O mês de junho chegou nos presenteando com os belíssimos Ipês rosa ou, para alguns, roxo. São os primeiros a florescerem e embelezar a Capital Federal. Este espetáculo dura até o início de julho, pois suas flores começam a cair em, aproximadamente, 15 dias. Os demais, amarelo, branco e rosa se reservam para os meses mais secos, de agosto até setembro ou outubro.
Árvores típicas do cerrado, os Ipês são caracterizados pelos seus galhos retorcidos, de floração robusta, com madeira de excelente qualidade. Leva, em média, quatro anos para começar a dar as primeiras flores. Sua casca com característica grossa serve para se proteger do fogo. A árvore floresce no período da seca porque o vento mais forte e ausência de chuvas ajudam na dispersão das sementes. As floradas dos diferentes Ipês não seguem um calendário rígido. No final de julho e início do mês de agosto começam a surgir os Ipês amarelos.
Diante de tantas árvores lindas, já é possível andar pela cidade e observar as pessoas fazendo seus registros fotográficos.
Caso queira plantar um Ipê, vale lembrar que este tipo de árvore gosta de sol, exige um espaço grande e livre, pois suas raízes são profundas e a melhor época de plantio é no início da estação chuvosa, quando a muda tem mais probabilidade de crescer e embelezar a cidade.
Redação, edição e Fotografias: Graziele Santos