Home / Cultura / Via Sacra de São Sebastião chega à 33ª edição

Via Sacra de São Sebastião chega à 33ª edição

Em sua 33ª edição, encenação da Paixão de Cristo será realizada no Morro Bela Vista e deve reunir mais de 10 mil pessoas em São Sebastião

Nesta Sexta-feira Santa, 18 de abril, o Morro Bela Vista, em São Sebastião, torna-se cenário de uma das mais emocionantes celebrações da fé cristã, no Distrito Federal. A Via Sacra de São Sebastião, realizada pelo Instituto Cultural Chinelo de Couro, chega à sua 33ª edição, mantendo viva a tradição que une religiosidade, arte e engajamento comunitário em torno da encenação da Paixão de Cristo. O evento é gratuito e indicado para todas as idades.

Mais do que um espetáculo a céu aberto, a Via Sacra é uma verdadeira experiência espiritual e cultural, marcada por emoção, entrega e beleza cênica. Este ano, a programação integra, novamente, a Celebração do Beijo da Cruz, importante rito da Sexta-feira Santa que será realizado às 15h — horário atribuído à morte de Jesus Cristo — no mesmo espaço do espetáculo. A encenação da Via Sacra começa às 17h30, emoldurada pelo pôr do sol do Cerrado.

A Via Sacra é uma manifestação de fé e também de resistência cultural. É a nossa maneira de honrar o Cristo e celebrar a união da comunidade por meio da arte e da espiritualidade”, afirma Gildivan Rodrigues, presidente do Instituto Chinelo de Couro e diretor-geral do espetáculo.

Ao todo, mais de 170 pessoas estão envolvidas diretamente na montagem da Via Sacra, entre atores, figurantes, técnicos, artesãos, carpinteiros, costureiras, iluminadores, cinegrafistas e demais colaboradores. Os papéis principais serão interpretados por Vitor Caitano (Jesus Cristo), Maria Gabriela Rodrigues (Maria), Aldemaci Gomes (Pôncio Pilatos), Lucas Silva (Pedro) e Eduardo Chaves (Judas Iscariotes).

O evento é uma realização do Instituto Chinelo de Couro, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e Paróquia Santo Afonso.

Tradição e cidadania

Desde 1993, a encenação da Via Sacra em São Sebastião acontece pela primeira vez e, ano a ano, cresce em dimensão e importância, tornando-se uma das mais aguardadas manifestações religiosas da Semana Santa no DF. No calendário oficial do Distrito Federal desde 2008, a atividade fortalece laços sociais e promove o direito à cultura como forma de cidadania.

A cada ano, oficinas são realizadas com jovens da região, proporcionando vivências em linguagem teatral, leitura, expressão corporal e ética social. Muitos desses jovens integram o elenco ou os bastidores do evento, revelando talentos e alimentando sonhos em um dos territórios com menor Índice de Desenvolvimento Social do DF.

Sobre o Instituto Chinelo de Couro

Fundado em 2002 em São Sebastião, o Instituto Cultural Chinelo de Couro é uma entidade sem fins lucrativos que promove ações culturais, sociais e esportivas com foco na valorização da cidadania e do desenvolvimento humano. Além da tradicional Paixão de Cristo, o Instituto mantém a quadrilha Junina Chinelo de Couro e a Sociedade Esportiva Cavalo de Aço.

Serviço Encenação da Paixão de Cristo de São Sebastião – 33ª edição Data: 18 de abril (Sexta-feira Santa) Local: Morro Bela Vista, em frente ao Parque de Exposição Agropecuário – São Sebastião/DF 15h às 16h – Celebração do Beijo da Cruz 17h30 às 21h – Encenação da Via Sacra Entrada gratuita Classificação: Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *