Integrantes do Udigrudi, Marcio Vieira e Luciano Porto, realizam demonstração dos engenhosos instrumentos musicais do Parque Sonoro DiVerSom
Nesta sexta-feira, a partir das 14h, os músicos e inventores, integrantes do Udigrudi, acompanhados do também instrumentista Matheus Ferrari, realizam uma apresentação aberta ao público no Parque Sonoro DiVerSom, instalado no parque Ana Lídia, do Parque da Cidade. A apresentação será gravada e, editada, lançarão em formato de videoclipe.
Criteriosos e de ouvidos apurados, Marcio, Luciano e Matheus irão demonstrar a afinação das invenções, instrumentos musicais acoplados a tradicionais brinquedos infantis, que vêm encantando os adultos e, especialmente, as crianças. A canção que o trio ensaiou para esta apresentação/concerto é o clássico Trenzinho Caipira, de autoria de Villa-Lobos.
Os instrumentos interativos do DiVerSom, que visitantes de todas as idades exploram e serão tocados por seus criadores, são as Gangorras em formato de canoas, que têm bolinhas de gude que escorregam sobre barras de metal e soam como um xilofone. Os Balanços, quefazem soar cordas e sinos, quando o brincante se balança. O Escorregador, que proporciona uma experiência única: descer tocando um carrilhão microtonal com uma das mãos. A bicicleta acústica, apelidada de Hélissom, que quando pedalada faz girar um conjunto de hélices sonoras. E, por fim, tem o Trepa-Trepa Musical,no qual estão fixados instrumentos.
A originalidade e o impacto positivo do Parque Sonoro DiVerSom, avaliado quando da estreia em 2016, deixam os idealizadores confiantes do poder transformador da cultura e da arte, bem como configurar como mais um atrativo turístico. “Por isso, queremos mais. Queremos mais DiVerSom para Brasília, para o Brasil e para o mundo, instalados em praças, parques, clubes e escolas”, comentam.
O Parque Sonoro DiVerSom, em circulação por 10 localidades do DF, se despede do Ana Lídia na segunda-feira, dia 28, e será instalado, em seguida, no Parque Olhos D’Água com visitação aberta a partir do dia 1º de novembro. Esse projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura / Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa / GDF e tem o patrocínio do Banco de Brasília – BRB.
Serviço:
O Parque DiVerSom tem entrada franca, classificação indicativa livre e fica aberto para visitação das 6h às 18h, nos dias e locais especificados abaixo:
- de 03 a 26 de julho, Parque Ecológico Veredinha, em Brazlândia (evento teste)
- de 09 a 18 de agosto, Parque Ecológico Dom Bosco, no Lago Sul
- de 23 de agosto a 08 de setembro, Parque Ecológico Águas Claras, em Águas Claras
- de 13 a 22 de setembro, Parque Saburo Onoyama , em Taguatinga
- de 27 de setembro a 06 de outubro, Parque Ecológico Três Meninas, em Samambaia
- de 11 a 27 de outubro, Parque Ana Lídia, em Brasília (fecha às 20h)
- de 1º a 10 de novembro, Parque Ecológico Olhos D’Água, em Brasília
- de 15 a 24 de novembro, Parque Ecológico dos Jequitibás, em Sobradinho
- de 29 de novembro a 08 dezembro, Parque Ecológico Sucupira, em Planaltina
- de 13 a 22 dezembro, Jardim Botânico de Brasília, em Brasília (abre às 9hAM)
- Informações: (61) 9.9234-4274, (61) 9.8143-0093 ou [email protected]