Feirinha recebe oficina de cultivo afetivo e preparos caseiros para controlar pragas com projeto Tempero na Janela
Um sábado para se jogar na feirinha mais delícia da cidade. É tempo de chuva e o Mercadinho do Brasília se despede da temporada 2019 com gostosuras gastronômicas da estação e oficinas com o projeto Tempero na Janela. O público terá acesso a dicas e rotinas de cultivo afetivo e preparos caseiros para controlar pragas e doenças, além de uma aula sobre plantar em pequenos espaços. O Tempero na Janela é um xodó dos brasilienses que buscam uma vida mais saudável e sustentável. Sucesso no Meu Eixão, com oficinas ministradas pela TV Globo, ele é a cara do Mercadinho. É no sábado (26), na área externa do Brasília Shopping – entrada principal (em frente à W3 Norte), das 10h às 17h. A curadoria do Mercadinho é da Multi, uma agência especializada em eventos outdoor e design de experiências.
Temperando na janela…
Quem quiser “temperar na janela” pode chegar! As oficinas são gratuitas e ministradas em dois horários. Cultivo afetivo de hortas e preparos caseiros para prevenir e controlar pragas e doenças será às 11h. Já às 14h, a aula é sobre Cultivo de diversas plantas em pequenos espaços. E tem mais! Uma banquinha do Tempero na Janela também marca presença no Mercadinho. Nela, o público também poderá tirar dúvidas sobre o plantio, sobre as espécies que se adaptam bem em casas e apartamentos e sobre como lançar mão dessas delícias no dia-a-dia, de 10h as 17h.
O agricultor urbano agroecológico Juarez Alves Martins, especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Goiás, coordenador do projeto Horta Linda, ministra as duas oficinas do Tempero na Janela no Mercadinho. Juarez tem grande experiência na implantação de hortas orgânicas biointensivas e recebeu formação em Segurança Alimentar e Nutricional pela FAO/Chile. “Procuramos mostrar que cultivar uma horta é um exercício maravilhoso para qualquer pessoa que queira ter boa saúde física e mental, valorizar a vida no planeta, a alimentação saudável, respeitar e trazer a natureza para mais perto de si e de sua família”, adianta. Os participantes aprenderão que cuidar da horta é fácil, prazeroso, moderno, econômico e muito sustentável, segundo Juarez.
Música, delícias e Relax
As banquinhas com variados hortifrútis orgânicos, compotas de doces e geleias, pães integrais, azeites aromatizados, castanhas, queijos e temperinhos que agradam todos os paladares continuam colorindo a feirinha com saúde e bem-estar. O DJ Bruno Antun dá o tom no Mercadinho. Além da música, massagens com os massoterapeutas do grupo Sem Estresse fazem a alegria daqueles que precisam relaxar. Eles atendem no Mercadinho das 10h às 17h. O valor de cada sessão, que dura em média de 15 a 20 minutos, é simbólico (R$20). A equipe foi criada em 2008 e está vinculada ao Instituto de Promoção das Pessoas Com Deficiência Visual (IPPCDV). O objetivo é incluir profissionais com deficiência visual no mercado de trabalho, além de promovê-los em todos os âmbitos.
PROGRAME-SE
- MERCADINHO DO BRASÍLIA – 26 DE OUTUBRO
- De 10h as 17h – Feirinha orgânica/vegana/natural
- 11h – Oficina Tempero na Janela – Cultivo afetivo de hortas e preparos caseiros para prevenir e controlar pragas e doenças
- 14h – Oficina Tempero na Janela – Cultivo de diversas plantas em pequenos espaços
- As inscrições podem ser feitas 30 minutos antes de cada oficina, gratuitamente, mediante ordem de chegada no espaço Tempero na Janela
- · Cada oficina tem capacidade para 8 participantes
- DJ Bruno Antun ao longo do dia
- De 10h as 17h – Massoterapeutas do grupo Sem Estresse
- Serviço:
- MERCADINHO DO BRASÍLIA
- Local: Área externa do Brasília Shopping – em frente à entrada principal (W3 Norte)
- Data: 26 de outubro, de 10h às 17h.
- Mais informações para o público: (61) 2109-2122 e www.brasiliashopping.com.br