Início / Cultura / Sinfônica do Teatro Nacional homenageia Beethoven em parceria com Correios

Sinfônica do Teatro Nacional homenageia Beethoven em parceria com Correios

Sinfônica do Teatro Nacional homenageia Beethoven em parceria com Correios

Foto Ilustrativa

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) vai participar, juntamente com os Correios e a convite de entidades da Alemanha, do lançamento no Brasil do selo comemorativo aos 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven. O músico alemão, nascido em 1770, representante da transição entre classicismo e modernismo e cuja obra é associada aos valores libertários do Iluminismo na Europa, terá um de seus mais famosos concertos, a “Sinfonia nº 7 em Lá Maior Op. 92” (1812), executado pela OSTNCS e reproduzido no canal oficial da Sinfônica no YouTube, na próxima terça-feira (22/09), às 20h.
“Beethoven é um nome fundante da música mundial, e nossa Orquestra desenvolve toda uma série de concertos sobre sua obra. Para a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, fazer essa homenagem conjunta com os Correios é uma honra”, disse o secretário Bartolomeu Rodrigues.

FASE HEROICA
Compositor recorrente nas temporadas da OSTNCS, Beethoven ganha essa homenagem significativa dos Correios num ano em que a Orquestra precisou se reinventar para manter as atividades em tempos de isolamento social. “Essa iniciativa é da máxima relevância para a divulgação da música erudita no Brasil. A OSTNCS se conecta diretamente a esse tema, pois Beethoven é um compositor recorrente nas nossas temporadas. Essa associação e escolha são naturais, revelando a importância do nosso trabalho ao longo dos últimos anos”, explica o maestro Claudio Cohen.
Sobre a peça, gravada no Cine Brasília, em 11 de julho de 2017, Cohen diz que a sinfonia integra a chamada “fase heroica” do artista. “Nada mais apropriado para o lançamento desse selo comemorativo dos 250 anos de nascimento deste gênio da música”, exulta.

PARA COLECIONADOR
Anualmente, os Correios emitem uma série de selos postais comemorativos e especiais dentro do Programa de Selos Postais. A emissão será composta por uma folha com 24 selos. A arte do impresso apresenta a pintura-retrato “Beethoven com a partitura de Missa Solemnis’, do alemão Joseph Karl Stieler (1781-1858). Para a estampa, foram utilizadas técnicas de computação gráfica.
A tiragem é de 720 mil selos, com valor facial de R$ 2,05, destinados tanto ao colecionismo como ao porteamento das correspondências. A dimensão é de 38 x 38 milímetros, com impressão pela Casa da Moeda do Brasil.
A estampa do selo apresenta Beethoven em uma de suas representações mais emblemáticas e famosas: a pintura-retrato Beethovens mit der Partitur zur Missa Solemnis (Beethoven com a partitura de “Missa Solemnis”), do alemão Joseph Karl Stieler.
Ao fundo foi inserido um trecho da partitura de “Missa Solemnis”, que está retratada na pintura. Na parte inferior direita, o logotipo oficial do projeto BTHVN 2020, que, embora possua um aspecto contemporâneo pela exclusão das vogais de seu nome, era a maneira como o próprio compositor assinava várias de suas obras. Foi utilizada técnica de computação gráfica. A pintura é de Josef Karl Stieler e a arte final de Daniel Effi.

“É com imensa alegria que os Correios participam, a convite do Deutsche Post e da Beethoven-Haus, das comemorações alusivas ao 250º aniversário de Ludwing van Beethoven, por meio da emissão do selo postal. Assim como os selos emitidos por outras administrações postais, o nosso possui o logotipo oficial das celebrações internacionais BTHVN 2020”, destacou o presidente dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto.

Serviço
“Lançamento do Selo Correios comemorativo dos 250 anos do nascimento de Beethoven “
Dia 22/09, 20h
Canal da OSTNCS no YouTube (Clique aqui)
Obra: “Sinfonia no.7 em Lá Maior Op. 92”, de Ludwig van Beethoven.

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Noites Pernambucanas no Clube do Choro

Orquestra Popular Marafreboi e grandes maestros de Recife celebram o frevo na Capital Dia 22 …