Início / Cultura / A Embaixada da Itália em Brasília – Lançamento da nova edição do livro “Pier Luigi Nervi”

A Embaixada da Itália em Brasília – Lançamento da nova edição do livro “Pier Luigi Nervi”

Foto Divulgação

Todos os anos, centenas de visitantes passam os portões da Embaixada de Itália em Brasília, movidos pela curiosidade de ver a obra de um grande engenheiro italiano: Pier Luigi Nervi.
Nascido pouco depois da nova capital do Brasil e com os mesmos objetivos, o edifício da Embaixada é fruto de circunstâncias peculiares que o tornam único pela história e pelo significado. Última obra genial saída da mão de um dos maiores mestres da engenharia e da arquitetura italianas, a Embaixada foi concebida num clima de grandes expectativas e projetos. Sob a égide da visão do presidente Juscelino Kubitschek de fazer de Brasília a futura e futurista cidade dos brasileiros, a nova capital deveria acolher e oferecer o melhor. A Itália confiou a empreitada ao Estúdio Nervi, com o intuito de levar para Brasília a excelência da sua tradição de engenharia e arquitetura.
Decorreram pouco mais de quarenta anos desde a sua inauguração, e a Embaixada continua a despertar olhares de admiração em quem percorre os seus espaços erguendo os olhos para os braços abertos dos grandes pilares octogonais que sustêm o prédio. Os jardins, as fontes e as colunas, que surgem da água como enormes árvores amazônicas, sustentando o corpo horizontal do edifício e levantando-o quase na ponta dos dedos, resumem a relação de profunda amizade entre os dois países.
Para comemorar a valiosa iniciativa de reedição do livro “Pier Luigi Nervi. A Embaixada da Itália em Brasília”, no dia 7 de novembro às 18h30, no deslumbrante cenário da Embaixada, será realizado o lançamento do livro, prestigiado pelas palestras do designer Humberto Campana (autor do último projeto de decoração dos salões da residência do embaixador) e do arquiteto e professor do Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro, Nuno Patrício.
Com a autoria de Sergio Poretti e Tullia Iori, a obra de 2008 foi recentemente reeditada pela Electaarchitettura (Milão) graças ao patrocínio da Embaixada da Itália em Brasília. A nova edição conta com uma versão em língua portuguesa e foi enriquecida com novas fotos e imagens. Na Itália e no Brasil, este precioso livro é a melhor mostra da atividade que a sede diplomática se propõe: apresentar ao mundo a excelência italiana, a beleza e o valor histórico do imenso património cultural do país, em todas as suas facetas.

Humberto Campana integra, junto com o irmão Fernando, a internacionalmente célebre dupla de designer conhecida como “os irmãos Campana” .

Desde 1983, os irmãos Campana vêm construindo uma carreira de enorme sucesso e visibilidade mundial, graças a um trabalho capaz de incorporar transformação e reinvenção, de tornar preciosos os materiais do dia-a-dia, pobres ou triviais, que carregam não apenas a criatividade do design, mas também as “essências” brasileiras em suas cores, misturas e simplicidade.
Com sede em São Paulo, o Estudio Campana investiga constantemente novas possibilidades de fabricação de móveis e desenvolve trabalhos em parceria com comunidades, fábricas e indústrias.
Os irmãos Campana têm peças no acervo do MoMA, em Nova York.
Prêmios
1992 – Prêmio Aquisição, Museu de Arte Brasileira FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) São Paulo. Biombo Cerca.
1996 – Primeiro Prêmio Categoria Design (1º lugar) XXI Salão de Arte de Ribeirão Preto, SP. Cadeira de Papelão.
1997 – Primeiro Prêmio Categoria Móveis Residenciais (1º lugar) ABIMÓVEL (Associação Brasileira de Indústria de Móveis) São Paulo. Mesa Inflável.
1998 – Segundo Prêmio Categoria Móveis Residenciais (2º lugar) Museu da Casa Brasileira, São Paulo. Estante Labirinto.
1999 – Prêmio George Nelson Design Award, Revista Interiors, EUA.
2001 – Prêmio Especial, Museu da Casa Brasileira, São Paulo, Brasil, Harley Stern coleção de jóias.
2005 – Le Prix du Nombre d’Or, Salon du Meuble de Paris, França para Fernando e Humberto Campana.
2005 – Primeiro lugar na cDim award da Feira Internacional de Móveis de Valencia pela cadeira Corallo

Foto Divulgação

Nuno Andre Patrício – Arquiteto português, graduado desde 2007 em Arquitetura de Gestão Urbanística pela Universidade Técnica de Lisboa, é mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ . Foi pesquisador na Universidade Tokyo no Japão, com bolsa de mérito através do Programa AUSMIP. Em Tokyo integrou a equipe de conceito no escritório RTA – Riccardo Tossani Architecture onde colaborou em diversos projetos para residências, hotéis e desenho urbano. Em Portugal trabalhou no escritório Posto 9 Arquitectos. No Rio de Janeiro desde 2011, colaborou com o Arq. Jorge Mário Jauregui como coordenador de projetos no Atelier Metropolitano onde atuou sobretudo nas áreas de Urbanização de Assentamentos Informais e Habitação de Interesse Social. Sendo convidado pelo MinCidades para diversos workshops de avaliação e redefinições do Programa Minha Casa Minha Vida, participa em palestras e seminários sobre Urbanização de Favelas e habitação de Interesse Social. Atualmente é pesquisador do Observatório das Metrópole e professor do curso Master em Design de Espaços – metodologia MADEIN no Istituto Europeo de Design, IED Rio.

Serviço

Arquitetura, história e design – A Embaixada da Itália em Brasília”. Com palestras do designer de fama internacional Humberto Campana e do arquiteto Nuno Patrício, professor do Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro.
Livro: “Pier Luigi Nervi. A Embaixada da Itália em Brasília”
Data: 7 de novembro de 2019
Local: Embaixada da Itália – St. de Embaixadas Sul Quadra 807 – Lote 30, Asa Sul
Horário: 18h30
ENTRADA LIVRE GRATUITA: sujeita à lotação da sala
Reservas: e-mail com nome completo ao endereço [email protected] (assunto do e-mail: “lançamento do livro”)

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Expo Favela Brasília 2024 oferece programação gratuita com shows, debates e exposição fotográfica

Atividades acontecem neste fim de semana (16 e 17) com apresentação do grupo Benzadeus e …