Início / Empreendedorismo / A comunicação como poderosa ferramenta para causar transformações

A comunicação como poderosa ferramenta para causar transformações

A comunicação tem um papel fundamental quando se trata de consolidar ações organizacionais, especialmente olhando pela perspectiva de impacto. Quando pensamos a comunicação como veículo de informação e na sua relação com a imprensa e veículos midiáticos, é importante trabalhar a partir de três pilares: mostrar a importância do impacto socioambiental; utilizar as pautas quentes da atualidade para linkar com outras temáticas, como por exemplo o ESG (consumo consciente) e gerar propostas contínuas para pautas na mídia.

Camila Oliveira – Líder de Comunicação do Impact Hub Brasil

Mas por quê é importante para a imprensa ter uma editoria de impacto e pautas do tema em seu portfólio? Estamos vivenciando uma nova perspectiva de relacionamento entre público, marca e sociedade. As pessoas, principalmente aquelas da geração Y e Z, estão buscando um “porquê”, ou seja, um propósito por trás das suas ações do dia a dia. Atualmente, tudo é pensado como fator inspiracional. Além disso, nos últimos anos, temos acompanhado novos rumos ambientais e sociais.

Por exemplo, existe uma urgência em reverter problemas climáticos, diminuir a emissão de carbono e a poluição das águas. A Agenda 2030 está batendo na porta e, pelo que podemos acompanhar, como sociedade, estamos mais do que distantes de alcançar um terço das metas propostas. Então, agora é um dos momentos mais importantes para falar sobre impacto.

Destaco que as empresas tradicionais estão modificando a sua cultura para que possam alcançar os alicerces da sustentabilidade e responsabilidade social. Se existe uma ênfase exclusivamente no crescimento – e não no desenvolvimento – as empresas e a sociedade como um todo logo atingirão o limite. Por isso, pontuo que  trabalhar pautas de impacto nos veículos de mídia é lançar um olhar para questões emergenciais que estamos vivenciando. Como comunicadores, ao lançarmos olhar sobre os fatos, chamamos atenção para ações que já estão sendo feitas, ou que ainda precisarão acontecer.

Abordar temáticas de impacto ajuda a desenvolver cidadãos mais participativos nas causas sociais e ambientais. Como despertar o interesse do público por pautas de impacto? Quando olhamos para o reflexo de temas como ESG no mercado econômico atual, podemos acompanhar um crescimento de investimentos de R$ 46 milhões em 2019 para R$ 263,8 milhões em janeiro de 2022. Logo, é perceptível que falar de impacto, hoje, é benéfico não só para o meio ambiente, mas também para a economia. Os valores corporativos soam mais autênticos quando estão em sintonia com ações conscientes e sustentáveis.

Essas ações são validadas pelo público na medida que ele toma conhecimento da sua existência e, desta forma, passa a interagir como consumidor tanto do portal de notícia, como da empresa. Recentemente, numa parceria nacional, lançamos o

Guia de Impacto Socioambiental para Imprensa, um material gratuito, visando fomentar o debate e trazer informações acerca do assunto.

Falar de impacto hoje é uma via de mão dupla onde todos os envolvidos saem ganhando: a sociedade, as empresas, os veículos de mídia e o planeta, portanto é essencial darmos visibilidade da grande mídia para essa pauta.

*Líder de Comunicação do Impact Hub Brasil

Sobre o Impact Hub Brasília – O Impact Hub Brasília faz parte de uma rede global de espaços colaborativos, comunidades empreendedoras e programas que inspiram, conectam e escalam negócios de impacto. Conecta pessoas, marcas e empresas a causas de impacto que ajudam a transformar o Brasil e o mundo através de metodologias de inovação e desenvolvimento de negócios. Os espaços inovadores dos Impact Hubs dão suporte aos programas, ao ecossistema de impacto e geram conexões entre as pessoas, iniciativas e projetos.

Impact Hub Brasília

Site: http://brasilia.impacthub.net/

End.: SGAN 601, Lote H, Edifício Íon, Ala amarela, sala 54 a 60 – Asa Norte, Brasília-DF

Tel.: (61) 3550-8779

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

IGXP 2024: feira game reúne influenciadores, campeonatos e muita tecnologia em Brasília

A segunda edição do evento mais interativo da capital federal acontecerá no início de fevereiro, …