais. Em boca, é doce, elegante e equilibrado. Fermentou e amadureceu em barricas de carvalho francês por, em média, 12 meses.
Panetone de doce de leite
Uma boa escolha é o Jerez Premium Cream, vinho fortificado produzido no sul da Espanha com amadurecimento em barrica pelo tradicional sistema de solera. Apresenta aromas e sabores adocicados, com notas persistentes de frutos secos.
Serviço
@portoaporto