Nesta segunda-feira (18), atingimos 50% da nossa campanha de arrecadação. Aproveitamos, portanto, para agradecer aos mais de 400 apoiadores, de 19 estados, que já contribuíram com a realização do Calendário Ilustrado Athos Bulcão 2020. No entanto precisamos ainda do seu apoio para atingirmos nossa meta. Por isso, para mobilizar novas contribuições, a Fundação lançou novas recompensas imperdíveis.
A obra escolhida para a capa do Calendário Ilustrado Athos Bulcão 2020, pela grande maioria dos seguidores do perfil da Fundação no Instagram, foi a pintura mural que Athos Bulcão criou para o Brasília Palace Hotel, em 1958. Para cada um dos meses, foram selecionadas fotos de obras como o painel de azulejos da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, o painel de azulejos da Torre de TV e o relevo da fachada do Teatro Nacional, imagens fortemente relacionadas ao imaginário da capital modernista. Se você já contribuiu com a campanha, nos ajude na divulgação! Acesse nossas redes (facebook e instagram) e compartilhe! Em anexo segue um card para você compartilhar para seus contatos do WhatsApp! Contamos com sua ajuda! |
O projeto
Brasília: 60 anos da capital modernista
Athos Bulcão, ao aceitar o convite de Oscar Niemeyer para trabalhar na construção da nova capital federal, projetada sob os ideais modernistas dos anos 1950, acabou assumindo o papel de figura central no diálogo entre a linguagem arquitetônica moderna da cidade e a arte brasileira, contribuindo para que Brasília se torna-se um museu a céu aberto, uma vez que grande parte de suas obras de integração de arte na arquitetura se destinaram aos espaços públicos. Para celebrar os 60 anos de Brasília, a Fundação Athos Bulcão selecionou, para ilustrar a edição 2020 do calendário, obras que o artista criou no final da década de 1950 e começo da década de 1960, nesse momento de criação da nova capital, e da mudança do artista para a cidade.
O Calendário
O Calendário Ilustrado Athos Bulcão é uma publicação anual – calendário de parede 30 x 30 cm, bilíngue – que há mais de 20 anos divulga a obra deste importante artista brasileiro, cujo trabalho se encontra integrado a edifícios de Brasília, de diversas cidades brasileiras e estrangeiras, abrangendo América Latina, Europa, África e Ásia. A capa será escolhida por meio da votação dos seguidores da Fundação no Instagram. O mês de janeiro, como é tradição, traz releituras da obra de Athos produzidas em atividades de arte e educação desenvolvidas por alunos das escolas da rede pública de Ensino do Distrito Federal.
O artista
Athos Bulcão (1918-2008) é um artista plástico de grande importância para as artes brasileiras. Conviveu com alguns dos mais importantes artistas e intelectuais brasileiros do Modernismo e foi influenciado por eles. Em 70 anos de pesquisas e estudos, produziu pinturas, desenhos, gravuras, fotomontagens, figurinos e cenários para teatro, capas de discos e livros, esculturas e sua monumental obra de integração da arte na arquitetura. Em 1958, mudou-se para Brasília e aqui ficou até sua morte, em 2008. Athos Bulcão encontrou na azulejaria sua expressão artística mais significativa e trabalhou com vários arquitetos brasileiros, mas seus projetos com Niemeyer e João Filgueiras Lima, o Lelé, são um marco na arquitetura brasileira.
Fonte: https://www.catarse.me/calendarioathosbulcao2020