Nas redes sociais, Festival Cantando para Brasília exalta pluralidade cultural da cidade
Feitas de mãos, de histórias, ritmos, cores e sons de todos os cantos do Brasil. Essa é Brasília, a nossa capital, que completa 60 anos de sua inauguração em 21 de abril. Para celebrar essa data, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) realiza o Festival Cantando para Brasília, reúne o que a cidade tem de melhor.
Este ano, a festa será em formato diferenciado, longe da Esplanada dos Ministérios, em ambiente virtual, valorizando a multiplicidade cultural da capital. As celebrações começarão com a tradicional missa, celebrada pelo Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, e contará com programação durante todo o dia, para todos os públicos. A programação inclui uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, além de um vídeo de artistas locais homenageando a cidade.
O evento, completamente gratuito, será comandado por artistas locais como a escritora e contadora de histórias Fátima Venzi, que traduz seu amor por Brasília de maneira lúdica. Para comemorar o aniversário de sua cidade natal, ela lança, às 11h30, sua história “A menina e o ipê amarelo”, que fala sobre uma menina apaixonada pelo Ipê, símbolo da capital, e sua interação com a natureza.
Além dela, Maria Bonita, da Vila Planalto, que “exalta seu amor incondicional por Brasília”, contará a partir do meio-dia, a história dos pioneiros. Voltadas ao público infantil, as apresentações que fecham a primeira parte do evento promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, são fruto de parceria com o programa Mala do Livro, que completa 30 anos em outubro de 2020.
O Festival Cantando para Brasília segue durante toda a tarde com atrações musicais, de ritmos como samba, axé, forró, pop rock, MPB e sertanejo. Ao todo, 15 artistas farão apresentações musicais virtuais para embalar os 60 anos da capital do país. São nomes como Nilsinho, Dhi Ribeiro, Túlio Ribeiro, Roni e Ricardo e Collo de Mainha que se se revezarão durante dez horas nessa grande celebração.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, explica que mesmo diante do desafio de comandar uma festa durante o isolamento social, contou com empenho da classe artística do Distrito Federal, que se mobilizou para dar à cidade uma comemoração digna da data sem custos aos cofres públicos. “Foram diversos artistas interessados em participar dessa homenagem à capital de todos os brasileiros”, resume.
“Buscamos trazer uma programação diversificada, que mostra a potência cultural da nossa capital, dando ao público a possibilidade de curtir de casa essa data tão emblemática”, afirma o secretário.
Outras ações
Os 60 anos de Brasília também serão celebrados em outros três grandes eventos que contam com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), a sétima edição do Brasília International Film Festival (BIFF), evento brasileiro dedicado ao trabalho de cineastas estreantes no Brasil e no mundo, começa no dia 21 de abril em formato completamente digital.
Também a partir da próxima terça-feira (21) até o dia 4 de maio, as janelas do Plano Piloto, Ceilândia, Cruzeiro, Guará, Lago Norte, Sobradinho e Taguatinga se transformam na plateia para o Serenatas de Abril Brasília 60 anos, parte do projeto Brasília 60+60. Artistas e instrumentistas selecionados farão apresentações que propiciam uma celebração à vida, ao afeto, à amizade e à família.
E a partir desta sexta-feira (17), até o dia 27 de abril, é realizado o No Seu Quadrado, primeiro festival online multilinguagens do Brasil. A programação conta mais de 70 atividades formativas e cerca de 180 profissionais em apresentações artísticas, em um total de mais de 300 profissionais envolvidos em todo o processo de produção.
ProgramaçãoToda a programação do Festival Cantando para Brasília será apresentada pelo Instagram.Confira os horários e perfis de cada atração da festa dos 60 anos de Brasília:
Festival Cantando para Brasília – 60 Anos
10h00 – Missa celebrada pelo Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha- @cancaonova
11h00 – Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro – @sececdf
Contação de histórias (para crianças) – parceria Programa Mala do Livro11h30 – “A menina e o Ipê Amarelo” – @fvenzi
12h – “A história dos pioneiros”- @mariabonitacerrado
Atrações Musicais
13h às 13h40: Vinícius Oliveira – @viniciusdeoliveiraoficial
13h40 às 14h20: Túlio Borges – @tulio_borges
14h20 às 15h: Milsinho – @milsinhooficial
15h às 15h40: Luciano Ibiapina – @luciano_ibiapina_oficial
15h40 às 16h20: Renata Jambeiro – @renatajambeirooficial
16h20 às 17h: Roni & Ricardo – @roniericardo
17h às 17h40: Collo de Mainha – @collodemainha
17h40 às 18h20: Bebeto Cerqueira – @bebetocerqueira
18h20 às 19h: Marcelo Sena – @cantormarcelosena
19h às 19h40: Banda Imagem – @bandaimagem
19h40 às 20h20: Dhi Ribeiro – @dhiribeirooficial
20h20 às 21h: Marcelo Café – @marcelocafeoficial
21h às 21h40: Nego Rainer – @negorainner
21h40 às 22h20: Banda Crazy – @bandacrazy
22h20 às 23h: Barão & Mauá – @baraoemaua
* Programação sujeita a alterações.