Mitos sobre o produto são construídos por falta de informações corretas .
Ouve-se muito falar em toxina botulínica, ou Botox, como popularmente é conhecida. O Botox foi primeiramente utilizado em 1973 por um oftalmologista para tratamento de estrabismo e, somente em 1988 que começaram as pesquisas para tratamentos de rugas faciais. Essa toxina é utilizada para prevenir ou amenizar rugas e linhas de expressão na região dos olhos -como pés de galinha-, região da testa ou no espaço entre as sobrancelhas. É o melhor e mais seguro método de rejuvenescimento atraindo mulheres e homens que desejam retardar o envelhecimento da pele.
Como o produto age?
Quando a musculatura sob a pele está contraída, tensa (quando fazemos expressões faciais como levantar as sobrancelhas, sorrir e ficar bravo) a pele se dobra na superfície gerando sulcos ou, diferenças de revelo que são as famosas “rugas dinâmicas”.
O que é o Botox preventivo? E com que idade posso começar a fazer?
Quando a toxina é aplicada em um paciente mais jovem, sem rugas “definitivas”. O intuito é evitar dobras nos mesmos lugares que gerem rugas profundas. Não há uma idade certa para ser feita, devemos considerar as expressões faciais, marcações de cada paciente e, acima de tudo, sempre utilizando-se do bom senso.
Quanto tempo dura?
A atividade nervosa bloqueada na região vai sendo restabelecida e é retomada em um período de aproximadamente 4 meses. Com isso, o efeito do tratamento com Botox é de aproximadamente de 3 até 6 meses e vai depender do metabolismo de cada paciente, expressões da genética, tipo da pele etc.
Por que devo fazer Botox? Listamos razões do porquê utilizar a técnica:
– O melhor tratamento para amenizar as rugas dinâmicas,
– Seus resultados são previsíveis e não são permanentes,
– Sua aplicação pode ser repetida várias vezes ao longo dos anos,
– É um procedimento minimamente invasivo e com riscos mínimos,
– É um dos melhores procedimentos para o rejuvenescimento facial e o mais realizado no mundo todo.
Quem pode aplicar Botox?
Qualquer profissional da área de saúde que seja devidamente graduado e capacitado pode se especializar em procedimentos estéticos como a aplicação do Botox. “Nunca esquecer de checar informações sobre o profissional antes de qualquer tipo de procedimento” alerta Natália Figueira especialista em aplicação de Botox.