Importante conquista capitaneada pelo Movimento #JuntosporBrasília #JuntospeloTurismo
Na tarde desta quarta-feira (3), a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça; o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa; o chefe de gabinete do vice-governador Paco Britto, Paulo Cesar Chaves; e o presidente da Associação Brasiliense das Agências de Turismo Receptivo (Abare-DF), Reinaldo Ferreira, se encontraram para dar andamento a linha de crédito, pactuada pelo Termo de Cooperação firmado em março entre a Setur e o BRB, para as entidades ligadas à associação. A reunião culminou na assinatura de um Termo de Cooperação entre o BRB e a Abare-DF no intuito de prestar apoio aos profissionais e empresas do segmento de turismo receptivo afetados pela crise econômica causada pelo coronavírus.
A demanda por crédito foi recebida na última quinta-feira (28), durante a carreata promovida pela Abare-DF. A secretária de Turismo esteve no eixo monumental e recebeu o documento em mãos do presidente da associação. A medida de disponibilizar crédito faz parte do movimento “Juntos por Brasília. Juntos pelo Turismo”. A ação foi lançada pela Setur em parceria com 19 entidades, entre elas a Abare-DF, com o objetivo de unir o setor durante a crise provocada pela pandemia de Covid-19 e desenvolver soluções para apoiar o trade.
Os membros da Abare-DF serão beneficiados pela medida, que terá modelos de empréstimo e financiamento. “O Governo do Distrito Federal, a Setur e o BRB estão fazendo tudo o que está ao seu alcance para prestar apoio às empresas e trabalhadores do setor de turismo afetadas pelos impactos econômicos decorrentes da pandemia global do coronavírus. Recebemos a demanda da Associação e demos andamento da forma mais célere possível. Também parabenizo a atuação do Reinaldo Ferreira por buscar uma solução para a classe que representa”, destaca a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.
“Desde o início da pandemia, o BRB trabalha para atender toda a cadeia produtiva impactada pela crise. Como Banco da cidade, reforçamos o nosso compromisso de apoiar o setor de turismo neste momento de crise”, afirma o presidente do Banco, Paulo Henrique Costa.
Os associado a Abare serão atendidos exclusivamente na agencia JK do Banco de Brasília, localizada no Setor Comercial Norte, para dar mais celeridade ao atendimento.
Linhas de crédito disponíveis para empréstimo/financiamento:
O Capital de Giro Pré MPE têm taxas de juros a partir de 0,80% a.m. e um prazo de até 42 meses – sendo 36 meses para pagamento e até 6 meses de carência com pagamento de juros.
O BRB Investimento tem prazo de 60 meses para pagamento, sendo até 12 de carência. As taxas de juros são a partir de 0,92% a.m.
Já o Microcrédito Produtivo Orientado tem de 4 a 12 meses para pagamento – sendo de até 6 meses o período de carência sem pagamento de juros. As taxas de juros são de 1,85% a.m. para pessoa jurídica e 1,90% a.m. para pessoa física.
Enquanto a outra linha de crédito também denominada Microcrédito Produtivo Orientado tem de 13 a 24 meses para pagamento – sendo de até 6 meses de carência sem pagamento de juros. As taxas de juros são 2,45% a.m. para pessoa jurídica e 2,50% a.m. para pessoa física.
Condições para adesão das linhas de crédito para os associados da Abare-DF
Para ter acesso aos benefícios, pessoas físicas e jurídicas devem atender os critérios estabelecidos. São eles:
· Comprovar vínculo com a Abare mediante declaração por essa entidade
· Ter aprovação da análise cadastral e econômico-financeira, de acordo com a política de crédito adotada pelo BRB