
Para celebrar o aniversário de 60 anos da cidade, data tão memorável, o instagram https://www.instagram.com/brasiliadetodos/, preparou uma imersão na história da nossa capital. A partir de fotos do Arquivo Nacional e Arquivo Público do Distrito Federal, a Editora do Brasília de Todos, Graziele Santos, mostra a saga da construção da cidade, iniciada em 1956.



Observando as fotografias, é notável a dedicação e empenho dos Candangos, pessoas advindas de diferentes regiões do país e lideradas pelo visionário e Presidente da República, o médico mineiro, Juscelino Kubitschek. Diante de todas as dificuldades da época, iniciar as obras da Nova Capital Federal, não era uma tarefa fácil. Somente se tornou possível graças a união de incansáveis homens e mulheres de fibra que diante de todas as dificuldades se empenharam para consecução dos objetivos comuns. Percebe-se que muito mais que realizar a construção da cidade, mudança esta estabelecida pela Constituição Federal, vieram para consumar o sonho de Dom Bosco e buscar uma vida melhor para suas famílias, alterando definitivamente as regras de ocupação do território nacional.



As fotografias e arquivos apresentados vão desde a campanha presidencial de 1955 até a fundação da nossa cidade, 21 de abril de 1960.
No aniversário de 60 anos da Capital Federal, o Brasília de Todos, fez um percurso pelos principais pontos da nossa cidade, mostrando as belezas de nossas construções e arquitetura, estabelecidas ao longo do eixo monumental, culminando com o imponente Palácio da Alvorada, situado às margens do lago Paranoá.
Com fotos atuais e coloridas, pôde-se mostrar a Capital sexagenária, “marco da arquitetura moderna, cidade patrimônio, cidade criativa, cidade capital, cidade parque, capital da esperança e de muitos Brasis”.
Palácio do Planalto Congresso Nacional
“Os Guerreiros” (Os Candangos) Catedral Metropolitana
Ponte JK Museu da República
Palácio da Alvorada Palácio do Itamaraty
Por fim, foi oferecido, simbolicamente, um bolo de aniversário do @brasiliadetodos para comemoração dos 60 anos da Capital, uma vez que todas as grandes festas e eventos agendados em Brasília para comemorar os 60 anos da cidade foram adiados por conta da Pandemia Covid-19. Consequentemente, o ato simbólico aconteceu em frente ao Memorial, junto da Escultura do Presidente JK e Dona Sarah.
“Tive a glória mais alta que um homem poderia ambicionar a de ter construído a capital de seu país”|Juscelino Kubitschek.
Edição e Redação: Graziele Santos